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Sound Test: Payday 2

Fala ai, Pessoal! Hoje vou falar sobre a trilha sonora de um game que tenho jogado bastante nesses últimos dias. Payday 2: The Heist. Tentarei falar de modo geral sobre a trilha e das minhas impressões sobre ela e comentar algumas das melhores faixas da ost.

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Pra você que não conhece o game, Payday 2 é um FPS cooperativo onde o objetivo é executar roubos, assaltos e delinquências em geral juntamente com outros três amigos. O jogo foi produzido pelo estúdio Overkill e lançado com a ajuda do 505 Games em agosto de 2013. A mecânica do game é bastante simples e tem tudo que um FPS de ação precisa, você pode andar, pular, correr e atirar feito um maluco. O interessante do game é que podemos executar as missões de dois modos, ou se faz tudo na surdina ou podemos mandar o pé na porta e meter tiros para todos os lados. Os dois jeitos são igualmente divertidos.

De modo geral a experiência do game é satisfatória, porque combina uma boa jogabilidade, gráficos razoáveis e uma boa variedade de itens e possibilidades de customização. Payday 2 também conta com uma ótima trilha sonora e efeitos sonoros em geral.

Todas as faixas que você ouve durante o game foram compostas e produzidas pelo sueco Simon Viklund, que pode ser chamado de veterano no negócio de trilhas sonoras. Ele tem em seu currículo, além das trilhas da franquia Payday, trabalhos como Brothers: A tale of Two Sons, Terminator Salvation e Ghost Recon: Advanced Warfighter 1 e 2.
Vale mencionar aqui que a trilha sonora de Payday 2 foi produzida no próprio estúdio da Overkill, que faz questão de tomar conta desse aspecto tão importante de um game. A ost conta com 22 faixas, das quais 20 foram compostas por Simon e duas de autoria de Gustaf Grefberg, sendo que uma delas está na trilha sonora como um remix feito por Simon. A trilha sonora oficial do game é um trabalho bem coeso e faz questão de deixar bastante evidente seu estilo musical de escolha. O estilo em questão é majoritariamente musica eletrônica e abrange alguns subgêneros da dance music, com seu bpm colado no teto e batidão socado no 4/4. De modo geral, a trilha sonora produzida para o game é o pano de fundo perfeito para dar dinâmica as missões e deixar o jogador de olhos estalados e afundar a cara no monitor para executar aquele assalto da melhor maneira possível.

Como não vou falar das 22 faixas, resolvi escolher três exemplos que – para mim – satisfazem três quesitos importantes que são: melhor faixa, captura a essência da trilha sonora oficial e aderência ao game. Isso não quer dizer é claro que a trilha conta apenas com três musicas boas. A trilha na verdade, está recheada de musica boa e eu mesmo poderia pensar em mais duas ou três para incluir nessa review, mas resolvi dificultar meu trabalho e escolher só três.

Como mencionado anteriormente, a trilha é uma coleção de ótimas musicas eletrônicas, todas muito vibrantes, com graves poderosos e linhas de guitarra. Nessa linha a trilha traz grandes exemplos como a Time Window, a Wanted Dead or Alive, Fuse Box e a Razormind com sua pegada mais rave like. Dessas musicas citadas a cima, a Time Window é a que melhor usa todos os elementos que fazem da trilha sonora de Payday 2 um ótimo trabalho. Nela temos batidas eletrônicas e riffs de guitarra com overdrive no talo. Podemos perceber que durante a faixa o compositor vai acrescentando camadas e mais camadas de sons e constrói, ao longo dos 2:40 de musica, a tensão típica da dance music e chega no final para liberar toda a tensão e inventar os 40 segundos mais empolgantes da triha sonora de Payday 2.

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Seguindo em frente, gostaria de pedir uma atenção especial para a faixa Death Wish, que é a melhor faixa dessa trilha. Embora saia um pouco do padrão eletrônico da ost, essa faixa foi a que me chamou mais atenção durante o game. Death Wish é visceral, tem riff dobrado com baixo e guitarra, bateria ampla e termina com um solo matador de sintetizado com selo John Satriani de qualidade.

Nessa faixa o compositor Simon Viklund se supera no arranjo, proporcionando uma faixa com ótimas inversões de dinâmicas e se consagra como ótimo produtor de riffs. Se você é desses que curtem um rock n’ roll, Death Wish é um must listening!

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Por fim, escolhi a Ode to Greed para encerrar. Nessa faixa temos que dar ao compositor um crédito especial, pois o arranjado foi feito de forma muito inteligente e leva a mistura techno rock a outro nível incluindo uma orquestração muito bem feita e um dueto de canto lírico para explodir sua cabeça. Sem falar que o título da faixa resume a idéia toda por de trás do game que é a ganância.

Logo de cara o compositor nos desafia com uma ascendência cromática muito e volta ao tema principal com muito punch e energia. Eu diria que a Ode to Greed usa técnicas musicais nada triviais e entrega um resultado para fechar a trilha com chave de ouro.

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Payday 2 é um grande jogo e vemos como o pessoal da Overkill caprichou para entregar ao jogador um game capaz de gerar uma experiência revigorante para os fãs de FPS de ação. A grande trilha sonora é um reflexo desse capricho e, que no final das contas, não é apenas um pano de fundo para o jogo, mas foi elevada ao status de coadjuvante talentoso dessa obra. Se você ainda não tem esse game na sua biblioteca trate de adicioná-lo em sua whishlist e, se tiver alguma dúvida sobre a trilha sonora oficial do game, tire você mesmo suas conclusões e escute grande parte que está disponível no bandcamp da Overkill.

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Rodrigo Roman
Rodrigo Romanhttps://bandcamp.com/rodrigoroman
Rodrigo R. Roman é nosso colaborador e escreve principalmente sobre trilhas sonoras e jogos de PC, além de ser nosso Rique favorito. Participante eventual do Critical Cast e dono do canal Siga Bem, Amigo Gamer, Rique ainda trabalha na Chamex e é disparado o melhor passador de guarda do site.