PUBLICIDADE
InícioArtigosO significado dos nomes dos consoles - Parte 1

O significado dos nomes dos consoles – Parte 1

Vocês já pensaram por que o PlayStation tem esse nome? Eu já, mas sempre acabei deixando de lado esse tipo de pensamento toda vez que o tive simplesmente por preguiça de procurar a respeito. Dessa vez, porém, eu resolvi começar uma série aqui no Critical Hits quando a dúvida surgiu. Por que o nome dos videogames é assim? Vamos descobrir juntos hoje na primeira parte da série.

PUBLICIDADE

1. Sega Genesis

Sega-Genesis

PUBLICIDADE

O Sega Genesis (conhecido por essas bandas como Mega Drive) não ganhou esse nome apenas nos EUA e no Canadá devido ao fato do nome Mega Drive já estar registrado por outra companhia. A solução então foi escolher outro nome e o eleito foi Genesis, que assim como o livro da Bíblia com esse nome, pretendia trazer uma nova era, mas nesse caso aos videogames.

2. Atari

atari

O Atari foi um dos maiores videogames da história, mas alguém aí sabe o que diabos Atari quer dizer? Bom, eu tive que procurar um pouco antes de encontrar o significado do nome desse videogame, mas segundo pesquisas, Atari quer dizer “acerte o alvo” em japonês que, forçando um pouco a barra, é relacionado com videogames.

3. NES

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

PUBLICIDADE

O NES, ou Nintendinho como é conhecido por essas bandas, é uma sigla que quer dizer Nintendo Entretainment System, ou Sistema de Entretenimento da Nintendo. Esse nome foi escolhido devido à crise que o mercado de videogames enfrentou entre o final de 1983 e 1985, quando as receitas do mercado caíram em cerca de 95%.

Logo após a crise, era difícil convencer varejistas a colocarem videogames à venda, pois eles simplesmente ficavam encalhados, então a estratégia da Nintendo foi de chamar o videogame de outra coisa, um sistema de entretenimento. No fim das contas, os varejistas acabaram colocando o NES à venda, o que ajudou a oxigenar o mercado e a reverter a crise.

4. Xbox

PUBLICIDADE

xbox

O Xbox foi concebido pela Microsoft como um console que rodaria jogos com os efeitos do programa de aceleração de gráficos deles para Windows, o Directx. Como um videogame não é nada mais do que uma caixa, por que não chamar o nosso novo produto de Directx Box de uma vez? Esse deve ter sido o pensamento dentro da sala de reuniões que concebeu o Xbox, mas daí algum outro chato disse que esse nome era grande demais e acabou ficando no Xbox que conhecemos hoje. Enfim, o X vem de Directx mesmo.

5. NEOGEO

PUBLICIDADE

neo-geo

Mais um videogame que teve como significado do nome um “novo começo”, principalmente devido à sua capacidade gráfica. Como vocês devem lembrar, ou talvez não, o NeoGeo era conhecido pelos ports de arcade praticamente perfeitos, apesar de cada jogo, assim como o videogame, custarem quase o mesmo preço duma máquina de fliperama. Enfim, de fato foi um novo começo, cheio de jogos de qualidade, pena que teve um fim.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.