PUBLICIDADE
InícioArtigosGamer Velho: Os grandes jogos que hoje só são lembranças

Gamer Velho: Os grandes jogos que hoje só são lembranças

O título é forte, eu sei, e é para ser mesmo.

PUBLICIDADE

Há um tempo atrás, no mundo dos jogos de video game, existiam jogos consagrados, que a molecada se estapeava para conseguir na locadora e até se arriscava a bancar uma multa por atraso. Mas, com o passar do tempo, muitos destes hoje não valem nem o torrent pirata em que estão.

Esses jogos que já foram bons e ao longo dos tempos perderam sua essência têm o processo praticamente igual. Você vê que a produtora lança uma notícia de que está desenvolvendo um novo game de uma série consagrada, você pensa “Desta vez eles vão acertar, não tem como fazer cagada” ou “este eu aposto que vai ser tão bom quanto os primeiros”. Então, todo mundo se empolga, comenta e espera, espera, espera e espera. Finalmente é lançado com atraso ou bugs e você compra porque gosta da série, mas, logo você fica puto e envergonhado ao ponto de criar um mantra do tipo “não pensar que gastei minha grana nesse jogo” e repetir isso mentalmente umas mil vezes ao dia.

PUBLICIDADE

ea-cycle

Não se sinta mal, você não é o único e nem será o último a fazer isso. Mas, uma grande desvantagem dos jogos antigos é que eles ficaram presos nos consoles do passado, o que nos obriga a revisitar sites de emuladores, cheios de pop-ups e propagandas em busca de um download rápido e honesto para simplesmente saciar a saudade e finalmente reiviver aquele final de game que já foi visto um milhão de vezes – mas que não tem como se enjoar.

Com o passar do tempo, vamos ficando mais velhos, novos jogos surgem. Porém, a saudade e a vontade de jogar games de tempos atrás nunca desaparece. E muitas empresas de games souberam aproveitar esta nostalgia, e por incrível que pareça, fazer com que compremos o mesmo jogos diversas vezes – eu mesmo tenho Sonic do Mega Drive até na calculadora. Mas, não basta simplesmente relançar, mas também mostrar que ele está melhorado, incluindo no nome alguma coisa como: Super, Deluxe, Remastered, HD, Special, ou, qualquer palavra que enfatize a sua excelência em relação à original. Até aí, não existem grandes problemas, afinal, é legal poder reviver e jogar um game de 16-bits e usar todo o potencial do PS4 em uma TV de 55 polegadas.

O erro começa quando pegam um clássico perfeito e consolidado e resolvem dar uma atualizada para a nova realidade dos jogos. O resultado disso é você desejando poder voltar para um tempo em que a realidade era fazer jogos bons e não coisas do tipo…

Golden Axe (Sega)

O que foi…

PUBLICIDADE

Um clássico que nasceu nos fliperamas, mais tarde ele acabou sendo também lançado para diversos outros consoles, é aquele tipo de jogo que você só saía se acabassem as fichas, e isso poderia acontecer já no primeiro cenário, já que o jogo era foda para caramba. Seguindo a linha hack´n´slash de briga de rua, só que na linha porradaria no campo aberto. Você escolhia entre três heróis, dos quais dois deles estavam com muito calor, pois, só isso para justificar alguém que se lança em uma missão de resgate só de tanga (bárbaro) ou biquíni (amazona) – por isso para mim só o anão parecia levar esta aventura a sério. O objetivo do jogo era dar porrada e salvar alguns vilarejos; a aventura podia ser vivida jogando em dois, até você dar porrada no seu amigo só para montar no dragão que ele se matou para conseguir.

golden-axe

O que é…

PUBLICIDADE

Essa era a lembrança que tínhamos até 2008, quando foi lançado um novo título para Xbox 360 e PS3. Pareceu que os caras pegaram um jogo qualquer e só adicionaram alguns elementos do jogo original como tentativa de criar alguma relação e acaba por aí. Nesta versão já não dá para jogar de dois nem com o anão – que era o único focado na missão. Com gráficos razoáveis, está claro que não fizeram a homenagem devida à versão original, colocando esse belo jogo na nossa lista de hoje.

golden-axe-ps3-xbox-360

Sonic (Sega)

PUBLICIDADE

O que foi…

Este é um jogo que sou fã. Quem teve Master System ou Mega Drive facilmente se viciava no jogo do porco espinho já na primeira argola coletada.

Sonic é um porco espinho que corre pra cacete e que vive em luta constante contra Dr. Robotinik – um ovo de bigode, com pernas e braços – que insiste em pegar os amigos do Sonic e transformá-los em robôs escravos. No meio disso tudo surge Tails, Knuckles e uma porrada de outros personagens, além das 7 Chaos Esmelards que fazem Sonic virar um SSJ 3.

PUBLICIDADE

sonic-dourado

O que é…

Nos três primeiros títulos tudo estava muito bem, todos mantinham a mesma essência e alimentavam a nossa vontade de jogar, porém, depois disso, não veio nenhum novo jogo à altura. Ainda estamos esperando um lançamento decente e que nos convença de que o Sonic ainda pode ser um grande jogo.

PUBLICIDADE

O sinal de decadência veio principalmente quando o Sonic acabou se tornando propriedade da Nintendo. Nunca na minha infância eu pensaria nessa possibilidade e se isso não é sinal de que o Sonic está mandando mal, eu já não sei o que mais é. Claro que nesse meio tempo houve alguns títulos que de certa forma chegaram perto do que um dia já foi, mas, está longe de ser o Sonic que conhecemos no Mega Drive.

sonic

Duke Nukem (3D Realms)

PUBLICIDADE

O que foi…

Qualquer menino daquela época curtia esse jogo! Teve seu lançamento em 1991, mas, o jogo que caiu na graça de todo mundo foi o de 1996, que eu considerava como um Doom mais hardcor -, não pela dificuldade, mas sim porque havia strippers que mostravam os seios e que era parada obrigatória para qualquer jogador da época.

Neste jogo, no melhor estilo FPS, você descia bala em um monte de aliens, os explodindo e deixando carne moída por todo lado. Ah, e você também podia ir até as strippers! Em resumo, esse foi um jogo que todo menino queria jogar e que nenhuma mãe poderia saber.

PUBLICIDADE

duke-3d

O que é…

Em 2011 foi lançada sua continuação, que foi adiada e mudada uma porrada de vezes. E garanto que muita gente se frustrou com o resultado, que foi um jogo medíocre. O que salvou de fato foi o fator nostalgia que o título tem e a fama do Sr. Duke Nukem como personagem respeitado dentro do mundo dos games. Em resumo, esse jogo teve o mínimo de aceitação, por amor ao personagem, que permitiu engolir a frustração de certa forma.

PUBLICIDADE

duke-3d-cancer

Então, estes foram alguns dos jogos que tiveram sua época de ouro no passado, mas, existem muitos outros. E você? Qual série indicaria para entrar na lista de jogos que um dia já foram bons? Deixe nos comentários!

PUBLICIDADE

17 COMENTÁRIOS

Comments are closed.