O passado de 5 grandes empresas de desenvolvimento de games

Você já se perguntou, caro leitor e gamer, o que as empresas faziam antes de conseguir chegar até seus aclamados títulos AAA? Ninguém começa grande, a não ser que se tenha um grande investidor, ou seja um desmembramento de uma outra grande empresa, mas casos a parte, grande parte das atuais gigantes do desenvolvimento de jogos, começaram com algo e em algum lugar.

Hoje, nós do Critical Hits juntamos algumas dessas empresas e pesquisamos até o inicio da historia delas, quando elas ainda eram meras empresas de garagem. Talvez você conheça alguns desses jogos, talvez não.

De qualquer forma, boa leitura!

Sucker Punch Entertaiment – Rocket: Robot on Wheels

Enquanto Infamous: Second Son fez as vendas de PS4 darem um belo salto, mal sabem muitos desses compradores que a Sucker Punch antes dessa franquia, e até bem antes mesmo de Sly Cooper, a empresa fazia jogos de N64.

No fim do ano de 1999 a empresa, ainda pequenina lançou esse jogo de plataforma similar com a jogabilidade de Super Mario 64 e Banjo Kazooie. O jogo continha bonitos e coloridos gráficos e acompanhava um simpático robô. Na época, o título foi muito bem recebido, e tinha um cartucho de cor vermelha.

Bungie – Oni

Esse eu mesmo cheguei a jogar algumas horas.

A conhecida desenvolvedora de Halo e do promissor MMORPG Destiny, há muito tempo atrás criou esse pouco conhecido jogo para PC e o início da era PS2. Desenvolvido pela Bungie West em parceria com a Rockstar Toronto, o jogo trazia um futurístico shooter em terceira pessoa com largas áreas de combates, movimentos frenéticos e muita matança.

O jogo era bem divertido e possuía movimentos muito legais e realistas para a tecnologia da época, mas não foi lá tão bem aceito pela comunidade gamer da época, mas ainda assim vale a chance. O game ainda é oferecido em Bundles genéricos.

Vale a compra!

Rockstar North – Space Station: Silicon Valey

Antigamente, existia uma empresa chamada DMA Design, que por acaso na época começou a trabalhar em um pequeno jogo chamado GTA II, ao mesmo tempo que começou a querer mudar o nome da empresa para a grande Rockstar North.

Mas um pouco antes disso, essa  tal DMA já fez jogos para N64 (é um inicio pra muitas empresas bem sucedidas, hein), e o primeiro deles foi o Space Station: Silicon Valley. O jogo era extremamente divertido e inteligente. No game você é um… microchip (isso mesmo, um aparelho eletrônico inanimado) que para sobreviver deve se “apoderar” de animais robóticos, ao qual cada um tem uma habilidade diferente, a fim de resolver os puzzles da fase, ou então derrotar os inimigos.

Não era lá um GTA V, mas nos velhos tempos, mandava muito bem para nos entreter nos dias sem escola.

From Software – The Adventures of Cookie and Cream

Antes de você, caro gamer arrancar os cabelos da cabeça e do saco tentando virar Dark Souls e Demon’s Souls, você já podia fazer essa mesma coisa com outro jogo da mesma empresa, sem sequer saber disso.

Lançado em 2000 no Japão, e em 2001 no ocidente, o jogo trazia dois coelhos correndo cada um de um lado da tela, e para poder seguir no game, era necessário a ação de cada um a fim de resolver os puzzles e prosseguir. Detalhe, você jogava com ambos ao mesmo tempo, cada um com um direcional diferente…. era de deixar vesgo.

Bom, ambos títulos não absolutamente nada com o outro, a não ser a desenvolvedora e que você vai morrer muito, e arrancar muitos cabelos até o fim.

Crystal Dynamics – Whiplash

Antes de trabalhar em uma cacetada de jogos da Lara Croft, e depois de trabalhar em Blood Omen e Legacy of Kain, essa empresa produziu um curioso jogo, lá em 2003 que não teve seu merecido destaque.

Whiplash traz ao jogador uma doninha raivosa que foi acorrentada a um sarcástico coelho que precisam, juntos por falta de opção, fugir de uma instalação de testes em animais. O jogo era estilo cooperativo, e era necessário abusar das habilidades de cada uma dos pobres bichos. Além de ter caprichados gráficos, o jogo era muito divertido e trazia algumas boas horas de diversão, com uma excelente pitada de bom humor.

Uma pena muita gente não ter jogado.

E assim encerramos a nossa lista, e se você jogou um dos títulos acima, vá aí abaixo e nos conte sua experiência.

Até a próxima!