O guia de sobrevivência de um gamer que nasceu na década de 80

Não sei quantos anos você tem, eu tenho 28 e continuo jogando vídeo game. Talvez você ache que já tenha passado da idade para isso – e com certeza na minha época dourada, mais conhecida como “adolescência com tardes livres”, eu iria concordar você.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Para entender, vamos voltar à minha adolescência… Agora, imagine uma névoa que está te levando para os anos 90.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Pronto, chegamos! Nessa época, quando eu estava jogando qualquer jogo, geralmente encontrava pessoas mais velhas do que eu (entenda isso como caras de no máximo 20 anos). E quando isso acontecia, não entendia como era possível, e pensava: “esse cara não deveria estar trabalhando? Sustentando uma família? Fazendo qualquer outra coisa ao invés de estar aqui?” Mas, longe de saber que o meu “eu do passado” acabaria se transformando em um desses “velhos dos jogos”. E que por conta própria eu descobriria como é possível sobreviver à vida adulta e ainda conseguir manter a jogatina em dia.

PUBLICIDADE

Sim, não é fácil, mas é possível. Vou contar meu “segredo” para não deixar de lado aquilo que faço de melhor: jogar vídeo game.

press-start

Escolha os jogos certos

Isto é essencial para quem quer aproveitar o tempo da melhor forma possível. Por exemplo, você nunca deve escolher um Skyrim da vida se tiver apenas 30 minutos para jogar, isso é gastar um tempo valioso. E se acostume, tem dia que você vai ter esse tempo ou menos para jogar, nesse caso, recomendo jogos mais casuais – e não me venha com Final Fantasy, nem Battlefields da vida. Escolha o jogo que você consiga se dedicar naquele momento, nada que exija uma jogatina futura, pois você nunca saberá quando vai poder retornar a ele, fazendo com que aconteça o efeito “como eu vim parar aqui?” e terá que recomeçá-lo.

Organize seus horários

Esta regra está ligada diretamente à anterior. Pois é, quem iria imaginar que teria que marcar horário para poder jogar. Mas calma, não é nada absurdo. Tenho compromissos, não tem como fugir; então, entre um e outro, me permito jogar – viu porque você deve escolher sabiamente seus jogos? Naturalmente que isso é uma regra que vigora mais durante a semana.

Celular é como um vídeo game coringa

xperia-play

Ao contrário de muita gente, considero o meu celular uma opção para jogos. Pois, é graças a ele que consigo jogar na correria do dia a dia. E não tem como ficar andando com um PSP ou DS por aí. Por isso, enquanto vou ao trabalho de ônibus ou estou esperando em algum lugar, aproveito o celular que já me acompanha durante todo o dia para transformá-lo em um vídeo game portátil.

Namorada parceira

namorada-jogo

Isto facilita muito a vida. Quando divide o pouco tempo que sobra com uma namorada que te entende e gosta de jogar tanto quanto você (que é meu caso): sorte grande! É um tempo a mais de jogatina, conseguindo passar o tempo com a pessoa que você gosta e ainda, de quebra, conquista alguns trophies.

Tenha paciência

Sabe aquele cálculo que fazem para saber a idade do cachorro em “anos de gente”? É o mesmo processo que faço em relação ao tempo que vou demorar para zerar um jogo comparado ao pessoal mais novo. Ou seja, não adianta você querer ser afobado, esqueça a ideia em ser um dos primeiros a ver o final de um jogo lançamento, pois isso não vai acontecer. Eu praticamente degusto cada momento jogado, pois nunca sei quando poderei voltar.

Domingo vale pela semana

sonic

É o meu dia favorito pelo simples fato de ser o dia oficial do “jogue o quanto puder”. É nele que geralmente você vai conseguir, de fato, jogar só se preocupando com uma coisa: o almoço. Aproveite este dia para compensar o que a semana não te deixou fazer. Domingo é o dia de explorar dugeons, entrar nos campos de batalha e se sentir um pouco mais novo.

E vocês? O que fazem para garantir ou aproveitar melhor o tempo para jogar? Têm alguma técnica? Contem-me, e quem sabe eu consiga garantir mais um pouco de tempo jogando.