Com o episódio 5 da segunda temporada de House of the Dragon revelando a gravidade dos ferimentos Aegon II, uma questão que muitos fãs podem estar se perguntando é se Aemond é o novo rei de Westeros. Como mostrado no episódio passado, a Batalha de Pouso de Gralhas resultou em Aegon sendo derrubado junto com o seu dragão Sunfyre. Embora o seu destino tenha permanecido em aberto, o quinto episódio confirmou que Aegon sobreviveu, mas os ferimentos da batalha incapacitarão por um bom tempo.
Por isso, os olhos da série se voltaram para as consequências da batalha em ambos os lados, com os Pretos perdendo uma das suas mais experientes montadoras de dragão, e os Verdes tendo que lidar com a mudança de hierarquia. Assim, com Aegon II acamado, Aemond foi escolhido como substituto, levantando a questão se ele agora é o rei dos Sete Reinos.
Apesar de ser visto olhando o Trono de Ferro, Aemond NÃO é o novo rei em House of the Dragon. Como o episódio 5 deixa bem claro, Aemond apenas governará no lugar do seu irmão como Príncipe Regente e Protetor do Reino. Isso é reforçado pelo próprio título do quinto episódio da 2ª temporada, “Regente”, refletindo o exato novo papel de Aemond.
Na prática, mesmo como Príncipe Regente, Aemond efetivamente possui os mesmos poderes e autoridade de Aegon, embora ainda precise do apoio do Pequeno Conselho. Diferente do seu irmão, Aemond possui uma visão bem mais estratégica da guerra, e assim que escolhido como Príncipe Regente começa a colocar em ação os seus planos.
Por quanto tempo Aemond governará no lugar de Aegon?
De acordo com o relato do livro Fogo & Sangue, após a Batalha de Pouso de Gralhas, Aegon ficou acamado por quase um ano. Durante esse período, ele era mantido sedado com grandes doses de leite de papoula, e apenas Alicent e Criston Cole tinham autorização para visitá-lo no seu quarto. Embora tenha se recuperado, Aegon ficou com cicatrizes e sequelas pelo restante da sua vida.
Na série, para o restante da 2ª temporada, é provável que Aemond continue com poderes absolutos, mas para a terceira temporada, que já foi confirmada pela HBO, a série deve entregar um papel mais ativo para Aegon e consequentemente colocá-lo de volta na posição de rei.
Usando como base o livro Fogo & Sangue, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones. A história se passa quase 200 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, mostrando as intrigas da Casa Targaryen e o conflito conhecido como A Dança dos Dragões.
House of the Dragon está disponível exclusivamente na HBO Max.
Confira também:
- Quem são Silverwing e Vermithor e quais serão os seus montadores em House of the Dragon
- Entenda as motivações de Aemond na Batalha de Pouso de Gralhas em House Of The Dragon
- Rhaenyra morre na Dança dos Dragões de House of the Dragon?
- Quem é Daeron Targaryen, o quarto filho de Alicent em House of the Dragon
- Entenda o significado e as referências da nova abertura de House of the Dragon