A Microsoft acaba de anunciar uma parceria com a Oculus Rift que vai mudar completamente o escopo da competição pela supremacia do mundo de realidade virtual.
Segundo postagem do Major Nelson, cada unidade do Oculus Rift vendida para consumidores finais virá com um controle de Xbox One que será inteiramente compatível com o acessório. Além disso, os jogos de Xbox One serão totalmente compatíveis com o Oculus Rift, com ou sem modo de realidade virutal.
Para tanto, você terá que fazer streaming dos jogos via Windows 10, é verdade, mas essa parceria vai beneficiar tanto a Oculus quanto a Microsoft, pois títulos como Gears of War, Forza, e afins vão ser compatíveis com o acessório sem a necessidade de hacks. Outro detalhe, que ainda não foi confirmado, mas que se for verdade é uma grande sacada, é que você não vai mais precisar de um PC tão potente assim para rodar jogos de Oculus Rift, pelo menos os de Xbox One, já que o grosso do processamento será feito pelo console.
Como vocês devem lembrar, a Microsoft estava bem atrás da Sony, e havia anunciado a Hololens há pouco tempo, apostando mais em hologramas do que na realidade virtual para atrair o consumidor. Ao fechar essa parceria, a Microsoft não precisa dividir a atenção com um gadget de realidade virtual e outro de hologramas, pois a Oculus, pioneira no assunto, já está bem adiantada nisso.
Já a Oculus acaba ganhando um portfólio de peso para os jogos, que até então não passavam de demos técnicas e mods de jogos já lançados. Tinha muita coisa legal pro Oculus Rift, mas pouca coisa que realmente funcionasse melhor do que os bons e velhos “15 minutos de teste e nunca mais”.
Ao que tudo indica, mais detalhes dessa parceria serão revelados durante a E3 desse ano, assim como mais títulos compatíveis com o Oculus Rift, mas só de assegurar todo o catálogo do Xbox One, como está, o acessório já se coloca muito na frente do Project Morpheus, que nem se sabe quando sai e quais títulos serão compatíveis com ele.
Eu não acredito que a realidade virtual seja algo que vá tomar conta totalmente dos jogos por uma série de motivos, mas sinceramente? A briga está esquentando, e finalmente ficando interessante.
Comments are closed.