Categorias: Artigos

[BGS 2013] Os games brasileiros do Brasil Game Show 2013

A BGS deste ano, meus caros leitores e gamers do Critical hits, como sempre foi marcada pela presença das grandes desenvolvedoras de games classe AAA e das grandes empresas donas das maiores marcas do mundo, porém empresas menores de desenvolvimento de jogos e hardware marcaram presença, e dentre elas há também as donas de marcas brazucas que se prestam ao entretenimento virtual dos jogadores: as desenvolvedoras de games brasileiros, que apesar de ser uma área muito pequena do desenvolvimento de software brasileiro, já se encaminha a passos largos rumo a um futuro próspero e de grandes prospecções.

Um detalhe muito especial que rondou no meio de todas essas empresas, é o fato do jogador brasileiro, ao botar os pés nesses estandes e se deparar com alguns títulos ficavam impressionados por já conhecerem os games, e mais ainda, descobrirem que o berço desses jogos eram a própria pátria amada. Curioso, não?

Como não poderia deixar de ser, nós do Critical Hits conferimos grande parte delas, jogamos seus títulos e entrevistamos suas cabeças para trazer em exclusividade para vocês o que a maior feira de games da américa latina trouxe esse ano para nós, diretamente de solo nacional.

Confiram!

Ratto Games – Fat Vlad

A empresa Ratto, dentre todos os serviços que presta, disponibiliza um grande pedaço de tempo e da empresa para o desenvolvimento de jogos. A empresa carioca já coleciona 12 títulos em 4 anos de vida, e neste ano na BGS trouxe como destaque o Fat Vlad que traz para as telas dos mobiles um simpático vampiro que, quando em vida era diabético e sofria por não poder comer doces, e após ser transformado em um morto vivo abusa da comilança de seu doce favorito, os Cup Cakes que ficam espalhados pela  tela do jogo.

Em entrevista para o Critical Hits, o diretor de marketing da empresa Rafael Ferrer descreve o jogo como um “runner” que aposta no simpático protagonista. No jogo você percorre duas telas diferentes saciando a fome de Cup Cakes de Vlad, e o objetivo é ir o mais longe possível e comer o maior número de Cup Cakes que conseguir antes do sol nascer. É claro que diversos desafios e obstáculos dificultam a tarefa. Ferrer também completa dizendo que o jogo está sendo muito bem recebido e que em breve podemos esperar mais níveis do game.

Outras apostas da empresa é o jogo Seagull Steven 2 que apresenta uma simpática gaívota que adora aventuras e que volta em seu segundo título atrás de ainda mais peixes enquanto percorre diversos cenários, e Iron Krieger, um jogo de estratégia e aventura baseado em turnos com uma excelente história e jogabilidade.

Todos os jogos dessa empresa estão disponíveis para Android e iOS. Não perca tempo e baixe todos esses títulos e divirta-se.

Para acompanhar a empresa e seus outros jogos acesse http://www.ratto.co

Flux Games Studio – V de Vinagre

A paulista Flux Games Studio marcou presença na BGS deste ano. Com apenas 15 meses de vida, o fundador da empresa Paulo Luís Santos já contabiliza 11 jogos lançados, e o 12º estava sendo testado na feira, e garante que no meio tempo cogitaram dormir algumas vezes.

Apesar de não ser lançamento, a empresa, dentre todos seus títulos, destaca este ano o hit V de Vinagre que apesar de simples, cativou os jogadores e literalmente da noite pro dia virou sucesso viral na internet. O CEO explica que a ocasião do jogo tem como palco os protestos de junho de 2013, quando um jornalista foi detido por portar vinagre, e então no dia seguinte o artista da empresa Stivenson deu a idéia de produzirem um jogo para a ocasião. O game foi desenvolvido na madrugada de uma sexta para sábado, e após lançado, apenas três dias depois, na terça feira, já contava com 100.000 jogadores e rendeu muitos créditos para a empresa, que teve seu nome destacado em grandes mídias nacionais.

O jogo é um divertido e engraçado runner ao qual o objetivo é coletar o maior número possível de garrafas de vinagre enquanto é perseguido pela polícia, e claro que diversos obstáculos dão a dificuldade ao game. Pode ter certeza, você vai jogar ele centenas de vezes antes de se cansar, e ainda assim irá voltar para tentar coletar mais e mais vinagre. Para experimentar o jogo acesse http://clickjogos.uol.com.br/jogos/v-de-vinagre/

Outra aposta da empresa que estava rolando na feira era o interativo Gamefy. O nome e o conceito eram provisórios ainda e a bincadeira funcionava da seguinte forma, o artista da empresa “caricaturava” o jogador, e em questão de segundos o seu avatar já estava disponível para a pancadaria. O jogo é um “brawler” bem ao estilo Smash Bros, que coloca até 4 personagens no cenário brigando entre si e colecionando itens que pipocam na tela. A experiência do jogo foi fantástica, porém o título provisório ainda não tem futuro certo, e a feira serviu como experiência para concretizar o destino do game. Mais informações, claro que serão postadas aqui no Critical Hits.

Para conhecer mais dos títulos da empresa acesse http://www.fluxgamestudio.com/

Gilp Studio – Mini Ini Mo

A Gilp Studio se apresentou na BGS 2013 com o hiper simpático Mini Ini Mo. Marcelo Spiezzi, administrador e gerente da área de marketing da empresa conta que a Gilp alavancou a carreira como desenvolvedora de games após participar do 1º Concurso de Desenvolvimento de Jogos Empreendedores do Sebrae, com o jogo Minha Boutique, e após o sucesso no concurso, começaram o desenvolvimento do Mini Ini Mo.

