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Os primeiros casos de “First” na história dos jogos – parte 2

Bom dia meus queridos leitores em  mais esse dia muito frio aqui em Porto Alegre. Hoje retornamos com a segunda parte desse nosso artigo que trata dos primeiros casos de muitas coisas na indústria dos vídeo games. A primeira parte pode ser conferida aqui, por quem assim quiser.

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De qualquer forma, hoje traremos mais cinco itens que iniciaram tendências, gêneros ou simplesmente chegaram antes do que os outros em alguns lugares. Como eu havia dito no primeiro artigo, a indústria dos vídeo games é uma das maiores do mundo hoje em dia, então é legal ter uma noção sobre onde e quando algumas coisas começaram.

Uma boa leitura!

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1. Primeiro jogo a se tornar um filme de grande escala

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Não sei vocês, mas eu tenho arrepios toda vez que ouço que um filme está sendo feito baseado em alguma franquia de jogo. Afinal, raríssimos são os casos em que o resultado é bom. Para o futuro, podemos esperar adaptações de Assassin’s Creed, The Last of Us, Splinter Cell e talvez até mesmo Uncharted. Porém, onde será que isso começou?

Bom, tudo começou em 1993, ano abençoado onde a terra não somente recebeu pela primeira vez a minha presença em Fevereiro, mas também o filme Super Mario Bros. em Dezembro, estrelando John Leguizamo e Bob Hoskins. Baseado, obviamente, na franquia da Nintendo, não se pode dizer que o filme foi um sucesso. Atualmente com uma note de 4/10 no IMDB, o filme não iniciou bem essa tendência.

2. Primeiro console de 8 bits

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 Muitos, inclusive eu, diriam que o primeiro console de 8 bits a ser lançado foi o ótimo NES em 83, porém não é exatamente assim. Na verdade, o sistema da Nintendo divide essa posição com o SG-1000, que foi lançado exatamente no mesmo dia. Porém, o console da Sega não teve o mesmo sucesso que o NES, que dominou completamente o mercado mundial.

3. Primeiro FPS em 3D

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Wolfenstein 3D popularizou e estabeleceu o gênero como um dos principais da indústria dos jogos quando foi lançado em 92 pela id software. Mas, alguns meses antes, a mesma id software criou a base para o jogo com o lançamento de Catacomb 3-D, que foi de fato o primeiro shooter em 3D.

No jogo, os jogadores devem resgatar um amigo chamado Grelminar (belo nome) de Nemesis, o inimigo que está escondido nas profundezas das catacumbas do Cemitério Towne. Apesar de não ter um tema militar, como a maioria dos FPS’s, o jogo conta com diversas tecnologias e técnicas que mais tarde seriam usadas no gênero.

4. Primeiro jogo de simulação humana

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O gênero, hoje praticamente dominado unicamente por The Sims, começou em 85 quando a Activision lançou Little Computer People. Além de ser pioneiro no estilo, o jogo também afetou muitos outros títulos posteriores a ele, muito por causa da autonomia que os personagens tinham, algo que não era muito comum.

Na época, a maioria dos personagens eram muito rígidos e presos ao script, com pouca “vontade própria”, algo que mudou com Little Computer People. Talvez a Inteligência Artificial encontrada hoje nos jogos não tivesse evoluído no ritmo que evoluiu caso o jogo da Activision não existisse.

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5. Primeira plataforma online de jogos

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Já em 85, de alguma forma, o Commodore 64 conseguiu criar uma plataforma que basicamente incluía vários elementos que hoje estão presentes nas amadas PSN e Xbox Live. Chamado Quantum Link, ou Q-Link para os íntimos, o serviço permitia chat online, email e possuía uma grande biblioteca de jogos que podiam ser comprados diretamente pela plataforma e então jogados com outros jogadores.

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E por hoje é só amigos. Chegamos ao final da série dos “firsts” da indústria. O que acharam? Por acaso teve algum item que vocês tinham certeza que era uma coisa mas era na verdade outra? Acharam que tinha alguma coisa errada? Comentem abaixo o que vocês pensaram. Abraço!

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Leonardo Koakowski
Leonardo Koakowskihttp://criticalhits.com.br
Sonysta, Sommelier de Destiny e Cyber Atleta de final de semana de Rocket League