InícioArtigosCritical Mod - Fallout 3: Wanderer's Edition

Critical Mod – Fallout 3: Wanderer’s Edition

Fala moçada, tudo beleza? Hoje eu estreio uma nova modalidade de posts aqui no CH, trazendo pra vocês alguns dos melhores mods para diversos jogos, tanto novos quanto os mais antigos. E pra começar bem, nada melhor do que falar do sensacional Fallout 3, não é mesmo?

Bom, pra início de conversar vamos explicar o que é um mod para quem não esta acostumado com esse termo. Mod, é na verdade a abreviação de “modification”, já que ele é basicamente uma modificação feita em algum aspecto do jogo original, com a finalidade de melhorar o gameplay, estética, controles, imersão, ou só pra dar aquela zoada mesmo. Garry’s mod e DayZ mandaram um abraço.

Inclusive, este é um dos principais motivos por eu fazer questão de sempre permanecer no PC. Não importa se o jogo não é tão bonito, se é antigo, ou se não é tudo aquilo que se esperava, sempre vai ter alguém capaz de modifica-lo de alguma forma para melhorar a experiência deste até a enésima potência.

Fallout 3 realmente oferece uma experiência inovadora. Andar pela Wastedland lutando contra mutantes ou bandidos armados até os dentes sempre foi algo bacana de se fazer, mas com o tempo a atividade vai ficando meio monótona já que aos poucos o nosso personagem vai ficando mais forte, mais bem equipado, e aquilo que antes era considerado como um desafio acaba tornando-se somente uma distração enfadonha, muitas vezes sem graça.

Mas e se eu te dissesse que existe uma maneira de fazer com que o gameplay de Fallout 3 fique novamente interessante para você que já esta cansado da mesmice de sempre, não só melhorando as falhas que já estamos habituados como também adicionando novas características de jogabilidade muito interessantes?

fallout-3-wanderers-edition-02

Pois é amigos, essa possibilidade existe e chama-se Wanderer’s Edition.

Basicamente, essa modificação trás uma imersão muito maior do que o jogo na sua versão vanila, adicionando novidades na forma como você tem de se comportar e de quebra, dando melhores funções a itens que antes não tinha lá muita serventia. Pra início de conversa, quem disse que viajar pelo deserto sozinho é algo fácil? Imagine então cruzar a porcaria de um deserto radioativo com pouca água e comida! Apesar de anteriormente não fazer diferença se você ficasse uma semana sem comer ou não, com esse mod você tem de se alimentar se não quer sofrer nenhum penalidade, alem de claro, correr o risco de morrer por falta de recursos.

Mesmo muito simples, é interessante perceber como até mesmo aquela bica de água extremamente radioativa torna-se importante quando você vê que não tem mais muita coisa no seu inventário para continuar seguindo em frente. Até mesmo aquelas baratas sem vergonhas que antes só incomodavam acabam ganhando importância no gameplay, já que elas podem tornar-se uma excelente fonte de comida caso você fique sem, bastando somente que você as cace pelo mapa.

Qualquer inimigo pode lhe fornecer recursos importantes para a sua jornada, e até mesmo uma mosca gigante por significar a sua sobrevivência por mais alguns dias. Mas como vencer um inimigo sem balas? Bom, seja criativo! Pois essa será uma boa saída para quem se encontrar em uma situação complicada com poucas balas nos bolsos. Achar munição dando sopa por ai também é algo mais complicado de acontecer neste mod, o que obriga ao jogador a utilizar o que tem a disposição para se defender, seja uma mina de tampinhas, ou correr próximo a outro monstro na esperança de que ele não te ataque e parta pra cima de quem esta atirando feito um maluco.

Diversas outras modificações foram colocadas aqui, desde mudança na experiência necessária para passar de level, mecânicas de combate, estabilidade de mira, sistema de lockpick, inventário, sistema de combate desarmado e o mais interessante de tudo: a fast travel. Convenhamos que sair dando fast travel por ai é muito conveniente as vezes, e por mais útil que seja, essa mão na roda acaba facilitando demais o jogo em alguns momentos. Como aqui a premissa é tornar o game mais real e difícil, o sistema é simplesmente desabilitado, permitindo é claro, que aqueles que não abrem mão disso possam habilita-lo na hora em que bem entenderem. Para compensar e não obrigar o jogador a cruzar toda a wastedland a pé só para conseguir uma garrafa de Nuka-Cola Quantum, um sistema diferente foi implantado, e devo adiantar que apesar de simples, ele é genial.

Sim, a partir de agora você tem uma motoca pra sair ando por ai no melhor estilo Mad Max, mas infelizmente, não vá pensando que você é capaz de controlá-la ao seu bel prazer. Na verdade, a função dela é só te levar até os pontos do mapa e substituir o fast-travel, mas a graça da coisa esta em justamente conseguir os itens para melhorar o seu funcionamento, bem como o necessário para fabricar o combustível que permite a sua utilização. É meu amigo, não vá pensando que ela anda a energia solar, você vai precisa coletar muito “Abraxo Cleaner” se quiser utiliza-la para sair por ai. Outro fato interessante, é que ela serve de “mula”, fazendo com que você possa guardar seu equipamento nela sempre que precisar, para depois quando voltar até a cidade mais próxima possa vender tudo e conseguir uma grana adicional.

Por falar em Craft, isso também esta presente em outros itens do jogo. Conseguindo os itens necessários e os diagramas que ensinam como fazer determinado item, o jogador pode fazer até a sua própria munição bem como equipamentos e armas. Como ele é compatível com mais mods, da até pra colocar outras armas e gadgets para tornar o gameplay mais divertido, sem precisar se preocupar com crashes constantes. Claro que isso não significa que você possa colocoar 18 mods simultaneamente e jogar a 60fps, vai com calma.

Outra coisa bacana para jogadores mais experientes é que agora você não tem mais que passar por toda aquela ladainha das missões iniciais, onde conversa com o seu pai durante 40 minutos antes de finalmente sair da Vault para o mundo. Basta selecionar uma opção marota que dar um início alternativo a campanha e torna tudo bem mais simples e funcional. É tipo mágica.

Para baixar essa modificação bacana, basta clicar aqui e ir até a database de Fallout 3 na Nexus. Lá você também encontra uma lista detalhada com todas as modificações disponívels, bem como alguns outros modos compatíveis com este. Este é de longe, um dos melhores modos de melhorar sua experiência em Fallout 3, e eu recomendo de olhos fechados. Nos vemos em Wastedland.

João Víctor Sartor
João Víctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.