InícioArtigosAs melhores franquias da ultima geração - Uncharted

As melhores franquias da ultima geração – Uncharted

PUBLICIDADE

Dando prosseguimento à série iniciada pelo nosso querido amigo Lucas Schlottfeldt, onde ele falou da série Bioshock, hoje eu vou escrever sobre Uncharted. As introduções sobre o artigo já foram feitas, muito bem por sinal, pelo Lucas no outro artigo, então vamos direto ao assunto.

PUBLICIDADE

Uncharted – Misturando história e ação com perfeição

A série, desenvolvida pela excelente Naughty Dog e exclusiva ao PlayStation, teve três jogos principais lançados ao longo da ultima geração, além de um para o PS Vita. Uncharted foi um dos principais fatores que impulsionaram o PS3 para o estágio atual ele, após um péssimo lançamento que o console teve. A série, segundo números de dois anos atrás, já tinha atingido a marca de 17 milhões de unidades, o que deve ter aumentado desde então, e ganhou inúmeros prêmios de Jogo do Ano. Nathan Drake, o protagonista da série, é um dos mascotes da Sony, e um dos personagens mais queridos dos últimos anos. Acima de tudo isso, a série é referência no quesito de narrativa e desenvolvimento de personagens.

PUBLICIDADE

uncharted23

Por que Uncharted é ótimo?

Uncharted chegou em 2007 e foi instantaneamente considerado um sucesso. Apesar de alguns problemas, o jogo trouxe muitos elementos bons e conseguiu se firmar como um título que poderia virar uma franquia. Depois, o segundo título, Among Thieves, foi lançado e foi aí que a franquia de fato estourou, sendo mais bem recebido pela crítica que o primeiro e caindo nos braços dos fãs. Pra fechar o ciclo, Drake’s Deception foi lançado em 2011, finalizando a trilogia do jogo no PS3 com chave de ouro.

A série atingiu esse sucesso e patamar por misturar tantos elementos e mecânicas de jogo, e sempre da maneira certa. Apesar das fortes inspirações de Indiana Jones e Tomb Raider, o jogo conseguiu criar uma identidade própria, e mais importante ainda, conseguiu criar personagens imensamente cativantes e carismáticos. Apesar das histórias escritas com maestria por Amy Hennig, a série brilha mesmo nas interações e particularidades entre os personagens. Os diálogos são muito bem elaborados e engraçados, e principalmente, interpretados de maneira excelente pelos atores. Nolan North, o ator por trás de Drake, é um dos mais famosos e talentosos profissionais nesse ramo. Junte o talento dos atores com o uso da tecnologia de captura de movimentos que foi utilizada e temos como resultado os personagens e cut scenes mais reais que o mercado oferecia na época. E isso, queridos leitores, catapultou a série ao sucesso total comercial e de crítica. Pra exemplificar, coloquei esse vídeo aqui. CUIDADO, LEVES SPOILERS DE UNCHARTED 2.

Mas Uncharted não é só historinha e personagens. O jogo tem uma mistura quase que perfeita de combate com armas, combate físico e puzzles. Não é raro você encontrar alguns quebra-cabeças muito bem elaborados, o que quebra a monotonia e sai do clássico “limpa área – avança – limpa área” que, infelizmente, muitos jogos acabam utilizando. Além disso, a franquia tem como uma das marcas registradas os grandes momentos cinemáticos, como cruzeiros virando, batalhas enquanto Nathan está quase caindo de um avião cargueiro, prédios desmoronando e um trem em movimento, só pra comentar alguns sem dar spoilers.Isso tudo faz de Uncharted uma das franquias de maior sucesso da última geração, além de ser uma das minhas favoritas.

PUBLICIDADE

O futuro da franquia

naughty-dog-teases-new-uncharted-title-for-ps4

Uncharted 4, ou Uncharted PS4, ou seja lá qual vai ser o nome, já foi anunciado no ano passado. Somente um teaser foi liberado, e não temos mais informações. Apesar dos últimos problemas que têm assolado a Naughty Dog, como a saída de Amy Hennig, escritora da série, o jogo continua em boas mãos, pois Neil Druckmann e Bruce Straley, que trabalharam em The Last of Us, ainda estão no projeto. Espero que mais informações sejam divulgadas na E3, em Junho. De qualquer forma, acredito que será um excelente jogo.

PUBLICIDADE

E é isso amigos. Chegamos ao fim do segundo artigo da série. Gostaram? Acharam que eu falei besteira? Querem indicar uma outra franquia? Querem xingar o Eric? Façam tudo isso nos comentários, amigos.

PUBLICIDADE

4 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Leonardo Koakowski
Leonardo Koakowskihttp://criticalhits.com.br
Sonysta, Sommelier de Destiny e Cyber Atleta de final de semana de Rocket League