Todos que estão aqui lendo esta ou outro qualquer artigo, lista ou notícia desde site é porque no mínimo gosta muito de vídeo games, não é, caros gamers e leitores?
Mas mesmo gostando muito como nós redatores do Critical Hits, sempre existem cuidados a se tomar não só para vídeo games, mas para com tudo na vida, afinal, excesso em qualquer tipo de atividade é prejudicial, e isso não é excessão para jogos.
Todos estamos carecas de saber o quão benéfico para nós seres humanos um jogo é. Ele é capaz de melhorar a estima, alivia o estresse, melhora nossa atenção, aprendizado e coordenação motora, e hoje em dia ajuda até a gastar um pouco de energia com as ultimas tecnologias com vídeo games que tem suporte a sensores, como o Wii, e já é até usado como modo de tratamento para idosos e forma de distração em centros de tratamento de câncer infantil. Além da distração, estudos apontam que a jogatina para crianças que passam pelo tratamento ajuda a melhorar os níveis de estresse.
Porém jogos eletrônicos não são puro benefício como o ultimo parágrafo mostra, aliás, são sim desde que alguns cuidados básicos sejam seguidos e abaixo vamos listar alguns deles, e esperamos que realmente ajude a desfrutar cada vez mais seus jogos com qualidade.
Não exagere, cuidado com sua vista!
Jogar por longos períodos de tempo é uma pratica habitual de quem realmente gosta da coisa. Passar horas e horas na frente da tela pode trazer consequências graves para o corpo humano como a vista. Forçar a vista por longos períodos de horas pode ser prejudicial aos olhos e pode causar miopia.
Outro cuidado recomendado é que se mantenha uma distância de no mínimo de 5 metros de distância, porém como sabemos isso é impossível para pc gamers, então a dica é que após períodos de 50 minutos, se olhe para uma distância maior que 5 metros para relaxar os olhos.
Eu sei que é uma dica chata, mas aí vai um ponto positivo: quando olhamos para algo muito proximo por longos períodos de tempo, a retina ocular começa a se cansar devido ao esforço prolongado para manter a atenção, e isso causa dispersão e sonolência. Descansando a vista por pelo menos 3minutos antes de voltar a jogatina pode recuperar sua atenção, tornando a jogatina melhor ainda.
Respeite os limites de seu corpo!
O corpo foi feito para ficar em movimento e gastar energias, a não ser quando se está dormindo. Mantê-lo na mesma posição por longos períodos de tempo pode trazer resultados desagradáveis para a saúde.
Quando você vai ao cinema ou até mesmo vê um longo filme na poltrona de sua casa, logo você muda a posição pois começa a ficar desconfortável. O mesmo é válido para vídeo games, só que a coisa requer tanto da nossa atenção, que passamos a ignorar os avisos do nosso corpo que as vezes fala “Hey, ô retardado. Ta começando a doer aqui ó, da um jeito nisso”.
Em períodos de até 40 minutos, o ideal é levantar-se e dar uma boa alongada para dar uma relaxada em seus musculos e tendões, e permitir que seu sangue percorra suas veias e artérias livremente, antes que você tenha as temidas câimbras. Lembre-se que é sempre importante se mecher durante o jogo para permitir que seu sangue flua. Não esqueça da historia já postada aqui no site do jogador que após 12h de jogo criou um coagulo de sangue na perna que viajou até seu pulmão e o matou, e tudo que ele precisava fazer para se salvar era esticar as pernas.
Cuidado com vícios!
Querendo ou não, temos que admitir que jogar as vezes nos requer muito muito e muito tempo, e as vezes mais do que gostaríamos. Jogos estilo MMO e Mobas requerem muito do nosso tempo a fim de que possamos evoluir, colcionar gears bem bacana e ser os mega fodões daquele jogo, porém isso pode ser prejudicial a você de muitas maneiras.
Jogar em excesso pode trazer para mente problemas a longo prazo como depressão e falta de atenção. Existem historias e historias de pessoas que perdem ou largam seus empregos para dedicarem sua vida aos jogos.
Preste atenção ao seu comportamento quando joga, e na ausência do jogo. Qualquer sinal negativo pode ser sinal de vício, e então você deve se afastar um pouquinho do jogo, afinal, isso é uma diversão, e jogos sempre devem ser casuais e jamais prejudicar o ser humano.
Isso vale também para pais. Ao menor sinal que seu filho está exagerando, corte imediatamente o jogo por longos períodos de tempo.
Em casos mais graves, é claro que um psicologo pode ser consultado, sem vergonha alguma.
Jogos e as crianças!
Essa ultima parte do artigo é para pais e irmãos de caçulas que curtem uma jogatina.
Segundo a psicóloga Heloisa Schauff “Não é todo jogo que é próprio para as crianças e cabe aos pais censurarem as escolhas inadequadas, presenteando seus filhos com jogos próprios para cada idade. Há um conjunto de fatores que pode tornar um jovem violento, como ambiente familiar inadequado, sem a presença dos pais ou com pessoas violentas servindo de exemplo. Mas, por outro lado, alguns jovens podem se acostumar com a violência dos games e passar a encará-la habitualmente no seu comportamento cotidiano”.
Além disso tudo, devemos ter a noção que crianças não recebem as informações do jogo como nós, afinal temos total censo de certo e errado. Ao jogar, crianças sentem-se poderosas e no controle, e ao sair da jogatina podem levar essa sensação para fora das telas, prejudicando seu comportamento com adultos. É necessário ficar de olho nas crianças quando as introduzimos nos jogos.
E além disso tudo, porquê não explorar o lado positivo dos jogos das crianças apresentando jogos educativos e desafiadores? Alternativas de jogos de tiro e mira para crianças trazem enormes benefícios para as crianças e sua habilidade motora.
Aproveite também para se divertir e passar algum tempo com seus pequenos na frente da tela, mas sempre respeitando os limites.
Seja o exemplo!
__
E por aqui acabamos. Dicas, opiniões, reclamações? Não deixem de comentar aí abaixo.
Até a próxima!
Comments are closed.