5 clichês dos jogos de tiro em primeira pessoa

Fala, galera, tudo bom com vocês? Hoje vamos falar um pouco de clichês, aqueles acontecimentos que todo mundo já espera, pro bem ou pro mal de um jogo, filme ou qualquer outro tipo de mídia que consumimos. Hoje, no caso, vamos falar sobre coisas que praticamente todo FPS tem, por mais que a história seja revolucionária ou que o jogo do ano passado da mesma franquia tenha. Vamos a eles?

1. Minha pistolinha inicial

Boa parte dos FPS que se prezem fazem você começar com uma pistola. Nem que seja para praticar um pouco de tiro ao alvo, mas geralmente é essa a arma inicial que te dão, não importa se você tem que matar um gatinho o ou o chefe final, a pistolinha fracote do começo do jogo (e que geralmente só é usada até você matar um inimigo e roubar a arma dele) é um dos maiores clichês dos FPS.

2. Amigos descartáveis

Na maioria das vezes, você é o fodão que está sendo acompanhado por companheiros descartáveis, ou a situação acaba te fazendo ser o fodão, já que todo mundo morre. Seja na missão de ataque no oriente médio em Modern Warfare 1, seja em Halo, volta e meia o jogo te coloca com mais alguns soldados cuja única missão é tomar chumbo na cabeça.

3. QG, responda!

Outro grande clichê dos jogos de tiro é que você acaba perdendo o contato com o quartel general, mas, obviamente, segue a missão mesmo assim, e dá um jeito de re-estabelecer as comunicações com seus comandantes para mandar-lhes o status atualizado da missão. Ah, e restaurando o seu mapa, já que você também perdeu a cobertura por satélite.

4. Quick Time Events

Sabe aquela facada vindo na sua direção? Aperte X correndo até furar o seu controle para evitá-la. Desviou? Perfeito, agora cuidado com o chute no flanco que vai te derrubar no chão. Os quick time events não chegam a ser comuns em FPS, mas na maioria das vezes acontecem lá pelo fim do jogo, quando você enfrenta o antagonista e, como ele é uma pessoa normal, não pode furar a cabeça dele com 3 tiros rápidos, tem que ser na porrada mesmo, geralmente com uma briga de facas ou algo do tipo.

5. Visão noturna

Sabe aquele kit de visão noturna que ninguém usa no multiplayer? Ele foi desenvolvido para uma missão no escuro durante a campanha principal. Não importa o jogo que você está jogando, sempre tem uma missão com ele. Ou com a visão térmica.

De que outros clichês dos FPS vocês conseguem lembrar? Deixem seus comentários!

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade