InícioCinema e TVSegundo produtora de cinema, a Nintendo deveria dar uma de Marvel e...

Segundo produtora de cinema, a Nintendo deveria dar uma de Marvel e fazer filmes próprios

PUBLICIDADE

Em 2004, a Marvel mudou Hollywood quando colocou os direitos de 10 dos seus famosos personagens dos quadrinhos para empréstimos por meio bilhão de dólar para produzir filmes deles. Isso resultou numa revitalização de filmes de HQs e uma onda de dinheiro em Hollywood. Agora, dois produtores disseram a Polygon que a Nintendo deveria fazer o mesmo.

PUBLICIDADE

“A marca Nintendo transcende a plataforma,” disse Adrian Askarieh, CEO da Prime Universe Filmes, que está atualmente trabalhando em adaptações cinematográficas de Deus Ex, Kane e Lynch e Jonny Quest. “Se você falar Nintendo, para muita gente isso ainda representa video games. Todo mundo conhece a Nintendo, criança, adultos, é muito-geracional. Eles tem propriedades maravilhosas que a maioria de nós cresceu apegado. Não usar isso a seu favor é uma má idéia”.

Askarieh acredita que a Nintendo deveria seguir os passos da Marvel Studio, colocando os direitos de seus personagens para empréstimo por quantias enormes, que seriam pagas para ser usadas em filmes que a Nintendo teria total controle.

PUBLICIDADE

“Isso foi um risco enorme para a Marvel, mas eles fizeram e olhe onde eles estão agora,” disse ele. “A Nintendo deveria fazer o mesmo. Quanto mais icônicos são os personagens, melhores são os filmes que eles poderiam fazer.”

A idéia não é tão impossível quanto pode parecer para alguns.

Em 2013, o designer e diretor sênior da Nintendo Shigeru Miyamoto mostrou alguns Cartoons do Pikmin que ele estava querendo criar.

“Estávamos trabalhando em diversos vídeos animados do Pikmin em CG e queríamos que mais gente pudesse vê-los.” Disse Miyamoto na época. “Eu fui a um cinema e vi o vídeo que dizia para as pessoas desligarem seus celulares durante a sessão e pensei que poderíamos criar uma versão do Pikmin disso, mas decidimos fazer o vídeo sobre os óculos 3D .”

A Nintendo então trabalhou com a cadeia de cinemas japonesa Toho Cinemas para fazer o vídeo ser colocado em cerca de 60 cinemas e 150 telas ao redor do japão.

“Eu não queria licenciar nossos personagens para outra pessoa faze filmes,” ele disse. “Ao invés disso, como eu já havia desenhado quadrinhos de 4 painéis quando eu era mais jovem, pensei que seria divertido trazer essa pegada de quadrinho de 4 painéis para criar vídeos, então começamos a trabalhar nesses vídeos do Pikmin.”

PUBLICIDADE

Agora, anos depois, com a Nintendo procurando formas de revigorar suas finanças, talvez filmes possam ser a próxima jogada da companhia. Ano passado, a Nintendo anunciou planes de se expandir para parques temáticos em paceria com a Universal Parks and Resorts.

Roy Lee, co-fundador da Vertigo Entertainment e produtor de The Lego Movie, aponta que a Nintendo não seria a primeira companhia de video game a fazer seu próprio filme.

“É isso que a Rovio está fazendo com o filme de Angry Birds,” disse ele “é uma produção feita por eles mesmos que a Sony está distribuindo por uma taxa. Acho que se funcionar para a Rovio, então você verá outras companhias de jogos fazendo a mesma coisa.”

PUBLICIDADE

“A Ubisoft,” continuou ele, “está tentando fazer sua própria versão da idéia, se juntando com outros estúdios para fazer filmes baseados em seus jogos.”

Ambos Lee e Askarieh acreditam que Hollywood está olhando para os video games como a próxima mina de ouro, depois dos quadrinhos. E ambos acreditam que a Nintendo tem uma enorme quantidade de fortes candidatos a se tornar filmes.

“A Nintendo é uma que eu adoraria fazer,” disse Lee. “É uma daquelas coisas que cresceu junto comigo, eu joguei cada encarnação dos seus jogados desde o Game Boy, ao GameCube e agora no Wii U. Você ver o progresso dos personagens de simples versões pixelizadas, para visuais atuais incríveis que eles tem para Mario. Eu sinto que a Nintendo poderia transmitir bem isso para as telonas.”

PUBLICIDADE

“Eu não sei como o filme seria, mas eu sinto como se tivesse alguma coisa ali que poderia ser feita.”

https://youtu.be/wtMZKYnLg5c

E nenhum dos produtores ficaram desanimados pelo desastre do filme Super Mario Bros. de 1993.

PUBLICIDADE

“Aquilo foi um jeito de fazer um filme do jogo totalmente errado,” disse Lee. “Foi alguém pegando os direitos do jogo apenas pelo valor do nome, não incluindo os criadores originais no processo e fazendo as coisas do seu jeito. É como qualquer outra coisa, depende do seu time criativo para dar certo.”

“Para a Nintendo, ou qualquer outra portadora de direitos, é importante ter o time certo, para poder confiar neles. Pesquisar o histórico é tão importante quanto o capital inicial do projeto. Aquele filme teve os criadores criativos errados e não teve dinheiro suficiente para ser bem feito.”

Askarieh também acredita que o filme foi uma vítima do time criativo por trás dele, um problema que ele acredita ter sido o que eventualmente inspirou a Marvel a tomar o controle dos seus filmes.

“A Marvel não estava feliz com os filmes que eram feitos sem o seu envolvimento,” disse Askarieh, “então eles começaram a fazer os seus filmes e mudaram Hollywood.”

PUBLICIDADE