A morte do ex-premiê japonês Shinzo Abe foi confirmada nesta sexta feira e junto com ela veio uma repercussão inesperada, já que fake news envolvendo Hideo Kojima circularam a internet inteira, acusando ele de ser o assassino do ex-premiê.
Hideo Kojima é alvo de fake news envolvendo a morte de Shinzo Abe
Tudo começou com mensagens dentro do Twtter e 4chan, que estavam usando imagens do Kojima para comparar ele com o assassino, um comediante francês fez piada com o absurdo da comparação.
Mas isso acabou chegando nas mãos de Damien Rieu, militante do Movimento Identitário de extrema-direita que se popularizou na França após a o fim da Segunda Guerra Mundial e após isso se espalhou até jornalistas que não confirmaram as fontes da situação.
Um canal de TV grego fez uma reportagem com a troca de mensagens falsas como base, mas ela já foi retirada do ar. Aqui no Brasil a Fake News chegou entre os grupos de extrema direita também:
Shinzo Abe foi alvejado nas costas por dois disparos, que teriam saído de uma arma de fogo de fabricação caseira, enquanto discursava na cidade de Nara, na região oeste do Japão. a KOJIMA PRODUCTIONS se pronunciou sobre as notícias falsas e falou que tomaria as precauções legais para punir quem começou com isso:
Confira também:
- Kojima declara que “ainda mantém um ótimo relacionamento” com a Sony após anúncio de parceria com a Microsoft
- Hideo Kojima anuncia parceria com Xbox Game Studios
- Hideo Kojima pode estar trabalhando em um novo jogo de terror