5 referências aos quadrinhos feitas por Vingadores: Ultimato

Mais do que finalizar a fase 3 do MCU, Vingadores: Ultimato é uma verdadeira celebração desses mais de 10 anos em que a Marvel Studios nos encantou com histórias e momentos inesquecíveis. Como era de se esperar, o que não faltaram foram referências, tanto para aqueles que conheceram esses personagens já pelo cinema, como para os fãs de carteirinha que acompanham os heróis desde as HQs.

Por isso, hoje resolvemos fazer uma lista com 5 referências aos quadrinhos feitas por Vingadores: Ultimato.

Lembrando que essa lista possui spoilers, então recomendamos  que voc~e leia somente após assistir ao filme

Avengers Assemble

Começando logo com a referência que com certeza fez todos os fãs de quadrinhos derramarem uma lágrima, nos finalmente tivemos o “Avengers Assemble”. Essa é um das frases mais clássicas do Capitão América e por diversas vezes no MCU Steve Rogers quase disse ela, mas foi apenas em Ultimato que o ouvimos sussurrando.

Guerras Secretas

Quando Thanos chega no presente e imediatamente ataca a base dos Vingadores, Hulk aparece segurando pesados escombros para que o Máquina de Combate e o Rocket Raccoon consigam sair. Essa cena é uma referência direta a um dos mais icônicos momentos do Gigante Esmeralda nos quadrinhos durante a saga das Guerras Secretas.

Império Secreto

Confesso que esse foi um dos momentos em que eu dei um pequeno grito no cinema. A cena em que Steve Rogers aprece dizendo “Hail Hydra” é uma referência direta a HQ “Império Secreto”, que muda a origem do herói, o fazendo ser um membro da Hydra.

All-New Captain America

Já nas últimas cenas do filme, vemos o Steve Rogers envelhecido entregando o seu escudo para Sam Wilson, mas conhecido como o Falcão. Esse evento já aconteceu nos quadrinhos em 2014, quando o Falcão assumiu o manto do Capitão na HQ All-New Captain America.

Professor Hulk

Uma referência que já tinha sido sugerida nos trailers e tivemos a confirmação no filme foi a do Professor Hulk. Nos quadrinhos Bruce Banner já passou por vários traumas relacionados ao Hulk, o fazendo assumir diversas identidades e uma delas foi justamente a do Professor Hulk, que aparece pela primeira vez na HQ O Incrível Hulk #377, sendo formado por uma fusão das personalidades do Hulk cinza, Hulk verde e do próprio Bruce Banner.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.