A luta entre os amantes dos livros e filmes de Harry Potter é algo que nunca será realmente resolvida. Enquanto alguns acham as adaptações ruins, outros preferem os filmes. Muitas adaptações cinematográficas sofrem esse tipo de divisão de fãs.
A questão é que nem sempre as adições ou mudanças feitas nos filmes estragam o filme. Muito pelo contrário.
Hoje, trouxemos dez adições dos filmes de Harry Potter que acreditamos terem sido positivas e melhorado a experiência dos livros.
Adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros
1 – Um flashback mostra o feitiço usado por Voldemort para matar Lily e Thiago Potter (Harry Potter e a Pedra Filosofal)
No filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, conhecemos a história de Harry com seus pais pela narração de Hagrid, enquanto nos livros só descobrimos o feitiço utilizado bem depois.
Os filmes de Harry Potter mostram a Maldição da Morte com seus raios verdes logo no início da franquia, sugerindo que esse feitiço seria importante durante toda a história.
2 – O filme entrega mais dicas sobre Hermione e o Vira-Tempo (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban)
O terceiro livro recebeu algumas críticas sobre o plot de viagem no tempo, como se ele tivesse sido revelado do nada. Os filmes de Harry Potter corrigiram isso, entregando algumas dicas do que iria acontecer.
Um exemplo disso, é quando Hermione aparece em uma sala de aula enquanto frequenta outras, e Rony indaga a amiga. Ou também quando um caracol avisa o trio que o carrasco de Bicuço está chegando, ou um uivo conveniente ajuda Harry e Hermione a fugirem de Lupin transformado em lobisomem.
3 – Menos gritos tornam Harry mais simpático (Harry Potter e a Ordem da Fênix)
Os filmes de Harry Potter até o Cálice de Fogo não estavam tão sombrios. Porém, o quinto ano do bruxinho é um dos mais tensos. Quando Harry é desacreditado quanto ao retorno do Lorde das Trevas, o estresse fica muito presente nos diálogos dos livros, fazendo o personagem gritar (literalmente em caps lock) com Hermione, Rony e até Dumbledore.
Nos filmes de Harry Potter, Harry não aparece tão estressado, ainda que fique mais solitário e isolado, após os traumas vividos no ano anterior.
4 – Desempenho e aparência de Imelda Staunton tornam Umbridge ainda mais desprezível (Harry Potter e a Ordem da Fênix)
Os livros descrevem Dolores Umbridge como uma mulher atarracada e parecida com um sapo, o que exacerba sua personalidade doentia e cruel. Os filmes de Harry Potter, por outro lado, não transformaram a personagem em uma pessoa detestável à primeira vista.
Graças a Imelda Staunton, Dolores ainda mantém seu gosto por roupas enjoativas e vestidos, mas seus trejeitos intensificam a maneira como ela se enxerga: olhar doce, atitudes cruéis.
5 – A história de Slughorn aprofunda o vínculo que ele tinha com Lily (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)
Os filmes de Harry Potter adicionaram uma camada extra a relação de Slughorn e Lily, quando após o velório de Aragog, o professor abre seu coração quanto a um peixinho que uma de suas melhores alunas lhe deu, e que faleceu logo após ela ser assassinada por Voldemort.
Isso acrescenta um tom mais sincero às intenções de Harry ao conseguir a lembrança com o professor com a ajuda da poção Felix Felicis, já que nos livros nosso protagonista é um pouco mais manipulador.
6 – O desespero e medo de Draco Malfoy são mais perceptíveis (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)
Como os filmes de Harry Potter vão além da visão de Harry, pudemos perceber a pressão e a vulnerabilidade de Draco quanto à missão dada por Voldemort. Desde suas idas frustradas a Sala Precisa para fazer o Armário Sumidouro funcionar, até sua reclusão e solidão em cenas que mostram Draco soluçando de chorar.
Os livros são bem mais abertos, deixando tudo muito sugestivo e por meio de descrições da Murta que Geme.
7 – Harry e Gina não terminam desnecessariamente o seu relacionamento (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)
Após a morte de Dumbledore, Harry termina seu relacionamento com Gina nos livros, já que o protagonista precisa procurar pelas horcruxes e não quer colocar sua amada em perigo. Gina até entende a situação e aceita que o desejo heróico de Harry é uma das coisas que mais a atrai.
Como os dois acabam se casando no final, os livros causaram uma angústia desnecessária para muitos fãs, enquanto os filmes de Harry Potter deixam essa questão em aberto e não citam que o relacionamento de Harry e Gina mudou entre o sexto e sétimo filme.
8 – As ações de Hermione com seus pais aumentam a gravidade da Guerra (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1)
Os filmes de Harry Potter ficaram cada vez mais obscuros. Em Relíquias da Morte, Hermione apaga a memória de seus pais sobre ela e não deia qualquer vestígio sobre a existência dela na vida deles. Em vez de descobrirmos isso pela perspectiva de Harry, os filmes entregam uma cena repleta de emoção e dor da personagem enquanto realiza tal ato.
Essa cena é a primeira do filme, o que já prepara o coração do espectador para os sacrifícios que viriam a seguir.
9 – Algumas adições aumentam a triste história de Snape (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2)
Um dos capítulos mais emocionantes do último livro é O Conto do Príncipe, no qual conhecemos a visão de Snape de toda a situação. Os filmes de Harry Potter adicionaram cenas que aumentam nossa empatia pelo personagem, por exemplo quando Severo vai a Godric’s Hollow logo após o ataque de Voldemort e chora sob o corpo de Lily.
Outra cena muito emocionante é Lily sussurrando palavras de amor para o bebê Harry antes de morrer. O que antes já fazia muitos fãs chorarem, quando visto no cinema com essas cenas adicionadas e que não era esperadas, tornaram tudo ainda mais insuperável.
10 – A escolha de Harry quanto à Varinha das Varinhas traz uma solução mais satisfatória (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2)
Essa aqui é bem contraditória. Isso porque a escolha de Harry quanto a Varinha das Varinhas, a mais poderosa do mundo, divide opiniões. Enquanto algumas pessoas preferem a atitude do bruxo nos livros, onde ele decide ficar com a varinha sem usá-la para que seu poder morra junto com ele, outras pessoas preferem a solução dos filmes, onde Harry Potter quebra a varinha e a joga fora.
Faz sentido que Harry a destrua, já que a qualquer momento um bruxo mal intencionado pudesse roubá-la.
Confira também
- Kit Grifinória: Mapa do Maroto + Carta Aceitação Hogwarts + Colar Vira-Tempo Hermione & Colar Pomo de Ouro + Poster
- Quiz – Você se lembra do nome desses personagens de Harry Potter?
- Quiz – Duvidamos que você sabe o que cada personagem de Harry Potter se tornou após o último livro
Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling.
A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que percebe aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ele também descobre que foi responsável pela destruição do pior bruxo de todos os tempos, Voldemort.
A franquia Harry Potter conta com um universo mais de 10 livros e 11 filmes, vendendo 450 milhões de cópias no mundo todo e alcançando mais de 8 bilhões de dólares em arrecadação nos cinemas.
No post de hoje, trouxemos um quiz sobre os personagens de Harry Potter.
Além da saga original, Harry Potter também deu origem a série Animais Fantásticos, que se passa no mesmo universo da primeira história, mas em outra época e acompanhando outros personagens.