O desenvolvedor e sócio da empresa, Álvaro, sobre o jogo, conta que foram necessários 7 meses de desenvolvimento para a idéia sair. O jogo está disponível para iOS e Android e custa R$4,46 no Google Play, e $1,99 no iTunes, e a compra vale cada centavo.

Mini Ini Mo é um jogo plataforma que mistura aventura cooperativa e puzzles complexos, que exige do mais simples gamer a mais completa atenção para avançar os levels. O título conta a história dos três cativantes personagens Mini, Ini e Mo, que cansados da mesmice da vida saem em uma aventura pelo mundo, porém são logo capturados e enjaulados em um laboratório. Para avançar no jogo é necessário utilizar estratégias em grupo, afinal, cada personagem possui habilidades únicas que em conjunto formam um time e tanto. Com o avançar do jogo, Mini, Ini e Mo aprendem novas habilidades, a fim de avançar os niveis. O jogo conta com 3 mundos distintos, 21 níveis e 48 desafios diferentes, ou seja, horas e horas de diversão que deixam aquele gosto de replay atrás de novos recordes e desafios.

Para saber mais dos jogos, procure por eles em seu Google Play ou iTunes. Vale lembrar também que em breve a empresa pretende disponibilizar o jogo para o Windows Phone.

Para acompanhar esse jogo, e saber mais sobre a empresa, acesse http://gilpstudio.com/

Insignia Games – Lunata Rescue

Estivemos com Kleber Seixas, CEO da empresa que, pela primeira vez na BGS mostrou as caras com seu belíssimo Lunata Rescue para iOS. No mercado desde 2006, porém na ativa há 3 anos, a catarinense Insignia Games apostou alto no seu primeiro tíulo já disponível para download no iTunes.

Kleber explica que o jogo demorou dois anos para ser pronto, e apesar de estar apenas disponível para iOS, pretende lançar a versão do jogo para Android e Windows Phone antes do final do ano. Para o CEO da empresa, as expectativas da feira foram acimas do esperado, e a grande surpresa foi a aproximação do público infantil com o jogo, uma vez que o game foi projetado para o público jovem e adulto. Kleber explica que a atitude se dá pelos carismaticos protagonistas da história de Lunata.

O título acompanha a história de Lunata, um queridíssimo bebê do inseto soldadinho que é sequestrado e então seus pais vão ao seu resgate. O jogo é um “side-scrolling” ao qual o objetivo é percorrer todo o mapa atrás de todos os bebês sequestrados e também atrás de recompensas. O detalhe é que o game foge do padrão side-scrolling correndo apenas para a direita, onde para resgatar todos os pequenos insetos é preciso correr para todos os lados, inclusive para cima, dando um toque de desafio perfeito para um casual gamer. Para gamers mais hardcores, o jogo conta com cinco modos de jogo diferentes, e cinco mapas, e Kleber garante novidades em breve. Vale a pena conferir.

Para acompanhar este e futuros títulos da empresa, acesse http://insignia-games.com

Insane Games – Earth Under Siege

O CEO e game designer da paulista Insane Games, Diego Beltran, veio este ano na BGS para apresentar seu grande lançamento, o Earth Under Siege para PC e MAC, e falar também sobre o futuro MMORPG focado em PVP: Profane.

O Earth Under Siege já havia sido lançado para iPad e está disponível gratuítamente no iTunes, e com a grande demanda, a empresa viu a necessidade da portabilidade do game para PC, Mac e Linux. Segundo o CEO, a versão para computarores foi totalmente remodelada e está na fase de testes e está em desenvolvimento há 8 meses. O jogo irá contar com no mínimo 4 campanhas, cada uma com 10 níveis e muitas horas de jogo.

O jogo é um “tower defense” com excelente história, que conta com exploração espacial e avanço tecnológico terrestre para aprimorar suas defensas contra as investidas alienígenas. O ritmo do game é frenético e conta com excelentes gráficos e é muito divertido. Para gamers hardcores o título é indispensável por conta de sua dificuldade, e para soft gamers o game contará com uma excelente campanha com níveis de dificuldade e desafios.

Sobre o Profane, Diego conta que o projeto é um grande MMORPG focado em PVP e construção de guildas e clãs entre jogadores amigos com o objetivo de dominação de territórios e crescimento de seu clã. O modelo de mercado do jogo é focado em compra de itens especiais, porém garante que não será o típico “pay to win”. Não será possível fazer a compra de melhorias para personagens que traga alguma vantagem para o PVP. O jogo não possui data de lançamento ainda, e para mais informações siga o Critical Hits e também acompanhe o site da empresa http://www.insanegames.com.br

Earth Under Siege não possui data para lançamento nem preço, mas podemos esperá-lo para 2014. Para acompanhar o jogo, acompanhe a página do game na Steam Greenlight http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=188536742&searchtext=earth+under+siege

Para se manter informado sobre todos esses jogos e futuros lançamentos de games nacionais, siga a mim e ao Critical Hits no Twitter, e também curta nossa página no Facebook.

O Critical Hits apóia as empresas de desenvolvimento de jogos nacionais. Contem conosco.

Agradecemos a participação de todas as empresas que disponibilizaram seu tempo para as entrevistas.

Valeu, e até a próxima!

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies