Alien: Earth é canônico?

A estreia de Alien: Earth trouxe uma nova onda de debates entre os fãs da franquia. A série apresenta revelações importantes sobre os Xenomorfos, ignora eventos de Prometheus e Alien: Covenant e ainda propõe uma visão inédita do universo criado em 1979. Mas a grande pergunta é: até que ponto essa nova produção pode ser considerada parte oficial da cronologia de Alien?

PUBLICIDADE

O posicionamento da FX

Tudo o que você precisa saber sobre a Wendy de Alien: Earth

De acordo com Gina Balian, presidente da FX Entertainment e produtora da série, Alien: Earth deve ser encarado como uma narrativa paralela, não necessariamente uma continuação direta dos filmes (via Variety). Para ela, a produção não precisa carregar o mesmo compromisso de coerência entre títulos que se espera, por exemplo, de franquias como o Universo Marvel. Dessa forma, a série funciona quase como uma versão própria de “e se?”, utilizando os elementos característicos da saga, mas sem a obrigação de se alinhar a cada detalhe do cânone.

PUBLICIDADE

A visão de Noah Hawley

Por outro lado, o showrunner Noah Hawley já demonstrou interesse em aproximar a narrativa da série ao cânone oficial. Em declarações anteriores, ele mencionou que gostaria de abordar, em futuras temporadas, o momento em que a corporação Weyland-Yutani desviou a nave Nostromo para LV-426, evento que desencadeia a trama do primeiro Alien (via Vanity Fair). Esse tipo de ligação direta dificilmente pode ser interpretado como algo “paralelo”, já que toca no coração da história original.

Entre a independência e a conexão

Quando estreia o episódio 5 de Alien: Earth

A situação, portanto, coloca Alien: Earth em uma posição ambígua. De um lado, a série se beneficia da liberdade criativa para explorar novas ideias, como híbridos conhecidos como Lost Boys e detalhes inéditos da biologia dos Xenomorfos. Do outro, ao flertar com momentos centrais da franquia, reforça a ideia de que sua trama pode vir a se consolidar como canônica em algum grau.

Confira também:

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.