Afinal de contas, o que são as criaturas de Bird Box?

A Netflix reservou para esse final de ano grandes lançamentos de suas produções originais, e uma delas foi Bird Box, thriller pós-apocalíptico protagonizado por Sandra Bullock.

O filme foi lançamento no dia 21 de dezembro, e em menos de duas semanas já se tornou um dos grandes sucessos da plataforma, com o Twitter abarrotado de referências e a própria Netflix afirmando que mais de 45 milhões de contas já assistiram ao longa.

O TEXTO ABAIXO POSSUI SPOILERS DE FILME BIRD BOX

No entanto, embora as comparações com Um Lugar Silencioso sejam inevitáveis, uma das grandes diferencias entre os dois filmes é que Bird Box escolhe não mostrar o monstros que causou esse apocalipse na Terra. Ficando no subconsciente do telespectador e até mesmo dos personagens a forma exata dessa criatura, além de deixar a dúvida se ela realmente é real ou apenas fruto de um delírio coletivo.

Mas isso poderia ter sido diferente, já que em uma recente entrevista ao Bloddy Disgusting, o roteirista do filme, Eric Heisserer, afirmou que por pouco a criatura não foi mostrada.

“Houve um momento em que um dos produtores dizia ‘não, você precisa ver algo em algum momento’ e me obrigou a escrever essencialmente uma cena de pesadelo em que Malorie encontrava uma dessas criaturas na casa.”

Embora a intenção fosse interessante, Bullock conta que isso não foi uma boa ideia, porque o elenco começava a rir sempre que olhavam para o homem vestido como a criatura.

“Era um homem verde com um rosto de bebê horrível. Era como uma cobra, e eu fiquei tipo, ‘eu não quero ver até gravarmos a primeira vez. Apenas traga para o quarto. Então eu me viro e ele está rosnando para mim, me fazendo rir. Era apenas um bebê muito gordo.”

Então, a diretora a diretora Susanne Bier, resolveu abandonar a ideia de tentar mostrar o monstro.

“É tão fácil de tornar engraçado. Nós realmente gravamos isso e gastamos muita energia, mas toda vez que eu vi, eu pensava, isso não ficará tenso. Isso vai ficar engraçado.”

Bem, como na versão oficial do filme a criatura não é mostrada fica para a nossa especulação tentar imaginar como poderia ser esse monstro. Para isso, primeiramente vamos recorrer aos desenhos de Gary, que embora seja alguém com problemas psicológicos é a melhor base que temos para ter uma ideia de como poderia ser o formato dessa criatura.

Como você pode conferir na imagem acima, os desenhos chegam a ser um pouco abstratos, apresentando variadas formas: temos alguns que lembram bastante Cthulhu, o icônico monstro criado por H. P. Lovecraft; mas também vemos o que parece ser uma figura humanoide que lembra vagamente os Mind flayers ou Illithids, monstros de D&D que chegaram a aparecer em Stranger Things; no canto inferior ainda temos outro desenho do que parece ser uma água-viva vista de cima lembrando os alienígenas que aparecem em A Chegada.

Mas a verdade é que provavelmente nunca saberemos a real forma da criatura e nem se ela é algo alienígena ou sobrenatural. Isso porque sabemos que esse monstro possui a capacidade de mexer com a cabeça das pessoas, as fazendo ver o que não existe, como fica bem exemplifico quando a irmão de Malorie simplesmente corre para o meio das pessoas achando que havia visto a sua mãe.

Dessa forma, como na maioria do filme vemos a história pelos olhos dos protagonistas é provável que cada pessoa enxergue o monstro de uma forma diferente e essa deve ser a grande capacidade desse monstro, mostrar a cada uma que o enxerga algo que simplesmente vai além da sua sanidade.

Bird Box está disponível exclusivamente na Netflix.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.