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5 das piores ideias de marketing da história dos games

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Fala, galera, tudo bom com vocês?

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Marketing não é uma ciência lá muito exata, mas uma coisa é certa: quando uma propaganda está fadada a dar errado, não precisamos muito para notar isso.

Quer um exemplo?

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Nós temos cinco deles.

5. Wii U

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O Wii U novamente volta a ser citado aqui por causa da péssima ideia de nome dele, além da apresentação do console por parte da Nintendo. Muita gente não entendeu que o Wii U era um console novo e não apenas um acessório novo para o Wii e isso acabou prejudicando bastante as vendas dele e agora cabe à Nintendo tentar reverter essa bomba com bons lançamentos e alguma tentativa esperta de fazer o consumidor médio (que não é o que lê notícias e sim o jogador alienado de Call of Duty) entender que U significa “2” na verdade.

4. O bebê chorão do PS3

A Sony gastou 150 milhões de dólares numa campanha publicitária no lançamento do PS3 e essa foi uma das propagandas escolhidas por eles.

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3. O Xbox One liga

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Primeiro a Microsoft anunciou que o Xbox One só iria funcionar com o Kinect ligado, daí muita gente reclamou que não queria ser filmada jogando (ou fazendo outras coisas na frente do videogame) e se perguntou o que aconteceria com seu console de 500 dólares se o Kinect estragasse. A Microsoft ouviu as massas e removeu a necessidade de você usar o Kinect para ligar o console, o que eles fizeram ao invés de uma edição do Xbox One sem Kinect? Essa propaganda, anunciando como um dos “destaques” do console é o fato dele ligar sem Kinect.

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2. O PSP racista

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Essa imagem é bizarramente racista em tantos níveis que eu me pergunto como ela foi aprovada. Não só a “supremacia branca” da mina esmagando a bochecha do guri negro, mas também o fato de… a cor de fundo da imagem não favorecer o garoto propaganda também não colaboram muito para que esse anúncio seja lá muito convincente em atrair consumidores.

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1. O Torso de Dead Island Riptide

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Dead Island teve uma série de problemas envolvendo a brutalidade do jogo e a classificação etária em diversos países. O que eles fizeram para melhorar isso na sequência Riptide? Lançando um torso de uma mulher de biquíni ensanguentada na edição especial do jogo, claro. A edição foi criticada por diversas autoridades, mas a Deep Silver manteve-se firme na decisão de lançá-la mesmo assim.

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Que outros fracassos de marketing na história dos games vocês lembram? Deixem seus comentários!

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.