O Brasil está na moda após o sucesso dos Jogos Olímpicos. Nossa moda, cultura e belezas naturais têm invadido o mundo e levado alguns conceitos através do cinema, artes e música. O que muita gente não sabe, é que o país já está em evidência há algum tempo no mundo dos games, com jogos que mostram aspectos culturais do nosso país, com cenários inspirados nas praias, festas populares e ruas da cidade.
Muitas dessas ruas figuram entre as mais famosas e caras do Brasil, visto em sites como o www.agenteimovel.com.br. Dos jogos que citamos, alguns são bem realistas, trazendo a visão de apartamentos de luxo ou casas localizadas em bairros menos nobres.
Acontece que, por serem feitos fora do país, muitos ainda trazem algumas visões erradas sobre nossa cultura. Vamos dar uma olhada em alguns deles:
Call of Duty: Modern Warfare 2
Desenvolvido pela Infinity Ward, traz um grupo cuja missão é defender os Estados Unidos dos russos. Para isso eles partem para locais como Sibéria, Afeganistão e o Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, os jogadores terão a oportunidade de entrar em favelas atrás de um contrabandista. Os detalhes visuais chamam bastante a atenção pelo seu realismo.
Driver 2
Driver 2 é um jogo de carros ambientado em cidades como Chicago, Havana e Las Vegas. No Brasil é possível visitar alguns dos cartões postais mais conhecidos da Cidade Maravilhosa como o Cristo Redentor e o Maracanã.
Samba de Amigo
Lançado em 1999 pela Sega Dreamcast, foi criada por japoneses. Com o visual super colorido, traz algumas confusões sobre nossa cultura, confundindo alguns ritmos que não são tipicamente brasileiros, como o mambo. Os instrumentos musicais servem de controle para até dois jogadores ao mesmo tempo.
Street Fighter
Aqui outro jogo que traz alguns estereótipos sobre o nosso país. Nele é possível ver passistas em trajes carnavalescos minúsculos e que aparentemente não sabem sambar. O Cristo Redentor foi substituído por uma taça do mundo, reforçando a visão do carnaval e do futebol. Outros cenários apresentados são São Paulo, Santos e a Floresta Amazônica.
Counter-Strike
O Rio de Janeiro também é o cenário para o game de tiro, em ambientes criados pelos próprios jogadores. Nele é possível ir em busca de terroristas em locais da cidade e também desarmar bombas. Este jogo foi proibido exatamente pelo seu teor, já que especialistas entenderam que nele era possível aprender técnicas de guerra.
Max Payne 3
O jogo de tiro foi desenvolvido pela Rockstar Vancouver. Com ele será possível percorrer, através de Max Payne, a cidade de São Paulo. No jogo surgem imagens bem realistas de bairros nobres, com seus apartamentos de luxo e locais menos favorecidos. Também são mostrados aspectos sociais do Brasil como a luta de classes e a paixão pelo futebol.