InícioArtigosBons jogos que sumiram do mercado digital - parte 2

Bons jogos que sumiram do mercado digital – parte 2

PUBLICIDADE

Lá estava eu, tentando recomeçar a vida gamística, abandonando os jogos emprestados e tendo o meu próprio computador. Alguns jogos legais que eu via os outros jogar ou que eu consegui emprestado com alguém por um tempo entravam na minha lista de desejos. E aí, quando finalmente vou atrás do jogo…ele não está mais lá para mim :( impossível comprá-lo via download direto! Eis aí uma frustração maior do que abrir o pote de sorvete e descobrir que era feijão.
Então vamos listá-los.

PUBLICIDADE

1. Creature Crunch (1996 – PC)

1[1]

PUBLICIDADE

Maior dublagem da história :’)

Esse jogo um namorado da minha irmã trouxe aqui pra casa, que veio junto com uma edição da Folha de São Paulo (na época nem sabia que vendia aqui em Porto Alegre, muito menos que vinha com jogos, às vezes). Na época, lá por 2001, 2002, eu era apaixonado pelo jogo, um Point & Click legalzinho, de um menino que vira um monstro e tem que fugir da casa de um cientista maluco com a ajuda de seu amigo, um cérebro dentro de um pote de vidro. A história era fraca, o jogo não era assim tããão difícil, não era muito comprido, mas o diferencial do jogo era a dublagem. Em português era toda sem sincronia, mas era MUITO LEGAL o ursinho pedindo pra morrer, o outro que não tinha um olho e achava que não tinha um braço (já que não enxergava o braço), o gladiador dos quadros, as caveiras cantando, as piadas, TUDO era incrível. Mas em inglês ficava ainda melhor: os dubladores oficiais eram ninguém menos do que Martin Short (Saturday Night Live) e Eugene Levy (American Pie). Apenas lindo de jogar :’)

2. Heart of Darkness (1998 – PC/ Playstation)

22201-heart-of-darkness-windows-screenshot-strange-impression-appears[1]

AMIGO!

Este jogo é (não usarei “era”, pois, apesar de não ser mais distribuído digitalmente, ele é eterno) lindo. Uma jogabilidade impecável, uma trilha sonora nota mil (o primeiro jogo de videogame com trilha sonora executada por uma orquestra), uma história engraçada, infantil (ignoremos a parte em que o “amigo” ancião mostra uma “amiga” com os peitos de fora e também o fato do cachorro se chamar Whiskey), porém emocionante, e gráficos bons, que envelheceram muito bem. A história começa com Andy fugindo da aula e vendo seu melhor amigo, o cachorro Whiskey (quem não chora nessa cena não pode se considerar humano), sendo raptado. Andy constrói uma espécie de espaço-nave para viajar até o mundo dos seres da escuridão, vencendo seu medo do escuro, pra recuperar o melhor amigo. A nave quebra e Andy para em um lugar estranho, tendo que encontrar caminhos alternativos pra encontrar onde está o cachorro. No meio do caminho ele encontra o “Amigo” (eu realmente não lembro o nome dele, nem da espécie), que o ajuda contra os seres da escuridão. Um jogo épico.

PUBLICIDADE

3. Captain Claw (1997 – PC)

claw[1]

MÁGICA-PÓ!

PUBLICIDADE

Claw é um excelente arcade de plataforma, MUITO difícil, com chefões muito legais, e uma história comunzinha, mas muito bem contada, com cutscenes muito bem feitas. A dublagem do jogo era muito boa (até mesmo o magic powder, que foi traduzido ao pé da letra pra um grito de mágica-pó sem sentido), os personagens eram envolventes, realmente te dava vontade de ir atrás do amuleto das 9 vidas e derrotar os fiá das puta dos cachorros. Cada nível contava uma história, cada chefão tinha um diálogo marcante, cada cutscene te fazia querer jogar o resto só pra assistir mais um pouco. Vou admitir aqui que só virei esse jogo no modo Deus (código: MPKFA) de tão difícil que era pra mim, na época.

4. The Sims/ The Sims 2 (2000/ 2004 – PC, Mac, Playstation 2, Nintendo DS, PSP, Mega Drive, Celular, Game boy Advance, Xbox360)

sims2[1]

PUBLICIDADE

Eu não sei se vocês já notaram, mas eu sou fã do Joe.

Ok, The Sims 3 ainda está aí pra quem quiser jogar, e o 4 já está em pré-venda, mas…é, é legalzinho…porém os dois primeiros são clássicos. Todo mundo começou a jogar o primeiro, matava os Sims na piscina tirando a escadinha, trancava eles em quartos escuros, nunca cozinhava e só comia pizza, usava sem dó nem piedade o klapaucius além do palhaço louco, que se teletransportava pelo buraco negro portátil. Já o 2, bem…o que dizer do 2…era insano. Apenas isso. Sério, no 3 dá pra plantar queijo e colher ovo em árvores, mas não é a mesma coisa do 2. O 2 FOI FEITO pra ser MUITO LOUCO! Tirar foto com a morte, morar do lado dos ETs, as referências à Shakspeare na Vila Verona, a planta que tem tetas de vaca, ir trabalhar numa nave espacial, o elixir da vida que te deixava imortal…TUDO era pra ser ZUERO™ no jogo. E aí a EA desativa os servidores dum dos melhores jogos da história. Quem tem, tem, quem não tem, nunca terá.

5. Fifa 98/ Fifa 99 (1997/ 1998 – PC, Playstation, Nintendo 64, Game Boy Color)

PUBLICIDADE

fifa99[1]

Í, ÉI ISPÓRS…TCHÃNAGUEIN!

Hoje temos a eterna richa PESxFIFA, pra saber qual é mais perfeito, qual é mais real, qual simula melhor, mas nesse tempo o que importava no jogo era divertir. Assim como ficar horas naquele jogo nem tão bom assim do 007 Golden Eye era muito divertido, o importante naquela época de Fifa e International Super Star Soccer era fazer o gol com o maior número de carretilhas emendadas numa jogada só. Com dois botões o jogador já dava chapéu, caneta, 360º, bicicleta, e isso era MUITO divertido. Sem contar que a narração do Milton Leite deixava tudo mais legal. Infelizmente a indústria não nos dá a chance de termos clássicos nesses tipos de jogo, com a necessidade de lançar um jogo novo todo ano. Talvez se as empresas focassem em menos jogos por ano e mais na vida útil deles, as coisas seriam melhores, como os NHL clássicos e o NBA Jam.

PUBLICIDADE

E aí, curtiram a nova lista? Por favor, se acharem algum desses jogos pra vender por um preço camarada, mandem nos comentários! Vamos manter a esperança de quem um dias as empresas lembrem dos bons e velhos jogos.
Lembrando sempre aos amigos que Tony Hawk: Pro Skater ganhou uma versão HD que junta as pistas clássicas do 1 e do 2 depois de MUUUUITO tempo, então a esperança é a última que morre.

Bônus: sugestões dos leitores

PUBLICIDADE

6. Desperados: Wanted Dead or Alive/ Desperados 2: Cooper’s Revenge (2001 – PC)

cox01[1]

Dica do leitor lucio

PUBLICIDADE

7. Twinsen’s Odyssey/ Little Big Adventure 2 (1997 – PC)

twinsen[1]

Dica do leitor Felipe Albano

Como não joguei nenhum deles, não posso falar à respeito, mas fica aí a menção honrosa. Deixem mais sugestões nos comentários, vai que tem mais jogo por aí?

PUBLICIDADE

65 COMENTÁRIOS

Comments are closed.