Em 2004, a Marvel mudou Hollywood quando colocou os direitos de 10 dos seus famosos personagens dos quadrinhos para emprĂ©stimos por meio bilhĂ£o de dĂ³lar para produzir filmes deles. Isso resultou numa revitalizaĂ§Ă£o de filmes de HQs e uma onda de dinheiro em Hollywood. Agora, dois produtores disseram a Polygon que a Nintendo deveria fazer o mesmo.
“A marca Nintendo transcende a plataforma,” disse Adrian Askarieh, CEO da Prime Universe Filmes, que estĂ¡ atualmente trabalhando em adaptações cinematogrĂ¡ficas de Deus Ex, Kane e Lynch e Jonny Quest. “Se vocĂª falar Nintendo, para muita gente isso ainda representa video games. Todo mundo conhece a Nintendo, criança, adultos, Ă© muito-geracional. Eles tem propriedades maravilhosas que a maioria de nĂ³s cresceu apegado. NĂ£o usar isso a seu favor Ă© uma mĂ¡ idĂ©ia”.
Askarieh acredita que a Nintendo deveria seguir os passos da Marvel Studio, colocando os direitos de seus personagens para empréstimo por quantias enormes, que seriam pagas para ser usadas em filmes que a Nintendo teria total controle.
“Isso foi um risco enorme para a Marvel, mas eles fizeram e olhe onde eles estĂ£o agora,” disse ele. “A Nintendo deveria fazer o mesmo. Quanto mais icĂ´nicos sĂ£o os personagens, melhores sĂ£o os filmes que eles poderiam fazer.”
A idĂ©ia nĂ£o Ă© tĂ£o impossĂvel quanto pode parecer para alguns.
Em 2013, o designer e diretor sĂªnior da Nintendo Shigeru Miyamoto mostrou alguns Cartoons do Pikmin que ele estava querendo criar.
“EstĂ¡vamos trabalhando em diversos vĂdeos animados do Pikmin em CG e querĂamos que mais gente pudesse vĂª-los.” Disse Miyamoto na Ă©poca. “Eu fui a um cinema e vi o vĂdeo que dizia para as pessoas desligarem seus celulares durante a sessĂ£o e pensei que poderĂamos criar uma versĂ£o do Pikmin disso, mas decidimos fazer o vĂdeo sobre os Ă³culos 3D .”
A Nintendo entĂ£o trabalhou com a cadeia de cinemas japonesa Toho Cinemas para fazer o vĂdeo ser colocado em cerca de 60 cinemas e 150 telas ao redor do japĂ£o.
“Eu nĂ£o queria licenciar nossos personagens para outra pessoa faze filmes,” ele disse. “Ao invĂ©s disso, como eu jĂ¡ havia desenhado quadrinhos de 4 painĂ©is quando eu era mais jovem, pensei que seria divertido trazer essa pegada de quadrinho de 4 painĂ©is para criar vĂdeos, entĂ£o começamos a trabalhar nesses vĂdeos do Pikmin.”
Agora, anos depois, com a Nintendo procurando formas de revigorar suas finanças, talvez filmes possam ser a prĂ³xima jogada da companhia. Ano passado, a Nintendo anunciou planes de se expandir para parques temĂ¡ticos em paceria com a Universal Parks and Resorts.
Roy Lee, co-fundador da Vertigo Entertainment e produtor de The Lego Movie, aponta que a Nintendo nĂ£o seria a primeira companhia de video game a fazer seu prĂ³prio filme.
“É isso que a Rovio estĂ¡ fazendo com o filme de Angry Birds,” disse ele “Ă© uma produĂ§Ă£o feita por eles mesmos que a Sony estĂ¡ distribuindo por uma taxa. Acho que se funcionar para a Rovio, entĂ£o vocĂª verĂ¡ outras companhias de jogos fazendo a mesma coisa.”
“A Ubisoft,” continuou ele, “estĂ¡ tentando fazer sua prĂ³pria versĂ£o da idĂ©ia, se juntando com outros estĂºdios para fazer filmes baseados em seus jogos.”
Ambos Lee e Askarieh acreditam que Hollywood estĂ¡ olhando para os video games como a prĂ³xima mina de ouro, depois dos quadrinhos. E ambos acreditam que a Nintendo tem uma enorme quantidade de fortes candidatos a se tornar filmes.
“A Nintendo Ă© uma que eu adoraria fazer,” disse Lee. “É uma daquelas coisas que cresceu junto comigo, eu joguei cada encarnaĂ§Ă£o dos seus jogados desde o Game Boy, ao GameCube e agora no Wii U. VocĂª ver o progresso dos personagens de simples versões pixelizadas, para visuais atuais incrĂveis que eles tem para Mario. Eu sinto que a Nintendo poderia transmitir bem isso para as telonas.”
“Eu nĂ£o sei como o filme seria, mas eu sinto como se tivesse alguma coisa ali que poderia ser feita.”
https://youtu.be/wtMZKYnLg5c
E nenhum dos produtores ficaram desanimados pelo desastre do filme Super Mario Bros. de 1993.
“Aquilo foi um jeito de fazer um filme do jogo totalmente errado,” disse Lee. “Foi alguĂ©m pegando os direitos do jogo apenas pelo valor do nome, nĂ£o incluindo os criadores originais no processo e fazendo as coisas do seu jeito. É como qualquer outra coisa, depende do seu time criativo para dar certo.”
“Para a Nintendo, ou qualquer outra portadora de direitos, Ă© importante ter o time certo, para poder confiar neles. Pesquisar o histĂ³rico Ă© tĂ£o importante quanto o capital inicial do projeto. Aquele filme teve os criadores criativos errados e nĂ£o teve dinheiro suficiente para ser bem feito.”
Askarieh tambĂ©m acredita que o filme foi uma vĂtima do time criativo por trĂ¡s dele, um problema que ele acredita ter sido o que eventualmente inspirou a Marvel a tomar o controle dos seus filmes.
“A Marvel nĂ£o estava feliz com os filmes que eram feitos sem o seu envolvimento,” disse Askarieh, “entĂ£o eles começaram a fazer os seus filmes e mudaram Hollywood.”