Avengers: Doomsday é o título oficial de Vingadores 5, levando muitos a questionar se ele carrega um significado mais profundo do que aparenta. Após as grandes revelações de filmes e séries de TV na San Diego Comic-Con 2024, o futuro da Marvel Studios está repleto de promessas. Além dos três filmes programados para 2025, a lista de próximos lançamentos da Marvel foi finalmente solidificada, esclarecendo a confusão em torno de Vingadores 5.
Diante das controvérsias envolvendo o papel de Jonathan Majors como Kang, o Conquistador, a Marvel Studios decidiu se afastar completamente do personagem. O que antes era “Avengers: The Kang Dynasty” agora é “Avengers: Doomsday”, um dos dois filmes dos Vingadores previstos para a Fase 6 do MCU. Com a confirmação do substituto de Kang, Avengers: Doomsday está atraindo muita atenção, não apenas pelos diretores e membros do elenco que retornam, mas também pelo seu título.
Em 2011, a Marvel lançou uma série de 12 edições intitulada “Ultimate Comics: Doomsday”. Nessa série, os membros remanescentes do Quarteto Fantástico se unem a outros super-heróis do Universo Ultimate para descobrir a identidade de um vilão misterioso determinado a destruir a linha do tempo. Eventualmente, é revelado que o vilão é Reed Richards do Universo Ultimat, que foi levado à vilania por traumas passados.
Neste arco, Reed é afetado por eventos anteriores, como “Ultimatum”, seu rompimento com Sue Storm e a morte de seus pais. Embora ele tenha orquestrado a morte de seus pais, Reed continua em seu caminho de tendências malignas sob o nome de Maker. Eventualmente, Maker é derrotado por um grupo de super-heróis, incluindo O Coisa, Mulher-Aranha, Homem-Aranha e Carol Danvers.
Mais do que a série “Ultimate Comics: Doomsday”, é seguro assumir que o título de Avengers: Doomsday refere-se ao vilão do filme. Quando o filme foi anunciado na SDCC 2024, foi confirmado que Robert Downey Jr. retornaria ao MCU como Doutor Destino. Downey Jr. interpretará o icônico vilão dos quadrinhos da Marvel tanto em Doomsday quanto em Avengers: Secret Wars, com os irmãos Russo retornando à direção.
Com o Doutor Destino de Downey Jr. servindo como o principal vilão dos Vingadores na Fase 6, o título Avengers: Doomsday refere-se a ele. “Doomsday”, que pode ser traduzido como “Apocalipse” ou Dia do juízo”, é uma palavra comum usada para descrever um tempo de grande perigo, enquanto também contém a palavra “Doom” derivada do nome de Victor von Doom. Considerando que Vingadores 5 verá a equipe tentando impedir o plano de Doom, o título funciona em ambos os sentidos; não apenas insinua a ameaça de Doom para o MCU, mas também faz referência ao seu nome de vilão.
Apesar de Doomsday referir-se a Doom, provavelmente ele tem um significado mais profundo para a história do filme. Voltando à mencionada a série “Ultimate Comics: Doomsday”, essa história poderia influenciar a de Vingadores 5. Como mencionado, essa série de quadrinhos centra-se em um rosto familiar no multiverso Marvel tornando-se um vilão que ameaça vários universos. Embora seja improvável que Avengers: Doomsday envolva Reed dessa maneira, transformando-o em Maker, a escalação de Robert Downey Jr. poderia ser Reed sendo substituído por Tony Stark.