InícioArtigosAs melhores franquias da ultima geração – Batman: Arkham

As melhores franquias da ultima geração – Batman: Arkham

Queridos leitores, hoje voltamos com mais um artigo para nossa querida série das melhores franquias da última geração. Hoje falarei da excelente série Arkham. Eu sei que o Batman teve outros jogos em outras plataformas e gerações, mas eu escolhi falar especificamente desse “arco” por causa do sucesso e qualidade que ele teve. Vamos lá?

PUBLICIDADE

Batman: Arkham – mostrando como se faz um jogo de super-herói de verdade

A série em geral já teve 3 jogos até hoje, todos na última geração de console. Em 2009, Batman: Arkham Asylum chegou de surpresa, desenvolvido pela relativamente desconhecida Rocksteady Studios e publicada pela Warner Bros. E não é que o jogo chegou para se afirmar entre os melhores jogos do ano? Depois, o estúdio conseguiu se superar ainda mais, lançando Batman: Arkham City, um dos melhores jogos que eu já tive a oportunidade de jogar. O jogo fez ainda mais sucesso, e consolidou a Rocksteady como um dos principais estúdios da atualidade. Por último, foi lançado Batman: Arkham Origins, que dessa vez foi produzido pela Warner Bros. Montreal, enquanto a Rocksteady trabalhava no próximo título da franquia. O título também foi de muita qualidade, apesar de não ter se mantido no padrão estabelecido pelos seus antecessores.

PUBLICIDADE

Por que Batman: Arkham é ótimo?

É inegável que a série Arkham foi um marco na história dos jogos de super-heróis, e continua imbatível no topo da lista, influenciando outros jogos que vieram depois. Assim como a trilogia cinematográfica de Christopher Nolan, a série aborda um lado mais sombrio da história do Homem-Morcego, e aproveitou o talento do veterano escritor de quadrinhos Paul Dini para desenvolver uma história igualmente cativante e intrigante. Nas excelentes histórias dos jogos, vemos Bruce Wayne enfrentando diversos dos famosos inimigos do seu universo, como Duas Caras, Coringa, Pinguim e o Charada, todos sendo interpretados por seus dubladores com perfeição.

Inclusive, os produtores escolheram dubladores tradicionais para trabalhar na série. Kevin Conroy, que dublou Bruce Wayne nos dois primeiros jogos, já está bem acostumado ao papel, visto que ele é o ator que interpreta o personagem em praticamente todas as mídias que ele aparece, tirando o cinema. O mesmo se dá para Mark Hamill, o famoso Luke Skywalker, que também já interpretou diversas vezes o Coringa, um dos principais vilões do Batman. Em Arkham Origins, eles foram subtstiuidos por Troy Baker, o Joel de The Last of Us, e Roger Craig Smith, o Ezio Auditore de Assassin’s Creed.

batman-arkham-city-2

Porém, Batman: Arkham não é somente história. O jogo conseguiu desenvolver uma mecânica de combate revolucionária, onde o mais importante não é apertar a maior quantidade de botões o mais rápido possível. Aqui, é premiado o jogador que mantém um ritmo constante, com a velocidade dos ataques do Homem-Morcego aumentando ao passo que os golpes vão sendo conectados, ou então defendidos, já que o jogo indica quando você está para ser atingido por um inimigo, dando a opção de contra-atacar. Acerte algumas porradas na sequência e veja o Batman voar pelo cenário atacando os inimigos. Dessa forma, a Rocksteady criou uma das melhores fórmulas de combate dos últimos tempos. Poucas coisas são mais divertidas que ver o Morcegão descendo a lenha nos capangas do Duas Caras como ele faz em Arkham City.

Por último, a mecânica stealth adotada no jogo também é muito bem feita. Aproveitando seu cinto de utilidades, Batman utiliza túneis de ventilação e estátuas nas paredes para passar por inimigos de forma sorrateira, eliminando-os um por um, e causando pânico nos que ainda sobrevivem. Os trechos stealth do jogo são misturados com áreas de combate, não deixando o jogo monótono ou previsível. Além da linha de história principal, os jogos oferecem uma boa quantidade de missões paralelas, que garantem mais umas boas horas de jogo.

PUBLICIDADE

O futuro da franquia

batman-arkham-knight-02

O próximo jogo da série já foi anunciado. Com o desenvolvimento da Rocksteady, Batman: Arkham Knight será lançado no final do ano, sem uma data de lançamento oficial ainda. O jogo será exclusivo para os consoles da nova geração e PC e será o último da franquia, mas não se sabe se isso significa o fim da franquia em geral ou apenas que a Rocksteady não vai mais produzir jogos do Homem-Morcego. Por isso, é possível que a Warner Bros. Montreal possa estar trabalhando num jogo da série para os consoles da geração passada. De qualquer forma, o jogo incluirá o Batmóvel pela primeira vez, e terá o Espantalho, o Piguim e Duas Caras entre os vilões confirmados.

PUBLICIDADE

Então amigos, chegamos ao final de mais um artigo da série. O que vocês acharam? Tem alguma sugestão de franquia que nós poderíamos escrever sobre por aqui no futuro? Comentem aí em baixo! Abraço

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Leonardo Koakowski
Leonardo Koakowskihttp://criticalhits.com.br
Sonysta, Sommelier de Destiny e Cyber Atleta de final de semana de Rocket League