InícioCinema e TV20 anos depois, James Cameron explica porque Jack teve que morrer em...

20 anos depois, James Cameron explica porque Jack teve que morrer em Titanic

PUBLICIDADE

A versão de Titanic de James Cameron completa 20 anos em 2017, e o filme vai voltar aos cinemas para comemorar esse acontecimento.

PUBLICIDADE

Um dos detalhes mais comentados sobre o filme ainda hoje é por que Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio) não couberam na porta de madeira, na fatídica cena em que Jack morre e Rose sobrevive ao naufrágio. Já foi provado mais de uma vez que, sim, era possível que a porta suportasse os dois e havia espaço para isso. Então por que Jack morreu? James Cameron finalmente deu uma resposta para isso.

“A resposta é muito simples, e ela é porque é isso o que a página 147 do script do filme diz. Obviamente, foi uma escolha artística, a porta era grande o suficiente para suportar Rose, mas não o suficiente para suportá-lo… Eu acho um tanto besta discutirmos isso 20 anos depois, mas isso mostra como o filme foi efetivo em transformar Jack num personagem tão querido para a audiência que não queria vê-lo morrer”.

PUBLICIDADE

Segundo Cameron, o filme seria totalmente sem sentido se Jack tivesse morrido. “O filme é sobre morte e separação, ele tinha que morrer. Então, seria isso ou que uma chaminé caísse em cima dele, ele iria morrer de qualquer forma. Isso é chamado arte, acontece por razões artísticas e não por leis da física”, adicionou o diretor.

Cameron ainda adicionou que a porta havia sido feita para suportar apenas uma pessoa. “Eu estava na água com a peça de madeira colocando as pessoas nela por cerca de dois dias ajustando-a para que ela flutuasse com no máximo uma pessoa numa profundidade não tão grande para que Rose suportasse a temperatura quase negativa da água até que o resgate chegasse, três horas depois.

Jack não sabia que ela seria pega por um bote salva-vidas uma hora depois. Ele já estava morto. E nós ajustamos a porta para que fosse isso o que vocês vissem no cinema, porque isso era o que eu acreditava naquela época e ainda acredito hoje, que era uma pessoa apenas que deveria sobreviver”.

A entrevista completa de Cameron pode ser conferida no site da Vanity Fair. Titanic é o segundo filme que mais arrecadou na história do cinema com 2.2 bilhões de dólares. O primeiro lugar fica com Avatar, também dirigido por Cameron, que arrecadou 2.8 bilhões de dólares.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.