InícioArtigosSound Test: Hotline Miami

Sound Test: Hotline Miami

PUBLICIDADE

[Fala, galera, tudo bom com vocês? Aqui é o Eric pra dar um recado pra vocês sobre o Sound Test. Ele é uma coluna nova do Critical Hits onde o Rodrigo vai apresentar e avaliar trilhas sonoras de jogos. Isso mesmo, reviews de OSTs, legal a ideia, não? Então aproveitem que ele começa com uma das melhores trilhas de todos os tempos: Hotline Miami]

PUBLICIDADE

Hotline Miami é um game ultraviolento, rápido e com uma trilha sonora espetacular. Lançado em 2012 e produzido pela Dennaton Games, o título é um game de ação em 2D que utiliza brilhantemente o estilo retrô 8-bits, é super colorido e muito bem ambientado nos anos 80.

Hotline Miami foi um grande sucesso de críticas tanto por seu gameplay frenético e violento, seu enredo maluco e tanto por sua trilha sonora que contribui muito para que o jogador experimente sensações de adrenalina, calma, confusão e, dessa forma, consiga entrar de cabeça no universo do game.

PUBLICIDADE

No campo das premiações, Hotline Miami foi contemplado com o prêmio  “Best PC Sound of the Year” pela ING e com o premio “The Best Music of the Year” pela PC Gamer.

Não foi ao acaso que esse game foi o escolhido para inaugurar a coluna Sound Test, e, não é somente a minha opinião que Hotline Miami tem uma das melhores trilhas da história dos games, mas quase todo mundo que já o jogou teve uma boa impressão da OST. Também vale a pena mencionar que o game concorreu ao prêmio de melhor jogo do ano pela PC Gamer.

Sem mais enrolação vamos falar do que realmente importa nessa coluna. Trilha sonora de Games!

Gosto de pensar que Hotline Miami busca passar três tipos de sensações diferentes ao jogador, ultraviolencia, calma e confusão. A trilha sonora se propôs, com perfeição, a simular esses estados de espírito. Uma seleção bem balanceada de 22 trilhas misturam trance, dance anos 80 e uma pancada psicodélica acachapante, dão o tom que o game precisa e fazem com que o conjunto da obra seja inesquecível aos jogadores. Para provar meu ponto de que a trilha de Hotline Miami não só completa o game, mas dá a ele uma cara muito mais única e marca nossa experiencia como gamer e apreciadores de soundtracks, escolhi  três trilhas que considerei as melhores e que resumem bem a ideia do game.

A primeira delas é a  Silver Lights do CoConuts, que também é a faixa um da trilha sonora oficial do game. Essa musica já é um soco no estomago quando começamos o game. O som pesado do baixo com um fuzz estralando e os vocais abafados e psicodélico dão o tom obscuro e desesperador que diálogos entre o personagem principal e os mascarados pede. Me lembro que a primeira vez que ouvi essa musica tocando no game já fiquei colado na poltrona e pensei na hora que esse jogo seria especial.

PUBLICIDADE

Continuando com as musicas, temos também os ótimos exemplos das trilhas que nos impulsionam no decorrer de cada nível. Musica alta na cabeça, batidão eletrônico e loops cada vez mais contagiantes. Tudo isso contribui  muito para o descolamento moral da matança descontrolada de cada nível. Corre. Mata. Morre. Repete. Dessa forma vamos levando o game e não tem trilha melhor para fazer isso do que a Hydrogen da banda M|O|O|N. A linha repetitiva do batidão ajuda a manter a atenção e, conforme a trilha vai correndo, também ajuda a construir a tensão do level.

Tudo que passa na nossa cabeça ouvindo esse som é matar, matar e matar. Se você curte  música eletrônica,  a trilha oficial do game tem outras três faixas do M|O|O|N que valem ser escutadas de forma isolada ou durante aquela madrugada de games na steam.

PUBLICIDADE

Por fim, achei bom escolher a musica que sintetiza a vibe anos 80 do game. Electric Dreams do Pertubator é a musica que toca no final da story line do personagem principal e remete à um estado de calma que ajuda na satisfação de ter concluido o game. Essa trilha é tão anos 80 que os  Menudos aparecem na tela de surpresa. Particularmente gosto bastante da estética musical dos anos 80, e a Electric Dreams é uma balada típicamente dessa época. Temos uma bateria poderosa e com o reverb no talo, sem falar dos sintetizadores robustos que aparecem durante toda a trilha e geram harmonias que valem ser escutadas mais de uma vez na vida.

PUBLICIDADE

Para você não ficar pensando que acho tudo na trilha sonora perfeito, eu também escolhi a música que menos gosto. A faixa Hotline do Jasper Byrne não acompanha o ritmo das outras músicas e deixa um pouco a desejar quando comparamos ou as outras da trilha sonora oficial. Digo o porque. Ao meu ver falta um pouco de energia nessa música, embora tenha uma linha de baixo sólida e pesada, o sintetizador é chato e tem um strings difícil de engolir que aparece toda hora durante a faixa.

Hotline Miami é um grande game com uma grande trilha sonora e é indispensável pra quem gosta de games indie, pra quem gosta de ost ou pra quem curte games de forma geral. Hotline Miami foi um dos responsáveis para que eu passasse a prestar mais atenção nas ost dos games e apreciar esse trabalho feito com tanto carinho por tantos estúdios por ai que fazem que um game ultrapasse a esfera de ser um simples game e vire uma obra de entretenimento completa. A trilha de Hotline Miami não é boa só quando jogamos, mas é uma ótima coletânia para ouvirmos em qualquer outra ocasião.

Se você ainda não tem na sua bibliotéca de games tá esperando o que? Clica aqui e compre logo o seu, jogue e escute a OST.

PUBLICIDADE

Trilha sonora disponibilizada no Sound Cloud:

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Rodrigo Roman
Rodrigo Romanhttps://bandcamp.com/rodrigoroman
Rodrigo R. Roman é nosso colaborador e escreve principalmente sobre trilhas sonoras e jogos de PC, além de ser nosso Rique favorito. Participante eventual do Critical Cast e dono do canal Siga Bem, Amigo Gamer, Rique ainda trabalha na Chamex e é disparado o melhor passador de guarda do site.