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5 motivos para ser um Nintendista

Fala, galera, tudo bom com vocês? Hoje vamos falar de motivos para vestir a camiseta vermelha da Nintendo.

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Ok, eu não sou Nintendista, antes que você vá me xingar nos comentários dizendo que eu só falo mal da Nintendo (o que é uma falácia, já que eu falo mal de todo mundo, é só ler mais postagens minhas no site pra comprovar isso), mas consigo compreender alguns dos motivos pelos quais a companhia ainda tem fãs fervorosos.

Vamos a eles?

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5. Décadas e mais décadas de conteúdo original

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Quem fala que a Nintendo é só Zelda, Mario e Metroid de duas uma, ou é um grande ignorante da história da companhia ou está mal intencionado. A Nintendo é muito mais do que isso, e tem mais de 30 anos de história para provar (ignore o Sonic da foto, eu peguei uma imagem de Smash Bros só para representar a porrada de personagens que ela tem).

Além de franquias exclusivas de outras companhias para os seus portáteis, a Nintendo ainda apresenta algumas franquias próprias de respeito como Fire Emblem, Advance Wars, Kid Icarus, Star Fox, F-Zero etc. Tá certo que o Mario já teve mais empregos do que o Seu Madruga e que ele geralmente é o escolhido quando a Nintendo quer experimentar com algo novo (afinal, ele vende), mas eles realmente têm muito mais a oferecer do que isso.

4. Dominância nos portáteis

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A Nintendo sabe o que fazer no mercado de portáteis e mantém a liderança nele desde o começo desse mercado, com o Game Boy. Não é de hoje que uma companhia tenta desafiar a Nintendo usando uma estratégia de trazer a experiência da tela grande para a telinha, o Game Gear e o Nomad já faziam isso e o resultado foi mais ou menos o mesmo que o PSP e o PS Vita tiveram: vendas ok, bons títulos e fãs, mas longe de realmente desafiar a companhia no mercado.

E como a Nintendo faz isso? Trazendo experiências diferentes da que os consoles oferecem, com franquias e jogos originais para o console. Se a única vantagem de ter um portátil é poder jogar deitado, dá pra fazer numa boa tanto com o GamePad do Wii U ou comprando um PS Vita e usando ele no Remote Play, então o 3DS continua na liderança dessa forma, oferecendo jogos originais, com qualidade e, acima de tudo, tendo uma série de “vendedores de sistema”, ou seja, carros chefe que fazem o 3DS ser vendido. O desafio é fazer o usuário comprar o portátil, depois disso, ele vai acabar comprando jogos de nicho e afins. A Sony ainda não conseguiu fazer isso direito com o PS Vita e tem atirado para todos os lados tentando encontrar a solução para esse problema, já a Nintendo sabe como fazer isso desde os anos 80.

3. Compromisso com a inovação

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A Nintendo é uma companhia que vive tentando inovar a maneira de como nós nos divertimos com jogos. Às vezes dá certo e, e muito, como com o Wii e com o Nintendo DS, mas às vezes não, como com o Wii U. Apesar disso, praticamente não houve uma geração onde a companhia não contribuiu com o mercado de jogos com alguma novidade que futuramente foi adotada pelas outras concorrentes.

A tentativa dessa geração foi o multiplayer assíncrono com o GamePad, que infelizmente ainda não engrenou direito e talvez ainda seja cedo demais para isso, mas a Microsoft e a Sony já adotaram soluções próprias que são inspiradas no GamePad, como o SmartGlass e o PlayStation App. Apesar disso, nenhuma das soluções realmente engrenou direito ainda, talvez porque a Nintendo não tenha acertado na mão e mostrado o caminho para as outras, como foi no caso dos controles por movimento com o Wiimote, Kinect e PS Move.

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2. Jogos que envelhecem bem

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A Nintendo faz jogos que continuam sendo jogáveis por décadas após o seu lançamento. Quem aí ainda joga os clássicos de SNES, Nintendo 64 ou mesmo de GameCube? Então, pare o que você está fazendo e tente jogar algum jogo de PlayStation, por exemplo. Vários envelheceram mal demais, e são muito melhores nas nossas memórias do que na prática.

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Super Metroid, por exemplo, é um exemplo de como game design deve ser feito. O jogo envelheceu extremamente bem, e ainda hoje é um dos melhores jogos de todos os tempos. Tudo o que o gênero tem está lá. Em Super Mario 64, é o mesmo. F-Zero idem, e assim vai, a companhia consegue fazer jogos que duram por gerações e por mais que você não ache isso um motivo para ir lá e comprar um Wii U, daqui uns anos você certamente vai se pegar jogando um ou outro jogo, e achando sensacional, num emulador.

1. É a única empresa que faz consoles 100% voltada a jogos

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Você já parou para pensar que a Nintendo é a única das 3 companhias que fazem consoles que é exclusivamente voltada para o mercado de jogos? A Sony ficou famosa mundialmente fabricando televisores, e em breve vai separar essa divisão numa companhia autônoma. Já a Microsoft é conhecida por causa do Windows, apesar de ser uma antiga fabricante de hardware para PCs e recentemente ter comprado a Nokia (e volta e meia ter pipocado um rumor aqui e outro ali da companhia estar considerando vender a divisão do Xbox). E a Nintendo? Tem como foco os jogos desde os anos 80.

Ok, a companhia tem um time de baseball (você sabia disso?) e investe em alguns outros fronts, mas ela é conhecida exclusivamente por isso, e é a companhia que está há mais tempo nessa empreitada, então o compromisso deles com os jogadores realmente é maior do que o das outras companhias.

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Que outros motivos vocês podem citar para ser um Nintendista? Deixem seus comentários!

Ah, e confiram as outras partes também, nós já citamos motivos para você ser Sonysta e Caixista/Xboxista.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.