InícioArtigosCritical Hit: Gostar de Game of Thrones é masoquismo ao quadrado (ou...

Critical Hit: Gostar de Game of Thrones é masoquismo ao quadrado (ou até mais ainda, se você for chato como eu)

Você gosta de Game of Thrones? Parabéns, você é um masoquista em múltiplas dimensões.

Para começar, você é um masoquista pela própria história da série de livros (ou de televisão, ou dos dois) que desfaz-se de personagens com uma facilidade imensa. Ned Stark? Morreu. Robb Stark? Morreu também. Gostava dos lobinhos? Que pena, eles estão em extinção. Da puta do Tyrion? Também morreu, e assim por diante. Todos os personagens que você gosta morrem, e todos os que você detesta (olá, Sansa!) continuam vivos, e são sempre o próximo capítulo do livro (e geralmente os mais longos).

Outro masoquismo para quem é fã da franquia são os spoilers. Eu voltei a ver Game of Thrones com a digníssima há algum tempo e estamos no meio da segunda temporada. Ela não leu nenhum dos livros, eu li todos e tenho uma boa noção do que vai acontecer (mais sobre isso no próximo masoquismo) mas ainda assim é meio chato ficar sabendo do que acontece na série por meio dos amigos que não conseguem deixar de olhar pra porra do celular enquanto assistem a série (sério, aproveita a porra da televisão e depois comenta, depois acabam perdendo detalhes do que aconteceu e enchendo o saco de quem não tem dependência de compartilhar absolutamente tudo o que pensa pro resto do mundo).

ned-stark-970x545

Não é porque eu estou acompanhando a série que eu sou obrigado a ter que ver os episódios assim que eles saem sob pena de tomar spoiler e não poder reclamar, mas se você é fã de Game of Thrones ou está começando a assistir a série agora, tenha certeza, uma hora o fantasma do spoiler vai te pegar e você vai ficar sabendo que o Tyrion morreu (não, brincadeira, ele não morreu, calma). Isso é tão certo quanto pelo menos um Stark morrendo por livro.

Finalmente, temos um masoquismo final para quem leu os livros primeiro e depois começou a ver a série: MUITA COISA É DIFERENTE DO QUE ACONTECE NOS LIVROS. Alguns personagens que não morreram morrem, alguns assumem a história de outros e há algumas invenções no roteiro que seguem um rumo totalmente diferente do que acontece na obra escrita por George R. R. Martin. Por quê? Pra torturar quem acha que a história vai seguir do jeito que ela foi escrita originalmente.

Eu admito, eu sou chato com isso e preferiria que a história seguisse tim tim por tim tim o que acontece nos livros e até dá pra entender algumas decisões tomadas por corte de custos, mas tem algumas coisas que acontecem só pros personagens terem o que fazer na tela e você não esquecer deles. Eisso me agonia profundamente, mas nem todo mundo é assim.

tumblr_static_2l875ki9tjwgkggg44oowc0w4
Tutti buona gente

Ah sim, e ainda tem o masoquismo da espera pelo próximo livro e por não saber se o gordo maldito vai enfartar antes de terminar a franquia. Mas não reclame com ele sobre a demora, senão ele mata mais um Stark.

Enfim, com tudo isso, eu quis dizer apenas que Game of Thrones é coisa de sofredor, seja porque seus amigos não conseguem ficar sem comentar, seja por causa do sadismo do autor, seja porque a maldita da série segue um rumo completamente diferente dos livros em alguns casos. Se você gosta de Game of Thrones, prepare-se para sofrer. E muito.

PS: ele não morreu, calma, gente, foi só um cliffhanger do tamanho da Golden Gate.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.