Artigos

Saiba como resolver os problemas de conexão e de NAT no PlayStation 4

Se você recentemente tentou jogar um game online ou baixar um jogo e foi impedido por uma falha de conexão ou um erro NAT, não precisa ficar desesperado, pois esse erro é mais comum do que você imagina, e nesse artigo vamos explicar como você pode resolvê-lo.

Antes de qualquer coisa, para você ter conhecimento do que está mexendo, NAT é a abreviação para Network Address Translation, que como o nome sugere é uma técnica de tradução, que basicamente traduz os endereços de IP para a comunicação de redes distintas.

Assim, quando alguma máquina faz uma requisição a algum servidor externo é o NAT que vai traduzir essa requisição para o endereço de IP do servidor e quando recebido de volta traduzir para o IP interno da sua maquina.

Ok, agora que você já entende o conceito vamos explicar os três tipos de NAT:

  • A NAT tipo 1 ou também chamado de NAT aberta é a melhor configuração possível, já que ela consegue se comunicar com qualquer outro tipo de NAT, permitindo que você forme grupos ou faça chamadas com seus amigos independente da NAT deles.
  • Já a NAT tipo 2 ou também chamado de NAT moderado é geralmente a configuração mais comum nas redes domésticas, ela permite se conectar com NATs do tipo 2 e tipo 1 , mas ocasionalmente pode ocorrer algumas interrupções em chamadas de voz.
  • Fechando a lista, o NAT tipo 3 ou também chamado de NAT restrito permite apenas que você se conecte com jogadores de NAT tipo 1 e mesmo assim o desempenho dessas conexão não será muito bom.

Se você deseja um NAT aberto, terá que ter algum conhecimento adicional para desbloquear as portas do seu roteador, mas caso esteja utilizando o PS4 em uma rede doméstica com um roteador padrão o NAT tipo 2 já vai resolver o seu problema.

Para alterar o NAT do tipo vamos precisar tornar o IP fixo.

Primeiramente você deve ir em Configurações -> Rede -> Exibir Status da internet. Em seguida anote as informações que aparecerem na tela. Agora vá em configurar conexão à Internet -> Wi-fi ou Lan -> Personalizada -> Manual, preencha os campos com as informações que você anotou. Em Configurações de MTU selecione automático e coloque para não usar o servidor de proxy.

Para configurar o seu roteador vá para um PC ou use o próprio PS4, digite no campo da URL o Gateway Padrão e vá para a página do seu roteador, na maioria das vezes o username e senha são admin e admin. Após isso, vá na aba de DMZ e digite o endereço de IP do seu console que você anotou.

Caso isso ainda não tenha resolvido o seu problema, repita o processo, mas na parte de Manual troque para Automático, vá nas configurações de DNS escolha manual e troque por um desses servidores de DNS.

Google

  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4

OpenDNS

  • 208.67.220.220
  • 208.67.222.222

UOL

  • 200.221.11.101
  • 200.221.11.100

Caso nada disso tenha resolvido o seu problema, tente ligar para o seu provedor de internet para saber sobre as configurações de NAT do seu roteador

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade