Não é de hoje que os games têm aprimorado significativamente os seus enredos para agradar a um público muito exigente. Dessa forma, boa parte dos jogos já lançados possuem roteiros que abordam temas complexos, que vão desde assuntos envolvendo as mazelas da sociedade, até mesmo a questões existenciais e filosóficas.
É fato que o mercado de games cresceu substancialmente. Isso fez com que as desenvolvedoras pudessem gastar mais com aspectos criativos dos jogos, aumentando assim a diversidade e complexidade dos roteiros. Alguns games são verdadeiras obras de arte, sob o ponto de vista de enredo, não deixando nada a dever para nenhum filme premiado. A prova disso é que os personagens principais de muitos desses jogos se tornaram ícones da cultura pop mundial, sendo inclusive, temas de livros e também de slots (caça níqueis) digitais presentes em plataformas como o cassino online ibet.
Nesse artigo nós fizemos uma pequena lista com games cujo enredo poderia, facilmente, ser adaptado para uma grande obra cinematográfica. Ou seja, games que dariam excelentes filmes. Confira a lista:
- Bioshock
Todos os jogos da trilogia Bioshock poderiam render bons filmes, mas o primeiro game é realmente o mais completo em relação ao roteiro. A ideia do jogo é mostrar como um homem ambicioso (Andrew Ryan) leva suas convicções para o mais alto nível e constrói uma cidade subaquática, onde não haveria religiões e nenhuma outro valor que Andrew considera nocivo à sociedade.
O resultado é uma cidade decadente cheia de problemas e uma atmosfera sombria. Essa história combinada com personagens complexos e reviravoltas surpreendentes, seria perfeita para uma adaptação cinematográfica de suspense e terror psicológico.
- Mass Efect
“Mass Effect” é uma trilogia de jogos de RPG de ficção científica que se passa em um vasto universo habitado por diversas raças alienígenas. Com uma história épica que aborda temas como exploração espacial, diplomacia intergaláctica e escolhas morais, “Mass Effect” conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo. Essa narrativa complexa, aliada a personagens marcantes e uma jogabilidade imersiva, poderia facilmente se traduzir em uma produção cinematográfica que cativasse tanto os fãs do jogo quanto os espectadores que buscam uma experiência de ficção científica envolvente.
- Metal Gear Solid
A trama complexa e repleta de conspirações criada por Hideo Kojima, envolve temas como política, espionagem e tecnologia avançada. Com personagens icônicos, como Solid Snake e Big Boss, o jogo também tem um roteiro bastante cheio de reviravoltas que deixariam até M. Night Shyamalan com inveja.
Existe um projeto para produzir um longa de Metal Gear Solid, porém desde 2021 não há atualizações e o projeto se encontra parado.
- Red Dead Redemption
O tema de faroeste é clássico no cinema, sendo responsável por revelar grandes talentos como o lendário Clint Eastwood. Em Red Dead Redemption 1 e 2, a atmosfera do oeste americano é recriado com perfeição. O enredo gira em torno de John Marston, um ex-fora-da-lei que é forçado a caçar os membros de sua antiga gangue para salvar sua família.
Conforme ele avança na missão, John se vê confrontado com decisões difíceis e deve escolher entre seu passado violento e a chance de construir uma nova vida para si e sua família.