20 anos depois, James Cameron explica porque Jack teve que morrer em Titanic

A versão de Titanic de James Cameron completa 20 anos em 2017, e o filme vai voltar aos cinemas para comemorar esse acontecimento.

Um dos detalhes mais comentados sobre o filme ainda hoje é por que Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio) não couberam na porta de madeira, na fatídica cena em que Jack morre e Rose sobrevive ao naufrágio. Já foi provado mais de uma vez que, sim, era possível que a porta suportasse os dois e havia espaço para isso. Então por que Jack morreu? James Cameron finalmente deu uma resposta para isso.

“A resposta é muito simples, e ela é porque é isso o que a página 147 do script do filme diz. Obviamente, foi uma escolha artística, a porta era grande o suficiente para suportar Rose, mas não o suficiente para suportá-lo… Eu acho um tanto besta discutirmos isso 20 anos depois, mas isso mostra como o filme foi efetivo em transformar Jack num personagem tão querido para a audiência que não queria vê-lo morrer”.

Segundo Cameron, o filme seria totalmente sem sentido se Jack tivesse morrido. “O filme é sobre morte e separação, ele tinha que morrer. Então, seria isso ou que uma chaminé caísse em cima dele, ele iria morrer de qualquer forma. Isso é chamado arte, acontece por razões artísticas e não por leis da física”, adicionou o diretor.

Cameron ainda adicionou que a porta havia sido feita para suportar apenas uma pessoa. “Eu estava na água com a peça de madeira colocando as pessoas nela por cerca de dois dias ajustando-a para que ela flutuasse com no máximo uma pessoa numa profundidade não tão grande para que Rose suportasse a temperatura quase negativa da água até que o resgate chegasse, três horas depois.

Jack não sabia que ela seria pega por um bote salva-vidas uma hora depois. Ele já estava morto. E nós ajustamos a porta para que fosse isso o que vocês vissem no cinema, porque isso era o que eu acreditava naquela época e ainda acredito hoje, que era uma pessoa apenas que deveria sobreviver”.

A entrevista completa de Cameron pode ser conferida no site da Vanity Fair. Titanic é o segundo filme que mais arrecadou na história do cinema com 2.2 bilhões de dólares. O primeiro lugar fica com Avatar, também dirigido por Cameron, que arrecadou 2.8 bilhões de dólares.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade