Por ser considerado uma lenda no cenário de Counter-Strike mundial, fica até difícil selecionar os melhores momentos da carreira de FalleN. No entanto, o jogador teve alguns destaques profissionais que merecem ser lembrados e citados como forma de inspiração. Saiba mais sobre a trajetória do “Professor” a seguir.
Os melhores momentos da carreira de FalleN
Início no CS:GO
FalleN começou a jogar CS através de seu irmão. Aos 12 anos de idade, ele entrou para o time Soldiers Of Fire, participando de campeonatos locais. Dois anos depois, em 2007, FalleN se juntou à Crashers e, posteriormente, passou pela vsONE, equipe que ficou em primeiro lugar nos campeonatos Quest Cup e Liga Monkey.
Em 2009, foi convidado para se juntar ao time da FireGamers, que fez parte de um dos melhores momentos da carreira de FalleN. Com a equipe, o AWPer chegou às finais do campeonato WCG Brasil, onde venceu a Made in Brazil após passar pelo bracket inferior. A vitória ainda garantiu a vaga para a World Cyber Games do mesmo ano, que aconteceria na China.
Na FireGamers (que se tornou Complexity, posteriormente), FalleN também disputou os campeonatos ESWC, WCG e o IEM, onde foi campeão durante a quinta temporada da American Championship Finals.
Nessa época, seus companheiros de time eram Renato “nak” Nakano, Lincoln “fnx” Lau, Arthur “prd” Resende e Bruno Ono.
Passagem pelo CrossFire
Em meados de 2012, o Counter-Strike passou por uma transição, já que a Valve, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo, lançou o CS:GO. Este novo FPS trouxe várias mudanças quando comparado à versão 1.6 de seu antecessor, já que aprimorava diversas funções e propriedades do game.
Entretanto, os campeonatos de CS diminuíram nessa época, o que afetou o cenário profissional. Com isso, FalleN buscou se reinventar e apostou em outro jogo, o CrossFire, para seguir carreira. Ele entrou para a paiN Gaming em 2013, onde venceu a BGL Arena, que garantiu a vaga para a CFStars em 2014, na China, além de também ter saído vitorioso em outras competições locais com a equipe.
Retorno ao CS:GO
Depois de alguns meses, o universo competitivo de CS:GO voltou aos holofotes. FalleN, que sempre teve uma paixão pelo jogo, retornou para o cenário através da playArt, onde teve uma curta passagem. No entanto, não demorou muito para que ele se unisse à KabuM.FPS, que foi fundida com a ProGaming.TD, e fazer história.
Nessa época, FalleN voltou a jogar com fnx. Ao lado de Fernando “fer” Alvarenga, Lucas “Lucas1” Teles e Henrique “Hen1” Teles, o jogador retornou para os principais campeonatos de CS:GO do mundo, como a ESWC em 2014. Posteriormente, os jogadores Caio “zqk” Fonseca, Ricardo “boltz” Prass e Lucas “steel” Lopes passaram a integrar o time da KabuM!.
O desempenho da equipe nos torneios mundiais chamou tanto a atenção do público que os fãs custearam a ida dos atletas ao ESL One Katowice, em 2015, depois que o time foi convidado a participar da fase qualificatória. Na época, os players fizeram lives diárias para arrecadar o dinheiro necessário para a viagem que precisariam realizar para o torneio. No final, a equipe venceu o campeonato e carimbou uma vaga para o Major.
O Major
Após uma rápida passagem pela Keyd Stars, FalleN e seus companheiros de equipe da KabuM! entram para a Luminosity Gaming. O time foi reestruturado e ganhou uma nova formação para o Major, com fnx, fer, FalleN e os “novatos” Marcelo “coldzera” e Epitácio “TACO”. Estes cinco atletas chegaram à final da MLG Columbus, em 2016, e venceram a adversária Natus Vincere por 2 a 0, conquistando o primeiro título mundial de CS:GO da história do Brasil.
Este, com certeza, foi um dos melhores momentos da carreira de FalleN. Porém, o sucesso não parou por aí: no mesmo ano, agora representando a SK Gaming, FalleN foi campeão da ESL One: Cologne, conquistando o segundo Major de sua carreira, com um único mapa perdido em todo o campeonato.
Ainda em 2016, FalleN foi considerado o segundo melhor jogador do mundo pela HLTV.
Imperial e Last Dance
Em 2018, FalleN foi para a MIBR, considerada a melhor equipe de CS:GO do mundo. No entanto, o player deixou a organização após cerca de dois anos, por não concordar com o afastamento de TACO, fer e o técnico Ricardo “dead” Sinigaglia. Depois de uma rápida passagem pela Team Liquid, FalleN anunciou o Last Dance, que tinha como objetivo resgatar a conexão com a torcida que acompanhava o cenário de CS:GO no Brasil e no mundo.
O Last Dance também ficou marcado como um dos melhores momentos da carreira de FalleN. Além dele, a equipe do projeto seria montada por fer, fnx, boltz e Vinicius “VINI” Figueiredo. Em fevereiro de 2022, foi anunciada a compra do time pela Imperial Esports.
Apesar de terem feito uma boa performance na etapa qualificatória, que rendeu muitas apostas para fãs de e-sports, a Imperial terminou o IEM Major Rio na 23ª/24ª colocação, junto com a 00 Nation.
Criação da Gamers Club
Além da carreira como jogador profissional, FalleN também ficou conhecido por investir no cenário brasileiro de games.
FalleN começou a dar aulas de CS:GO em 2012, pela internet. Este foi o ponto de partida para a criação da Games Academy, plataforma que buscava formar profissionais de CS e promover campeonatos com atletas em ascensão. O sucesso do projeto foi tanto que, em 2016, FalleN se uniu a alguns empresários e ajudou a criar a Gamers Club, hoje considerada a maior plataforma de CS:GO da América Latina.