Do século 15 aos jogos atuais: como surgiram as loterias

Fazer uma aposta esportiva ou mesmo escolher seus números favoritos para jogar na loteria é uma prática comum no século 21. A tecnologia facilitou ainda mais o processo, já que os adeptos da prática podem fazer tudo pelo computador ou celular, do conforto da sua casa. Mas se engana quem acha que as loterias são uma invenção recente.

Embora a forma como experimentamos a loteria tenha mudado muito ao longo dos anos, o conceito básico remonta às primeiras civilizações humanas e sua história pode ser rastreada em todo o mundo. Atualmente, sites como o grandesloterias.com ajudam o público a ter uma boa performance nas loterias brasileiras, que são administradas pela Caixa Econômica Federal. A loteria mega sena online e também as apostas físicas reúnem milhões de brasileiros em busca das fortunas sorteadas toda semana.

Antes de começar, uma curiosidade: examinar a origem da própria palavra é uma maneira útil de traçar a linhagem histórica da loteria ao longo dos séculos. A palavra  holandesa ‘lote’ significa ‘destino’, algo que de fato pode ser alterado caso o sortudo ou sortuda acerte as dezenas sorteadas. Estudos presumem que o processo de tomada de decisão baseado na sorte remonta aos primeiros grupos tribais humanos.

Há evidências de que um tipo de loteria existia muito antes dos holandeses criarem essa palavra no século 15, pois os historiadores traçaram uma versão de uma loteria desde a antiga dinastia chinesa Han Ocidental, que foi um período de tempo cerca de 200 anos antes do nascimento de Cristo.

Naquela época, as pessoas jogavam o que era conhecido como ‘jogo do pombo branco’, que recebeu esse nome porque os pássaros eram usados ​​para enviar os resultados dos sorteios para aldeias distantes. Estudiosos mostram que a receita obtida com essa loteria foi usada para financiar parte da Grande Muralha da China. Isso mostra que as loterias tiveram um impacto significativo na história do país asiático e também do mundo.

Os antigos romanos também adotaram várias formas de loteria, embora com finalidades diferentes. A elite romana costumava fazer sorteios após jantares com vários prêmios luxuosos para oferecer aos seus convidados. Posteriormente, Augusto César lançou uma loteria onde todos os cidadãos de Roma podiam comprar bilhetes e onde os prêmios eram uma seleção de quaisquer tesouros que o exército trouxera de uma expedição recente. Parte da arrecadação desse tipo de loteria foi utilizada para custear a manutenção das vias públicas e prédios da capital.

As loterias se estabeleceram no que hoje é a Bélgica e a Holanda por volta do século 15, e foi aí que a palavra ‘lote’ entrou. Mais tarde, a prática das loterias ressurgiu na Itália mais uma vez, quando Milão usou a prática para arrecadar fundos para sua guerra contra Veneza.

A primeira loteria na Inglaterra organizada pelo governo foi um evento bastante incomum, mostrando talvez que eles não haviam entendido o conceito tão rapidamente quanto os outros países europeus. A premiação do sorteio ocorrido por volta de 1569 era baixo, mesmo para os padrões da época. Além disso, quem realizou o sorteio foi uma das ancestrais da atual Rainha Elizabeth, algo inimaginável atualmente.

Por volta de 1655, a província de Nova Amsterdã, posteriormente conhecida como Nova York e naquela época pertencente à Grã-Bretanha, organizou uma loteria onde os jogadores tinham que adivinhar quantas Bíblias foram vendidas na cidade em um determinado período de tempo. Embora os Estados Unidos tenham uma relação um tanto tensa com algumas formas de jogo hoje, muitos de seus fundadores (George Washington, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson) e instituições históricas (Yale, Harvard, Rockerfeller Center) estiveram envolvidos ou foram financiados por loterias.

A loteria mais antiga em atividade no mundo é a Loteria Nacional Holandesa, que foi criada em 1726 em Haia. Em segundo lugar está a ‘El Gordo’ da Espanha, que acontece todos os anos desde 1812 e que hoje é amplamente considerada a maior loteria do mundo. Esta loteria de Natal espanhola é muito tradicional, já que 75% da população compram um bilhete com a esperança de ficar milionários.

No século 21, as loterias proliferam em países de todo o mundo. Da gigantesca Powerball dos EUA à Loteria de Oz na Austrália, da Loteria sueca ao extremamente popular sorteio da Mega-Sena no Brasil, as loterias continuam a atrair tanto interesse e empolgação como sempre. Por aqui, a Mega Sena da Virada de 2020 sorteou pouco mais de R$ 360 milhões, um recorde no Brasil.

Publicado por
Tags: Loterias

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade