Olá queridos amigos e leitores, tudo bem? Hoje retorno ao site após muito tempo de inatividade e ausência pra falar do meu assunto favorito: PlayStation.
Bom, considerando que o nosso amado PlayStation 4 faz um ano hoje (na verdade amanhã, mas amanhã é sábado e travesti não é bagunça), tomei as rédeas do site e resolvi fazer um breve resumo falando do que aconteceu de bom e de ruim na plataforma nesses 365 dias.
Visão Geral
Desde seu lançamento, o PS4 tem liderado as vendas da “corrida” da nova geração, em parte por méritos da Sony e em parte por causa da Microsoft e de suas trapalhadas. Com um hardware superior e um preço inicialmente mais baixo (a Microsoft acabou diminuindo o preço do Xbox One), o sistema é hoje o console mais vendido nos Estados Unidos há 10 meses consecutivos e caminha para ultrapassar a marca de 12 ou 13 milhões de unidades vendidas. O ultimo número oficial foi de 10 milhões. Porém, em Novembro isso deve mudar, visto que o Xbox One está com diversos bundles de ótimo preço, então é possível que essa sequencia acabe.
O que está bom
Como mencionei, em novembro do ano passado o PlayStation apresentava um preço de U$ 100 a menos que o Xbox One e parecia ter tudo bem alinhado e definido, enquanto o concorrente ainda passava por vários problemas ao comunicar suas políticas. Isso afetou bastante a percepção do público e ajudou o sistema japonês.
O sistema muito bem e é muito rápido ir para a loja, iniciar um jogo ou sair dele – uma grande diferença pro PS3. O DualShock 4 é um ótimo controle, e jogar com ele está muito confortável. Graficamente, os jogos estão ainda mais bonitos e vivos, apesar da diferença ainda não ser gritante. Em mais um ano ou dois estaremos vendo os gráficos realmente superiores.
A função do Remote Play também é uma boa para quem tem o Vita também, mas não vai ser pra todos que vai funcionar bem porque a função depende da velocidade da Internet e estamos no Brasil.
O que melhorar
Apesar de tudo, há muito o que melhorar ainda. Primeiro, as ofertas da PlayStation Plus dos últimos meses têm sido bem medianas. Como provavelmente não sou o único que pensa isso e ela devia estar ouvindo reclamações, a Sony resolveu se adiantar e anunciar que irá liberar, entre outros jogos, Injustice: Gods Among Us e Infamous: First Light nos meses de Dezembro e Janeiro, respectivamente. São ofertas consideravelmente melhores que as dos últimos meses, e é esse o padrão que a empresa deveria manter daqui pra frente, até porque agora a Microsoft tem um serviço similar, algo que não tinha antes.
Além disso, a velocidade de download de jogos pela PSN ainda é muito baixa. Com a exceção de Infamous: Second Son, todos meus jogos são digitais, e o tempo de download para os jogos ainda é grande demais, ainda mais em comparação com outras plataformas, como a Steam. O sistema de mensagem do console também é muito lento, levando as vezes até 5 minutos para que eu possa ler uma mensagem que recebi.
Mas o principal ponto a melhorar ainda é a biblioteca do sistema. Os exclusivos do início do ano conseguiram boas notas, mas por causa do atraso de The Order: 1886 e dos problemas de Driveclub, a Sony ficou sem exclusivos de peso para a segunda metade do ano, enquanto a Microsoft chegou forte com Sunset Overdrive, Forza Horizon 2 e Halo: Master Chief Collection. A expectativa é que isso melhore em 2015, com Uncharted 4, Bloodborne, The Order: 1886 e outros.
E o que você recomenda jogar?
Aqui tem uma lista com o Top 10 (que na verdade é top 15) de jogos do PlayStation 4. Ela vai ser atualizada daqui um tempo com novos jogos entrando e outros saindo, mas continua contando com bons jogos nela. Vale a pena dar uma conferida neles.
Vale a pena comprar agora?
Apesar do meu texto de reclamações ter ficado bem maior que o de pontos positivos, eu ainda recomendo muito a compra do console. O PS4 já conta com vários ótimos jogos e hoje, graças ao mercado cinza, é bem possível pegar um sistema por uns R$ 1700.
Talvez seja mais vantajoso olhar para o futuro do que para o passado ao decidir comprar um: 2015 será um ano com muitos exclusivos da plataforma e também com exclusivos da nova geração. Assim, seja uma boa aproveitar o fim de ano para se atualizar no que saiu até agora e, no ano que vem, aproveitar Uncharted 4, Evolve, Batman: Arkham Knight e muitos outros.
Gostou? Confira também nossa retrospectiva do primeiro ano do Xbox One!
Comments are closed.