PUBLICIDADE
InícioArtigosO Steam Greenlight vai matar o mercado de jogos no PC

O Steam Greenlight vai matar o mercado de jogos no PC

Fala, galera, tudo bom com vocês? Quem aí andou acessando o Steam ultimamente? Todo mundo, não é? Então, hoje eu vou falar mal do Steam. Calma, não da maneira como você está imaginando, solta essas pedras e lê primeiro o que eu tenho a dizer, depois você pode atira-las. Vamos lá?

PUBLICIDADE

Bom, voltando à pergunta: quem acessou o Steam ultimamente? Faz algum tempo, a Valve começou um programa cuja ideia era muito legal, o Steam Greenlight, que planejava trazer jogos indie ao Steam e desburocratizar o serviço. De fato, o serviço tinha uma ideia inicial muito boa, onde jogos votados pela comunidade gamer chegassem ao Steam e o produtor do jogo nesse processo deixasse de ter que comer pão com patê todos os dias e passasse a ganhar dinheiro de verdade. Tá, e qual o problema disso?

O problema nisso é que a Valve desburocratizou totalmente o Steam Greenlight, e começaram a surgir coisas como isso:

PUBLICIDADE

ss+(2014-08-08+at+01.20.36)

E isso:

ss+(2014-08-08+at+01.25.00)

E mais uma série de projetos como os citados acima. Mas se fosse só isso, não seria problema, afinal, esses jogos nunca vão ser lançados mesmo, não é? Maravilha, então qual o problema do Steam Greenlight? São os jogos que estão sendo lançados. Você já prestou atenção na mudança que a Valve fez na página inicial:

ss+(2014-08-08+at+01.28.23)

Antigamente, o Steam já abria na aba “Lançamentos”, para sabermos que jogos interessantes estavam saindo. O problema é que tem saído tanto jogo ultimamente, e tanto jogo ruim, que se clicarmos ali, é difícil de encontrarmos algum jogo que realmente interessa. O culpado disso? As levas de 50~75 jogos aprovados por vez no Greenlight.

PUBLICIDADE

Recentemente, nós postamos uma notícia aqui que apontava que mais jogos já haviam sido lançados em 2014 do que no ano inteiro de 2013, e olha que 2013 foi um ano bem movimentado. Para tentar resolver esse problema, a Valve tem tentado fazer a própria comunidade decidir o que vale a pena ser jogado, com um sistema de Tags e de reviews dos usuários, ao invés de fechar a porteira para os desenvolvedores, mas mesmo assim, ainda há muito lixo escondendo os bons jogos de verdade.

E qual o problema disso? Os jogos bons acabam não sendo divulgados como seriam antigamente. No fim das contas, o que vai acabar acontecendo é a Steam virando uma Google Play ou AppStore da vida, onde qualquer um entra, mas poucos acabam ganhando dinheiro de verdade.

Isso vai acabar afastando os desenvolvedores do PC, assim como está fazendo uma série de desenvolvedores migrar da AppStore e do Google Play para o PC, pois lá o mercado está extremamente saturado. Por que? Porque não há controle de qualidade.

PUBLICIDADE

Eu sinceramente prefiro jogar em consoles, e acho que isso pode acabar sendo uma reviravolta nova no mercado a favor deles. Sony, Nintendo e Microsoft têm algum controle de qualidade e de exigência antes que um jogo seja lançado em suas respectivas plataformas. No PC, o negócio é diferente, cada um lança o que quer, independente da qualidade, independente do Acesso Antecipado chegar a produzir algum resultado,e chegar a entregar um produto que os jogadores realmente aproveitem.

Eu não estou querendo usar a palavra “crise” no mercado de jogos ainda, mas, para mim, é isso o que a Valve está criando. Vai chegar um momento em que ninguém consegue achar indies bons no Steam exceto os medalhões conhecidos (os Minecrafts e Terrarias da vida) e uma porrada de gente com bons jogos vai acabar quebrando. Sabe quem perde com isso? Nós, pois ou nós não vamos encontrar os bons jogos no Steam ou eles simplesmente não vão ser mais lançados, porque lançar jogo para PC vai acabar parando de dar dinheiro dessa forma.

Eu não sei bem uma solução para esse problema, mas se fosse para pelo menos mitiga-lo de alguma forma, eu acho que o primeiro passo seria exigir que um jogo que fosse para o Steam Greenlight tivesse pelo menos uma demonstração publicada, e que o jogador que fosse votar no jogo tivesse que joga-lo antes de mais nada, como no sistema de votação do iOS e do Android.

PUBLICIDADE

Outra solução seria ler o Critical Hits! Afinal de contas, nós também cobrimos o mercado indie ao máximo que podemos, tentando dar as dicas aos leitores de quais jogos valem realmente o seu dinheiro.

Não achem que eu estou falando que o Steam inteiro está errado, apenas esse “liberou geral” dos desenvolvedores que eu acho que não pode ser a ideia mais inteligente do mundo para o mercado de jogos. Pode ser que eu esteja errado, mas anda difícil de achar os novos Super Meat Boys e Bastion no meio de tanto jogo que eu nunca sequer ouvi falar.

PUBLICIDADE

13 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.