O Homem Fumante, o grande vilão de Arquivo X, conhecido por suas conspirações sombrias e envolvimento com segredos governamentais, já “morreu” várias vezes ao longo da série, mas sempre encontra uma maneira de retornar.
Interpretado por William B. Davis, o personagem Carl Gerhard Busch Spender tornou-se uma figura crucial, desafiando as leis da mortalidade com seus inúmeros retornos.
Vamos explorar cada uma de suas aparentes mortes e subsequentes ressurreições.
Todas as vezes que o Homem Fumante (Canceroso) morreu e voltou em Arquivo X
Primeira Morte – Episódio “Requiem” (Temporada 7)
Na primeira grande tentativa de matar o Homem Fumante, vemos seu estado de saúde já muito debilitado, com câncer avançado, precisando de uma traqueostomia e uma cadeira de rodas.
No episódio “Requiem”, ele tenta reconstruir o projeto de colonização alienígena e envia Marita Covarrubias e Alex Krycek para recuperar uma nave caída. No entanto, Krycek se volta contra ele e o empurra escada abaixo. Parecia seu fim definitivo, mas ele retorna de forma surpreendente na finale da temporada 9, “The Truth”.
Segunda Morte – Episódio “The Truth” (Temporada 9)
Quando Mulder e Scully encontram o Homem Fumante novamente no episódio “The Truth”, ele está escondido no Novo México, onde vive como um “homem sábio”. Sem explicações de como sobreviveu à queda, ele revela uma nova data para a colonização alienígena: 22 de dezembro de 2012.
No entanto, o local é bombardeado por helicópteros a mando do super-soldado Knowle Rohrer, e o Homem Fumante parece ser destruído em uma explosão. Esse evento parecia, mais uma vez, marcar sua morte final, até seu surpreendente retorno na 10ª temporada.
Terceira Morte – Episódios “My Struggle” (Temporada 10) e “My Struggle IV” (Temporada 11)
Após 14 anos, o Homem Fumante retorna com cicatrizes graves e próteses faciais, graças a seus contatos e recursos. Ele é visto novamente no episódio “My Struggle”, onde se alinha a Monica Reyes para implementar o Vírus Spartan e aniquilar grande parte da humanidade.
No episódio “My Struggle IV”, ele revela ser o verdadeiro pai de William, filho de Scully, em um momento controverso da série. Em um confronto final, Mulder finalmente atira no Homem Fumante e o joga no mar, onde ele parece encontrar seu fim definitivo. Contudo, com Arquivo X, nada é garantido, e seu retorno em um possível filme ainda pode acontecer.
Confira mais sobre a série
- Arquivo X – Os personagens principais da série
- Arquivo X – Por que David Duchovny deixou a série antes do fim?
Arquivo X é uma série de ficção científica que acompanha os agentes especiais do FBI Fox Mulder e Dana Scully enquanto investigam casos paranormais e inexplicáveis conhecidos como os “Arquivos X”. Mulder é um crente convicto em fenômenos sobrenaturais, obcecado pela ideia de vida extraterrestre após o desaparecimento de sua irmã na infância. Scully, por outro lado, é uma cientista cética que inicialmente vê sua função ao lado de Mulder como uma missão para encontrar explicações racionais para esses mistérios. Juntos, eles exploram casos que desafiam a lógica, envolvendo abduções alienígenas, mutantes, conspirações governamentais e criaturas inexplicáveis.
Ao longo das investigações, Mulder e Scully descobrem uma rede de conspirações que parece esconder a existência de alienígenas e um possível plano de dominação global. Com o tempo, Scully começa a questionar seu próprio ceticismo enquanto enfrenta situações que desafiam a ciência, e a parceria entre os agentes se aprofunda, combinando respeito, amizade e uma crescente cumplicidade.
No post de hoje, listamos todas as vezes que o Homem Fumante (Canceroso) morreu e voltou em Arquivo X. Você pode assistir à série no Disney Plus.