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Games: Histórias, lendas e bizarrices – Parte 34: Good bye, so long, Flappy Bird

Olá amigos, conhecidos e haters.

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Continuando com a coluna pra ela voltar a ser semanal! Ou porque não que ela seja pelo menos duas vezes por semana, não?

E já sabe, se não me segue no twitter, siga(clica aqui). Não se inscreveu no meu canal ainda? Se inscreve! Hoje é mais um dia da minha coluna aqui e então vamos falar sobre coisas aleatórias ou bizarras do mundo dos games.

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Good bye, so long, Flappy Bird

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Cara… que é isso? Qual a necessidade disso?!

Se você não esteve escondido em alguma caverna nos últimos dias, sabe muito bem que o jogo que estava deixando muita gente maluca, foi descontinuado do iTunes e do Google Play. Os motivos não foram muito bem explicados no dia, sábado – 8 de fevereiro de 2014, apenas que o criador, Dong Nguyen, não suportava mais.

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Tradução: “Peço desculpas jogadores de ‘Flappy Bird’, em 22 horas eu vou tirar Flappy Bird do ar. Eu não aguento mais.”

O que ele suportava não ficou nem um pouco claro e depois vamos falar disso, mas por hora o ponto que quero desenvolver é o seguinte: Como um simples jogo, sem grandes interesses de se tornar o jogo mais jogado do momento, pode-se tornar uma das maiores febres? Um dos jogos mais baixados no iTunes e Google Play foi alavancado por brincadeiras envolvendo sua dificuldade em sites como Tumblr, Reddit e 4chan.

Virou o burburinho entre amigos jovens pela dificuldade e pelas reações ao jogar o game. Tá duvidando? Então olha esse vídeo aí embaixo.

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Mas o triste da coisa não foi bem esse. O lado chato foram que os fãs por não conseguirem vencer o desafio começaram a atacar pessoalmente o criador do jogo, via Twitter e outras formas de redes sociais. Fosse através de e-mail, vídeos, twitts ou posts no Tumblr e Reddit. O que se mais viu foram jovens de 12 a 16 anos cometendo ataques de xenofobia pelo fato de Dong ser Vietnamita e relacionar à Guerra do Vietnam, de 1956 até 1975.

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Tradução: “Você é uma porr* dum c*zão!!! E essa m*rda desse jogo é uma bosta. E você continua sendo um c*zão. Se mata, cara!”
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Um dos motivos principais pra que ele tirasse o jogo do ar foi justamente esse. Não envolve problemas com a Nintendo, processos por possível plágio ou algo ligado à justiça. O fato foi que jogadores que não sabem separar game da vida real estragaram a brincadeira. Então quer dizer que toda hora que você não passar em algum jogo, você tem automaticamente o direito de poder xingar os desenvolvedores do game de todas forma possíveis? Não. Você tem um direito: Não jogar se o aplicativo não te agrada. Simples.

Tudo que você leu por ai, como “o criador tirou o game do ar por ser viciante” “criador tira Flappy Bird por medo de processo”, etc, é falso. O real motivo que vários gamers americanos e europeus afirmam, e eles estão desde sábado levantando argumentos, é justamente pelos ataques pessoais ao Nguyen. Imagine receber mais de 20 ou 30 mil xingamentos via twitter por causa do seu produto ou então por causa da sua nacionalidade.

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Também se agrega o fato dele não andar mais tranquilo pela rua, temia pela sua segurança, vinha tirando seu sono e ele não sabia mais o que fazer. “‘Flappy Bird’ foi projetado para ser jogado em poucos minutos em um momento de relaxamento”, comenta Dong, e que com a explosão do aplicativo que existia desde maio de 2013 “Minha vida deixou de ser confortável como antes” explica o criador do jogo.

Fica muito claro que mesmo com os ganhos de US$ 50 mil dólares por dia (cerca de R$ 119 mil), não foram capazes de segurar o criador do jogo. Realmente a tranquilidade de Nguyen era algo primário para ele. Tanto que ao ser perguntado sobre a decisão de perder a possibilidade de montar uma fortuna, sua resposta foi  “Eu não acho que seja um erro. Eu pensei bastante”. Mesmo assim Dong continua recebendo toda essa grana porque a renda é baseada nos anúncios dos jogos já instalados em celulares e tablets. Mas infelizmente não existem mais possibilidades de conseguir o aplicativo através das lojas convencionais.

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Tradução: “Eu vou te matar, seu filho da p*ta”
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Moral da história: Não seja um gamer chato achando que a dificuldade do jogo te dá superpoderes de poder discutir ou implicar com alguém apenas porque perdeste a jogada. Keep calm e deixa de recalque (apesar de eu odiar a palavra recalque, porque ela não significa inveja. E sim um problema psicológico muito mais complexo que envolve até condições psicossomáticas – ah… aqui eu fui chato mesmo. Algo como o Ted do How I Met Your Mother).

Pior que eu tinha feito um vídeo semana passada sobre Flappy Bird e outros jogos também.

Vê ae!

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Então pessoal, era isso.

Até semana que vem!

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Se inscrevam no meu canal, me sigam no twitter, comentem esse post e muita alegria pra maioria de vocês que deve estar entrando de férias do colégio e faculdade. Semana que vem eu tento pegar outro assunto legal pra falar com um pouco de nostalgia e bizarrice dos jogos no mundo.

Abração!

Leia também:

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