Games: Histórias, lendas e bizarrices – Parte 18 (Tekken)

Olá amigos, conhecidos e haters.

Mais uma vez mooglez aqui! Já sabe, se não me segue no twitter, siga(clica aqui). Não se inscreveu no meu canal ainda? Se inscreve! Vamos falar hoje de uma franquia de jogos que no meu ver é a melhor porradaria já feita. E sim, melhor mesmo. Street Fighter é muito “hadouken” “hadouken”, Mortal Kombat começou a ter combo só depois de muito tempo e TEKKEN, meus amigos, TEKKEN sempre foi pancadaria.

TEKKEN

Talvez o jogo que mais bate de frente com outras franquias. Talvez o jogo mais controverso e que ao tempo consegue por fãs de outras séries pra discutir durante horas. Coisas como “Como pode um personagem ficar quicando no soco” ou “Como pode um urso bater numa árvore” e por aí vai.

Mas foda-se. Sim, exatamente, FODA-SE! Tekken tem uma boa história. E digo isso pelo tempo que conheço o jogo. Muitos de vocês nem tinham nascido quando esse treco surgiu. Lá pelos meados de 1993, 94 (É TETRA!!), surgiu um jogo pra competir com Virtua Fighter, da SEGA. Se você não conhece Virtua Fighter, vai ter que googlar, eu que não vou te explicar que foi um projeto da SEGA focado em estilo 3D, impulsionado pelo Sega Model 1, em parceria com a empresa AM2 e que era pra ser uma série de jogos, todos intitulados com “VIRTUA” no nome. TODOS.

Ei! Perae, o assunto aqui é Tekken, criação da Namco, aquela empresa que criou o Pac-Man! E em Tekken você vê a história de um torneio de luta focado em descobrir o melhor lutador (Sério mesmo? Eu pensava que era pra ver qual era o melhor cozinheiro) e com isso nomear ele como o “lutador de punho de ferro”.

A história inicialmente é bem simples: Kazuya quer matar Heihachi, porque é louco e Heihachi, que é pai de Kazuya, quer matar o filho por um “mistério” que pode estragar toda família Michima. Porém o que ganhou o público foi a facilidade de golpes usados no controle. Foi um dos primeiros jogos criar botões baseados nos lados dos personagens. Isto é, existia soco esquerdo, soco direito, chute esquerdo e chute direito.

Por começo, parece simples, e é, mas o que complica depois de Tekken 3 é a ampla capacidade de criar combos muitas vezes intermináveis ou então exterminadores. Como assim? Você pode fazer combos que se o oponente não souber defender ou desviar, ele certamente vai morrer. E também sequências que se acerta um ou dois golpes, é vitória garantida.

Impossível tentar explicar em poucas palavras toda história de Tekken aqui. Até se for explicar, vou precisar de mais tempo, etc. Porém Tekken é porradaria pura.

Tekken, Tekken 2, Tekken3, Tekken 4, Tekken 5 e Tekken 6 seguem a mesma história, Jin e Kazuya lutando pra tirar Heihachi do trono Michima (Se tu sabe o que acontece, legal. Eu não quis colocar aqui, pra não dar spoiler, certo?). O resto dos personagens só tão ali pra encher linguiça, por incrível que pareça. Eu gosto de jogar com o Lei, Xiaoyu e Mokujin, mas as histórias deles são muito fracas. O foco mesmo é Jin, Kazuya, Heihachi, Jun, Ogre, Devil, Angel e Yoshimitsu(Sim, tem muito personagem importante, mas eu limitei mesmo. Não choraminga nos comentários, tá?). Posso até falar que alguns tem história legal, etc. Mas porra, só a trama do King é maluca demais. Então nem vale a pena se extender no desenrolar do conto, então bora pra porrada!

Tekken Tag 1 e 2 não tem muita história. São fatos fora da linha da série, então não contam.

Acho que nem tem como comparar com outros jogos, afinal o estilo é completamente diferente e só Virtua Fighter poderia competir. Mas a franquia parou lá em 2000 (ou posso estar errado). Street Fighter tentou embalar uma concorrência em Street Fighter EX e EX2, mas não saiu disso. Atualmente até saiu uma brincadeira da Capcom e da Namco onde eles puseram os dois mundos pra se enfrentar. A Capcom fez Street Fighter x Tekken e entregou o jogo em 2012. Todo no estilo Street Fighter, que é 2D, mesmo que os personagens sejam em 3D. Barras de especial, de defesa, etc estão no jogo. Nunca joguei, então não vou opinar.

Mas agora quem deve entregar a próxima produção, e tá se enrolando, é a Namco. Anunciado na Comic-Con de San Diego em 2010, o próximo nome da série é Tekken x Street Fighter e será no estilo clássico da produção da Namco. Ou seja, o jogo todo será em 3D com a possibilidade de esquiva, o famoso chicken, arremessos, tech roll e lutas de chão. Agora, quando vai sair é que parece ser um mistério. Quanto mais se aperta a produtora, menos ela fala sobre essa criação.

Então pessoal, era isso.

Até semana que vem!

Se inscrevam no meu canal, me sigam no twitter, comentem esse post e muita alegria pra maioria de vocês que deve estar entrando de férias do colégio e faculdade. Semana que vem eu tento pegar outro assunto legal pra falar com um pouco de nostalgia e bizarrice dos jogos no mundo.

Abração!

Leia também:

Parte 1 – Parte 2 – Parte 3 – Parte4 – Parte 5 – Parte-6 – Parte-7 – Parte-8 – Parte-9 – Parte-10 – Parte-11 –Parte-12 – Parte-13 – Parte-14 – Parte-15 – Parte-16 – Parte-17

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade