A Netflix reservou para esse final de ano grandes lançamentos de suas produções originais, e uma delas foi Bird Box, thriller pós-apocalíptico protagonizado por Sandra Bullock.
O filme foi lançamento no dia 21 de dezembro, e em menos de duas semanas já se tornou um dos grandes sucessos da plataforma, com o Twitter abarrotado de referências e a própria Netflix afirmando que mais de 45 milhões de contas já assistiram ao longa.
O TEXTO ABAIXO POSSUI SPOILERS DE FILME BIRD BOX
No entanto, embora as comparações com Um Lugar Silencioso sejam inevitáveis, uma das grandes diferencias entre os dois filmes é que Bird Box escolhe não mostrar o monstros que causou esse apocalipse na Terra. Ficando no subconsciente do telespectador e até mesmo dos personagens a forma exata dessa criatura, além de deixar a dúvida se ela realmente é real ou apenas fruto de um delírio coletivo.
Mas isso poderia ter sido diferente, já que em uma recente entrevista ao Bloddy Disgusting, o roteirista do filme, Eric Heisserer, afirmou que por pouco a criatura não foi mostrada.
“Houve um momento em que um dos produtores dizia ‘não, você precisa ver algo em algum momento’ e me obrigou a escrever essencialmente uma cena de pesadelo em que Malorie encontrava uma dessas criaturas na casa.”
Embora a intenção fosse interessante, Bullock conta que isso não foi uma boa ideia, porque o elenco começava a rir sempre que olhavam para o homem vestido como a criatura.
“Era um homem verde com um rosto de bebê horrível. Era como uma cobra, e eu fiquei tipo, ‘eu não quero ver até gravarmos a primeira vez. Apenas traga para o quarto. Então eu me viro e ele está rosnando para mim, me fazendo rir. Era apenas um bebê muito gordo.”
Então, a diretora a diretora Susanne Bier, resolveu abandonar a ideia de tentar mostrar o monstro.
“É tão fácil de tornar engraçado. Nós realmente gravamos isso e gastamos muita energia, mas toda vez que eu vi, eu pensava, isso não ficará tenso. Isso vai ficar engraçado.”
Bem, como na versão oficial do filme a criatura não é mostrada fica para a nossa especulação tentar imaginar como poderia ser esse monstro. Para isso, primeiramente vamos recorrer aos desenhos de Gary, que embora seja alguém com problemas psicológicos é a melhor base que temos para ter uma ideia de como poderia ser o formato dessa criatura.
Como você pode conferir na imagem acima, os desenhos chegam a ser um pouco abstratos, apresentando variadas formas: temos alguns que lembram bastante Cthulhu, o icônico monstro criado por H. P. Lovecraft; mas também vemos o que parece ser uma figura humanoide que lembra vagamente os Mind flayers ou Illithids, monstros de D&D que chegaram a aparecer em Stranger Things; no canto inferior ainda temos outro desenho do que parece ser uma água-viva vista de cima lembrando os alienígenas que aparecem em A Chegada.
Mas a verdade é que provavelmente nunca saberemos a real forma da criatura e nem se ela é algo alienígena ou sobrenatural. Isso porque sabemos que esse monstro possui a capacidade de mexer com a cabeça das pessoas, as fazendo ver o que não existe, como fica bem exemplifico quando a irmão de Malorie simplesmente corre para o meio das pessoas achando que havia visto a sua mãe.
Dessa forma, como na maioria do filme vemos a história pelos olhos dos protagonistas é provável que cada pessoa enxergue o monstro de uma forma diferente e essa deve ser a grande capacidade desse monstro, mostrar a cada uma que o enxerga algo que simplesmente vai além da sua sanidade.
Bird Box está disponível exclusivamente na Netflix.