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Critical Hit: 2014, o ano da entressafra

Fala, galera, tudo bom com vocês? Quem aí está louco de vontade de jogar algum AAA novo? Pois é, mais alguém notou que esse ano está dando aquela impressão de ser o ano com menos lançamentos grandes na história dos games? Eu realmente não sei se a impressão é só minha, então eu venho aqui hoje perguntar pra vocês se pra vocês também parece que todos os jogos bons só vão ser lançados em 2015.

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Até esse o presente momento, grande parte dos lançamentos importantes desse ano ou foram jogos que estão iniciando uma franquia nova, ou jogos recauchutados, também conhecidos como os HD Remasters. Não que eu esteja criticando o fato das companhias tentarem novas franquias, mas peguemos as principais até o momento: Titanfall, Watch Dogs, South Park: The Stick of Truth, Dark Souls II, Bravely Default, Trials Fusion, The Walking Dead: Season 2.

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Todos os jogos citados acima não são ruins, claro que não, mas quantos realmente são “geniais”? Dark Souls II é um jogo que melhora um monte de coisas em relação a Dark Souls original, mas a impressão que eu fiquei é que o jogo perdeu um pouco da essência do primeiro, incluindo na inteligência como o jogo te desafiava. Watch Dogs, apesar de ser um sólido sandbox, não tem absolutamente nada de espetacular. South Park: The Stick of Truth é um RPG sensacional por causa do humor de South Park e eu me atrevo a dizer que foi o jogo mais divertido do ano. Titanfall é outro jogo muito bom também e um que eu volta e meia ligo o Xbox One para voltar a jogar (aliás, único motivo que eu tenho para ligar o Xbox One há um bom tempo, e que ganhou uma cacetada de novidades desde que foi lançado).

Bravely Default foi um excelente RPG, mas como é um jogo de 3DS, nem todo mundo aproveitou, e infelizmente o jogo não tem lá muito fator replay após você termina-lo. Trials Fusion é mais Trials, é divertido, mas está longe de ser o tipo de jogo que se joga por mais de 45 minutos. The Walking Dead: Season 2 teve seus momentos, mas está longe de ser tão bom quanto o primeiro. EA Sports UFC é outra franquia que também começou em 2014, mas que tem muito pela frente até chegar ao que o potencial promete. inFamous: Second Son pra mim é sólido, mas perde em relação a outros jogos, como Saints Row IV.

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Fora esses jogos novos, o que tivemos até agora? Tomb Raider: Definitive Edition, The Last of Us: Remastered, Diablo III: Ultimate Evil Edition, Final Fantasy X: Remastered, Metro: Redux, Rogue Legacy, Towerfall: Ascension, Kingdom Hearts HD, Assassin’s Creed Liberation HD, enfim, todos esses são jogos que já haviam sido lançados e que ganharam uma pintura nova em alta definição para consoles da geração passada ou da atual. Em diversas semanas, tudo o que tivemos para jogar de novidade foram jogos velhos.

Ao que tudo indica, a tendência é termos mais lançamentos agora que o ano está para acabar (setembro, outubro e novembro costumam ser meses BEM movimentados), mas se compararmos com o ano passado e até com o anterior, ou com o próximo 2014 realmente continua parecendo cada vez mais um ano de entressafra. Não que 2014 tenha sido um ano só com jogos ruins, longe disso, mas há semanas em que a gente não tem o que fazer review por aqui simplesmente porque não tem jogos sendo lançados que mereçam esse tipo de atenção.

No fim das contas, dá pra resumir o ano até agora com Watch Dogs: cheio de promessas, mas que acaba deixando com aquele gosto de “hmm… ok, é bom, mas faltou mais, sabe? Me mostra o que tu pode fazer daqui um ou dois anos que eu talvez demonstre mais interesse”.

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A parte boa disso é que deu pra guardar dinheiro para os lançamentos do fim do ano, que prometem ser melhores do que o ano inteiro foi até o momento. A parte ruim é que nós tivemos que esperar até setembro para que esse fornecimento de jogos fosse mais constante. Na verdade, à partir da semana que vem, vocês vão ver como vão sair 2 ou mais jogos por semana que vocês gostariam de jogar e que simplesmente não vai dar tempo no lançamento, e que vão acabar ficando para depois ou vão acabar caindo no esquecimento.

Será que não seria uma boa ideia espalhar melhor os lançamentos conforme o ano vai avançando? Eu duvido que jogos grandes como Middle Earth: Shadow of Mordor ou até o próprio Destiny se sairiam mal se fossem lançados há um mês. Tá certo que o processo de desenvolvimento deles teria que ter começado um pouco antes, mas pelo menos o catálogo de lançamentos teria ficado um pouco menos vazio do que foi até agora.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.