Jogos muito bons que renderam pouco dinheiro para as produtoras

Fala, galera, tudo bom com vocês? Hoje eu resolvi pegar o artigo que o João Victor fez nessa semana e invertê-lo: jogos que foram sucesso de crítica, mas que não venderam quase nada, o que é uma pena, pois muitos deles não ganharam sequência e provavelmente só ganharão alguma expansão ou algo do tipo daqui uns bons anos. Prontos para eles?

5. Trauma Center: Under the Knife 2

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Trauma Center: Under the Knife foi um dos hits surpresa mais bem aceitos do Nintendo DS. O joguinho de cirurgião onde você operava as pessoas com a stylus era bem simpático e bem desafiante também. A ideia do jogo era simples: você é um cirurgião que tem que costurar pessoas, drenar coisas, puxar outras coisas, enfim, mais ou menos o que um médico costuma fazer nas salas de operação.

Depois desse jogo, veio a versão de Wii, com uma história melhorada, melhores gráficos, mais desafios etc. Todo mundo gostou dela e ela também vendeu muito bem. Eis que chega a segunda versão do jogo para o DS com tudo melhor, gráficos melhores, história mais interessante, novos desafios de gameplay e… o total desprezo dos fãs.

Confiram as vendas da série abaixo no VG Chartz para entender o que eu quis dizer:

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4. Madworld

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Madworld era exatamente o que os jogadores de Wii estavam pedindo: um jogo “hardcore”, ou seja, com sangue, tripas, ação, tiros, bundas etc e foi isso o que a SEGA deu a eles. O resultado? O jogo foi ignorado completamente e teve várias reduções de preço logo após o seu lançamento, o que comeu bonito o lucro que a SEGA teria em cima dele.

No fim das contas, o jogo não vendeu tão mal assim, 700 mi cópias não é nada horrível, mas se esperava mais tendo em vista a quantidade de Wiis que foram pedidos e a escassez de jogos do gênero para ele.

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3. Call of Juarez

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Tá aí um jogo que eu não entendi até agora como ganhou uma sequência, aliás, várias sequências. Eu lembro de ter tentado jogar por 15 minutos e não ter conseguido (mas isso é problema meu, eu dificilmente continuo jogando algo se não me interessou nesses primeiros minutos), mas parece que e fui um dos poucos a conseguir isso, pois Call of Juarez vendeu ao todo 180 mil cópias.

Tá certo que os jogos seguintes se saíram bem melhor, mas ainda assim, essa série vai completamente contra a tendência atual onde você vende 3 milhões de cópias, é considerado um fracasso e tem sua série colocada na geladeira.

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2. Enslaved: Journey to West

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Enslaved é um jogo que eu realmente não entendo como não se saiu melhor. Ele é lindo, tem um gameplay muito divertido, cheio de desafios e uma história bem legal. O jogo realmente tinha tudo para se sair bem e um ou dois meses depois do lançamento já estava custando US$ 20,00. Ainda é possível encontrá-lo em promoção nas lojas americanas “de barbada” e provavelmente é por isso que o jogo está quase tocando no milhão de cópias vendidas, mas do ponto de vista comercial, ele foi uma bela decepção.

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1. Vagrant Story

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Vocês sabem quantos jogos receberam um 40 da Famitsu, uma das revistas de videogame mais conceituadas da história? Bem poucos. Vagrant Story é um deles. Só isso já deveria colocar o jogo num patamar de vendas de Final Fantasy (lá pelos 4 ou 5 milhões de vendas). Sabe quanto o jogo de fato vendeu? Menos de 900 mil cópias.

Vagrant Story é um jogo muito divertido de PlayStation 1 onde você é um Riskbreaker, guerreiro que tem poderes especiais e que acaba sendo culpado pela morte de um Duke. O jogo conta com um sistema inovador de combate onde você escolhe qual parte do inimigo quer atacar e, baseado nisso, ele pode ir perdendo agilidade ou sofrendo mais dano. Soma-se a isso, um sistema de criar armas à partir dos pedaços de outra e temos profundidade pra cacete. Ah, e o jogo era todo em 3D, algo bem difícil de se fazer no PlayStation.

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Que outros jogos vocês adicionariam a essa lista?

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.