InícioArtigosOs primeiros casos de “First” na história dos jogos – parte 3

Os primeiros casos de “First” na história dos jogos – parte 3

Meus queridos leitores, como estamos? Eu to muito triste, a copa infelizmente acabou e com ela a vontade de viver. Eu honestamente não sei o que vou fazer daqui pra frente. Acho que o negócio é esperar os 1424 dias até o início da Copa da Rússia, em 2018. Até lá, a gente vai suportando.

PUBLICIDADE

Mas enfim, vamos começar esse período de abstinência por dar prosseguimento a essa série dos primeiros casos de “first” da indústria dos jogos. A primeira parte e a segunda parte podem ser encontradas nos links. Hoje focamos mais em técnicas e truques famosos em jogos.

Uma boa leitura!

PUBLICIDADE

1. Primeiro jogo com “bullet time”

requiem011640w

Quando Matrix foi lançado pelos irmãos Wachowski (que na época eram dois irmãos, agora são irmã e irmão[sério]) em 99, o mundo ficou apavorado com seus efeitos visuais, principalmente com o efeito de bullet time. Dois anos depois, Max Payne apareceu utilizando essa mesma técnica e popularizando-a no universo dos jogos. Porém, a Ubisoft já tinha publicado um jogo antes da Remedy com a mesma técnica. Em 99, Requiem: Avenging Angel foi lançado já com essa mesma ideia de diminuir o tempo e desviar de balas. Porém, devido a baixa relevância do jogo, muitos dão o crédito dessa inovação para Max Payne.

2. Primeiro jogo em terceira pessoa com mecânica de cobertura

1823886-winback_image1

Essa mecânica de jogo virou tão fundamental hoje em dia que qualquer jogo em terceira pessoa que envolva algum tipo de tiro ou combate e que não te dê a possibilidade de se esconder atrás de uma parede ou muretinha é praticamente injogável. GTA V, Uncharted, Metal Gear Solid, Max Payne. Todos esses contam com essa opção que foi introduzida com Gears of Wars né? Não. Quem na verdade veio com essa ideia primeiro foi Winback, lá em 99. O jogo foi até citado por Cliff Bleszinski, criador da famosa trilogia da Epic Games, como uma das inspirações para o shooter.

PUBLICIDADE

3. Primeiro jogo com a seta de orientação

258291

Não é tão comum esse tipo de truque hoje em dia, mas ainda é possível encontrar aquela seta indicando o caminho. Alguns jogos dão algum tipo de ênfase, como forçar o personagem a olhar para alguma porta ou colocam o nosso companheiro parado ao lado do corredor certo, mas dependendo do gênero é normal ver uma seta indicando o caminho. Principalmente os de corrida em ruas abertas, para mostrar onde se deve fazer a curva. E quem foi que bolou esse truque primeiro? A SEGA com Crazy Taxi em 99 (ano cheio de inovações né?), conforme podemos ver na imagem acima. Inclusive, eles foram lá e patentearam essa ideia.

PUBLICIDADE

4. Primeiro jogo com regeneração de vida

Hydlide_-_1985_-_T-E_Soft

O que praticamente virou regra na maioria dos jogos atuais foi introduzido numa época em que a regra era ter uma barra de vida. Lá no longínquo 84, quando o Eric tinha só 15 anos, Hydlide apareceu e deu aos jogadores a opção de ficar parado para recuperar a vida. Tá certo que a barra de vida ainda existia nesse jogo, mas ele pavimentou o caminho pra milhares de títulos que viriam a seguir que usariam essa técnica, seja com barra de HP ou sem.

PUBLICIDADE

5. Primeiro jogo com regeneração de escudos

image_136491_thumb_wide940

Uma alternativa ao uso da regeneração da vida é ter um escudo que aguenta algumas porradas antes de começar a efetivamente perder pontos do HP do personagem, como por exemplo é possível ver (ou ouvir) em Halo. Star Luster, da Namco, foi o primeiro jogo com essa proteção extra, isso em 85, quando foi lançado. O jogo chegou a pintar no Virtual Console do Wii em 2008.

PUBLICIDADE

E por hoje é só amigos. Chegamos ao final de mais um capítulo da série dos “firsts” da indústria. O que acharam? Por acaso teve algum item que vocês tinham certeza que era uma coisa mas era na verdade outra? Acharam que tinha alguma coisa errada? Comentem abaixo. Abraço!

PUBLICIDADE

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Leonardo Koakowski
Leonardo Koakowskihttp://criticalhits.com.br
Sonysta, Sommelier de Destiny e Cyber Atleta de final de semana de Rocket League