Categorias: Artigos

5 casos cópia de arte no mundo dos games

Fala, galera, tudo bom com vocês? Tem muita gente que julga livros por capas, e uma meia dúzia que julga games também por aquele papelzinho que fica dentro da caixinha plástica, algo muito feio aliás, já que vocês deveriam ler se o jogo é bom ou não na nossa sessão de reviews. Quem aí nunca teve aquela sensação de “eu já te vi em algum lugar” ao ver uma arte de um jogo ou de um livro?

Algumas delas você realmente já viu, ou, caso não tenha visto, essa é a nossa missão hoje, mostrar de onde saiu a inspiração de algumas das artes de jogos famosos ou de outros meios de mídia que se inspiraram em jogos. Vamos a eles?

5. Army of Darkness / Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D faz uma série de referências ao filme Army of Darkness durante o jogo, mas nenhuma maior do que a própria capa do jogo, que mostra Duke metendo bala num porco alienígena na mesma posição de Duke, protagonista do filme. O interessante disso é que a imagem de Army of Darkness é uma homenagem a Vacation, então Duke 3D faz uma homenagem a uma homenagem, o que torna Vacation homenageado ao quadrado.

4. Assassin’s Creed / Trilogia Night Angel

Assassin’s Creed é uma das franquias mais bem sucedidas dessa geração e, tendo isso em mente, o pessoal que fez uma edição da Trilogia de Beyond the Shadows, aproveitou esse sucesso para fazer uma capa da coletânea um tanto parecida com a do jogo. Apesar de ambas as histórias serem sobre assassinos, é aí que as similaridades acabam, então, mesmo que a Ubisoft resolva processar a editora do livro, eles provavelmente não vão conseguir muita coisa.

3. Star Wars/Borderlands 2

Quem aí lembra dessa arte de Borderlands 2 levemente inspirada em Star Wars? Ela vem na “contracapa” (ou melhor, na parte de trás) da capa do jogo. Caso você tenha a versão original dele, abra a caixa e tire a capa do jogo para ver por si mesmo, é uma imagem que lembra pra cacete o C3P0 e o Boba Fett. O artista responsável por ela, Olly Moss, nunca reconheceu ter copiado na cara de pau os pôsteres dos filmes para fazer essa imagem de Handsome Jack, mas não é como se ele precisasse. Felizmente pra ele, a Lucas Arts não moveu nenhum tipo de ação judicial para impedir que a arte fosse usada.

2. Terminator/Metal Gear

Hideo Kojima admitiu que uma das maiores inspirações para criar Metal Gear foram os filmes de ação americanos. Bom, não é preciso ir muito longe para encontrar grandes referências, como Escape from New York ou como essa, do filme O Exterminador do Futuro, onde temos Michael Biehn atuando como Kyle Reese, pai de John Connor numa pose quase idêntica à da caixa do jogo.

1. Fifa 14, Madden 25 e NBA 14

Digamos que a Electronic Arts estava com preguiça de criar uma cover diferente para cada título esportivo do PS4 e do Xbox One, então mandou todo mundo fazer a mesma cara e tá pronto. Ou quem sabe eles só recortaram a cabeça dos jogadores acima (eu diria o nome de todos, mas não sei o nome do cara que não é o Messi nem o Kyrie Irving) e colocaram num corpo pronto? Enfim, isso poderia ser generalizado para uma série de outros FPS que também copiam as artes descaradamente, mas isso fica pra outro artigo.

Que outros títulos vocês lembram em que ocorre algum tipo de cópia de arte na cara dura? Deixem seus comentários!

Este website utiliza cookies