Após o tapa dado em Chris Rock durante a cerimônia de entrega do Oscar 2022, Will Smith foi banido por 10 anos de todos os eventos promovidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (8) por meio de um comunicado assinado pelo presidente David Rubin e pelo CEO Dawn Hudson (via Deadline):
“Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.”
Na continuação do comunicado, a Academia ainda agradece a Chris Rock e os demais convidados por terem mantido a compostura diante da situação, e fala que a decisão é mais um passo para tornar a cerimônia mais segura.
“Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão. Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”
Após a publicação do comunicado, o ator apenas declarou que aceita e respeita a decisão tomada pela Academia.
Sobre o caso, pouco antes de vencer o Oscar de Melhor Ator pelo seu papel em King Richard, Will Smith deu um tapa em Chris Rock após o comediante fazer uma piada com a sua esposa, Jada Pinkett Smith, que optou por raspar o cabelo por conta de uma condição conhecida como alopecia, que provoca a perda de cabelo. Na semana passada, Smith já havia comunicado a sua renúncia como membro da Academia.