O conceito do fim do mundo é um assunto bastante falado nos jogos. Alguns jogos tratam do antes, e outros do depois. Às vezes temos que prevenir o fim do mundo e às vezes temos que lidar com os resultados.
Hoje, resolvemos falar de cenários para o fim do mundo diferentes que podem ser encontrados em jogos.Vamos lá?
AVISO: Alguns dos textos conterão spoilers sobre o enredo dos jogos, outros não. Leia o título antes do texto e, se não quiser estragar a experiência, não leia o texto. Os jogos são todos velhos, mas fica o aviso.
Star Ocean: Till the End of Time
O cenário apocalíptico no jogo da Square Enix é bem diferente e interessante. Na verdade, todo o universo que estava “em perigo” não se passava de um software de computador criado por uma pessoa. Assim, tudo que havia se passado na vida do protagonista havia sido criado a partir do código do jogo: seu nascimento, seus pais, seu minguinho batendo na quina do móvel de casa, tudo. É como se todos nós estivéssemos num grande jogo de The Sims. E as ameaças eram, basicamente, vírus atacando o servidor. Mesmo que o herói salve o “universo”, ele teria que voltar para sua vida artificial.
Fallout
O clássico da Interplay foi lançado em 97, mas até hoje permanece como um dos principais jogos de RPG da história. O apocalipse aqui foi por conta de uma guerra nuclear, onde, em questão de horas, praticamente todas as cidades do planeta haviam sido destruídas. Todas as estruturas sociais, econômicas e políticas acabaram, e a humanidade mora agora em abrigos subterrâneos chamados de Vaults. E a história começa quando o suprimento de água de um dos abrigos está terminando, e protagonista deve buscar uma alternativa. Curiosidade: vários abrigos desse tipo foram construídos durante a guerra fria, já que a ameaça de bombas nucleares realmente existia na época.
Final Fantasy VI
O fim do mundo aqui veio por um motivo banal. Nada de explosão nuclear, nada de meteoro gigantesco, nada de invasão alienígena. Em FF VI, o vilão Kefka resolve destruir tudo simplesmente porque… ele estava entediado? Ao atingir seu status de Deus, ele sai matando a humanidade feito bicho simplesmente porque ele quer. Simples assim.
Left 4 Dead
Não poderíamos falar de diferentes apocalipses sem falar de um dos cenários mais clássicos e conhecidos. Em L4D, um surto de um vírus letal dizima praticamente todos, com a exceção dos 4 protagonistas, que são imunes. E a partir daí que o jogo se desenrola. Uma penca de jogos utiliza a premissa dos zumbis, mas esse é um dos de destaque.
One Chance
One Chance é um jogo bem interessante. Após descobrir que a recém-encontrada cura para o câncer era na verdade letal para os humanos, um grupo de cientistas tem 6 dias para descobrir uma cura (para a cura, que na verdade não é cura) antes que toda a população acabe morrendo. E por que ele é tão interessante? Porque os jogadores, de fato, só têm um chance para descobrir a cura, já que o jogo só pode ser jogado uma vez (na verdade, basta apagar os cookies do navegador, mas a ideia de escolha permanente é muito criativa). Quer jogar? Clique aqui.
–
Qual cenário de fim do mundo faltou aí?
Comments are closed.