5 mods de jogos que se tornaram standalones

Alou novamente, nação gamer do Critical Hits. Hoje nós iremos falar sobre mods, que são alterações de um jogo original. Muitas vezes esses mods são criados pelos próprios desenvolvedores do game para melhorar a qualidade do gameplay ou apresentar novas opções de jogo, etc, assim como muitas vezes esses mods são feitos por fãs do título original. O lance é que. as vezes a ideia é tão boa, que o mod acaba ganhando um jogo próprio para si.

Pensando nisso, o Critical Hits preparou 5 mods de jogos que acabaram ganhando uma versão própria para eles. Boa leitura!

5. DayZ

Mod de Arma II: Operation Arrowhead

Zumbis continuam sendo a moda do momento no mundo Geek, então inauguramos a lista com esse tema. Dean Hall (a.k.a Rocket) é um neozelandês apaixonado por jogos e zumbis que serviu a força armada de seu país, e que após dispensado, aproveitou seus conhecimentos de sobrevivência militar e criou o mod DayZ, utilizando a plataforma de ArmaII.

DayZ é um survival ultra realista sobre zumbis ao qual você é um dos sobreviventes e a única coisa que você tem que fazer é: CONTINUAR VIVO! Para isso é necessário comer, tomar água, e claro, sobreviver aos zumbis, bandidos e outros players. A expectativa de vida no jogo é de uma hora e nove minutos, apenas. Pode fazer melhor? Encare a aventura!

Lembrando que o jogo se encontra em fase Alpha e para joga-lo é necessário comprar o jogo ArmaII e sua expansão ArmaII: Operation Arrowhead.

4. Counter Strike

Mod de Half Life

Este é provavelmente o mod mais conhecido e mais famoso de todos os tempos. No auge de sua fama classes inteiras de adolescentes faltavam suas aulas e se enfiavam dentro de lan-houses para matar uns aos outros nesse jogo. Esse jogo é tão F#$@, que ele é visto como o popularizador de jogos de rede e o responsável principal pelo boom de Lan-Houses no Brasil e no mundo.

Hoje em dia ainda existem jogadores profissionais que são patrocinados por empresas apenas para jogar o jogo, e ligas mundiais ainda pagam prêmios em dinheiro para os jogadores campeões.

O mod inicialmente era pra ser um mod de Unreal Tournament, mas a Valve enchergou a tempo uma ótima oportunidade no jogo e o lançou como um mod oficial de Half-Life.

3. DotA

Mod de Warcraft III

Também (pouco) conhecido como Defense of the Ancients, esse mod surgiu da ferramenta “World Editor” que os jogos da serie Warcraft da Blizzard implementavam no jogo. A ideia foi idealizada por Ju Na Kim, um dos sócios da Blizzard.

A ideia é simples: jogadores escolhem os heróis do jogo original Warcraft III e escolhem o lado que querem jogar e batalham um contra o outro com o objetivo de destruir a “Árvore da Vida”, caso o jogador escolha jogar como Scourge, ou então acabar com o “Frozen Throne” caso escolha jogar como Sentinel. A ideia deu tão certo que, mesmo o jogo já sendo antigo, o mapa continua sendo atualizado e já conta com 112 heróis prontos para jogar.

Este ano a empresa Valve lançou a primeira versão fora do beta de Dota 2, desenvolvido com uma estreita parceria com a equipe original e atualmente enche a empresa de dinheiro, além de ser campeão de downloads da Steam.

2. Team Fortress

TF teve sua primeira versão lançada em 1996 como um mod de Quake I, que depois foi atualizada para a versão de QuakeWorld, que é uma versão do mesmo jogo com suporte online. O jogo foi desenvolvido pelos autores Robin Walker, John Cook e Ian Caughley, que sentiam a necessidade um jogo de estratégia em equipes, só que utilizando a perspectiva em primeira pessoa.

A serie fez tanto, mas tanto sucesso na época, que 40% dos jogadores de Quake só iniciavam o jogo para jogar TF, e então em 1997 a Team Fortress Software foi fundada e em 98 comprada pela Valve que passou a administrar a marca e anunciou uma nova versão do jogo.

Após muito tempo de espera, em 2007 a Steam lançou o Team Fortress 2 com a tecnologia Source Engine, finalmente.

1. Garry’s Mod

Fechando a lista, temos mais um mod que saiu das mãos da Valve. O jogo não é bem um JOGO, na verdade ele é uma modificação do motor Source, que permite ao jogador manipular objetos e fazer experimentos com a física do motor mais famoso da Valve.

Esse mod – que também poderia ser conhecido por aqui como “a zoeira never ends” – acaba exatamente onde sua criatividade falha. Filmes, jogos, histórias, clipes musicais e muitas coisas são criadas com esse engraçado mod que coloca sua criatividade em prova.

É possível criar cenários inteiros com desafios ao seu modo, para então poder jogar com amigos ou sozinho, ou então criar um filme baseado em um roteiro que saiu da sua cachola.

Como é difícil explicar toda essa loucura de jogo por aqui, resolvi implementar aqui um vídeo que explica perfeitamente o que é possível de se fazer com o Garry’s Mod:

Chegamos assim ao fim de mais uma lista. Se você tem mais mods que acha que merecem estar aqui juntos a estes jogos nessa lista, vá aí embaixo e deixe seu comentário.

Até a próxima, galera! (:

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade