A Summer Monster Sale da Steam está finalmente valendo, temos descontos sensacionais e outros nem tanto, mas não é porque os jogos estão em desconto que você tem que sair comprando adoidado tudo o que vê pela frente, afinal, um dia o dinheiro acaba e você pode acabar com um monte de lixo na sua biblioteca que provavelmente nunca vai jogar.
Foi pensando nisso que o Critical Hits fez um guia para que você aproveite ao máximo essa sale e se prepare para a próxima da melhor maneira possível, para que no fim dela você possa sorrir ao olhar a sua biblioteca e não se sentir um maldito comprador impulsivo. Caso você queira se sentir assim, siga os passos a seguir:
Faça um planejamento
Esse tópico é tão óbvio que nem deveria estar aqui, mas por incrível que pareça tem gente que não se planeja nem um pouco para um evento como a Steam Sale. A não ser que você seja como o Tico que é sustentado pelo tráfico de drogas, seu dinheiro provavelmente tem fim, e você não dispõe de tudo que você tem apenas para joguinhos, afinal, além de jogar nós vivemos (jogando, mas vivemos). Uma das regras básicas para um planejamento é juntar dinheiro, por isso junte durante alguns meses antes da sale uns trocadinhos e tenha em mente o valor máximo que você pretende gastar em jogos.
Outro ponto importante é a lista de desejos. Dê uma fuçada pela Steam antes da sale começar, leia análises, compare preços dos jogos e saiba se aquele jogo realmente lhe atrai. Caso a resposta seja positiva, deixe-o na sua lista de desejos junto com todos os jogos que te agradarem. Quando a sale começar, vá direto para lá e veja quais os jogos da sua wishlist estão em promoção, isso no final pode diminuir a sua insatisfação de ter comprado um jogo por impulso já que você já sabia algo sobre o jogo antes da sale e ficou interessado nele.
Use boletos
Você pode até comprar com cartão de crédito ou direto da sua carteira da Steam, mas lembre-se: Os descontos vêm e vão. É bem comum você comprar um jogo num dia que custa R$20,00 e no dia seguinte ele está lá por R$5,00 se esfregando na sua tela e jogando na sua cara quanto dinheiro você desperdiçou nele, pois acredite, 15 reais fazem uma grande diferença na sale. Considere que a temporada de promoções dura 10 dias, um boleto vence no quinto dia útil após a compra, assim, comprando com o boleto bancário você tem a opção de esperar o jogo baixar o preço e tem a certeza de que se ele não baixar você vai poder comprar o jogo pelo preço inicial da promoção e que caso ele baixe (provável que aconteça), você poderá fazer outra compra, desta vez por cartão ou carteira da Steam, e simplesmente jogar o boleto fora (jogue o boleto fora na lixeira do computador, ajude o meio ambiente).
Saque a nota fiscal do seu estado
Na maioria dos estados civilizados do Brasil temos as chamadas notas fiscais (Ex: Nota Fiscal Paulista) e elas funcionam da seguinte maneira: Em toda compra que fazemos informamos o nosso CPF e essa compra fica registrada no site do Ministério da Fazenda. As compras se acumulam e em algumas podemos resgatar um valor (bem pequeno) referente à elas. Caso você seja esperto, informe seu CPF em todas as compras e saque a nota fiscal somente nas vésperas das sales, você pode garantir no mínimo 1 jogo AAA durante a sale. Vale lembrar que a nota fiscal também tem sorteios e que sem fazer nada você pode ter mais dinheiro creditado no seu montante e assim, mais dinheiro para jogos.
Venda cartas
Caso você não saiba o que fazer com as cartinhas ganhas nos jogos na Steam, fique sabendo que você pode vende-las. Os valores variam dependendo da carta e do jogo, mas o fato é que se você acumular muitas e souber usar os recursos certos (recorrer ao mestre), você pode garantir mais um dinheirinho extra na sua carteira que lhe garantirão alguns indies ou jogos não tão conhecidos.
Dica bônus: use o Steam Idle Master. Aqui explicamos como usa-lo e obter todas as cartas que você tem direito.
Avoid the Indies
Sério, não gaste o seu dinheiro com jogos indie antigos ou que sejam considerados “comuns”. Eles geralmente estão ou estarão em algum bundle por aí e com o preço que você pagará por ele na sale você possivelmente compraria um bundle inteiro. Nem todos os jogos indie se encaixam nesse tópico, alguns tem mais peso, como Chroma Squad que além de só aparecer em um bundle daqui há um bom tempo, vale tanto quanto um jogo desenvolvido por uma grande produtora, mas evite comprar jogos indie que você nunca ouviu falar. Provavelmente é uma perda de tempo.
Peça reembolso de jogos não jogados
Caso você tenha comprado algum jogo antes dessa sale ou tenha apenas ignorado este guia e comprado um jogo tão bosta que não conseguiu joga-lo por mais de 2 horas e depois nunca mais tocá-lo, saiba que agora você pode pedir reembolso deste jogo. Ao pedir o seu dinheiro de volta você estará sujeito a uma avaliação da Steam que só te devolverá o jogo caso você tenha passado menos de 2 horas jogando e o tenha comprado há menos de 2 semanas. As regras do reembolso porém são um bagunça, então é bem provável que você seja reembolsado por um jogo que não se encaixa nos requisitos.
—
Seguindo todos esses passos, a garantia de uma boa compra e de bons jogos, além de pouco dinheiro gasto serão iminentes, portanto siga-os e boas compras.
Outra leitura sugerida são as 3 dias de como gastar o mínimo possível que o Eric fez há algum tempo. Elas continuam válidas.
Comments are closed.