4 tipos de mídia que influenciaram jogos

Nada se cria, tudo se copia caros leitores e gamers, e para justificar essa máxima, foi criado (ou copiado de algum lugar) a palavra inspiração.

Não se preocupem, não estou aqui para falar que seu jogo é uma copia descarada de algo, muito pelo contrário, um artista nato precisa de algo para se inspirar, e nesse caso, jogos sendo a décima arte não pode ser diferente, não é mesmo?

Reunimos hoje algumas historias de mídias de qualquer tipo que de um jeito ou de outro, serviram de inspiração para grandes mentes do mundo dos games para confeccionar em suas mentes o que posteriormente viria a ser o nosso jogo favorito, talvez.

Boa leitura!

Scarface – Inspirou praticamente qualquer Sand Box de dias atuais com extrema violência

E não, não estou falando somente do GTA: Vice City que ao invés de usar Tony Montana usou Tommy Vercetti.

Se você não assistiu ao brilhante Scarface de Brian de Palma, eu vou dar um plot básico. Ele conta a história e ascensão de Tony Montana (Al Pacino), um colombiano que monta um enorme império de drogas e se torna o maior traficante de Miami.

Não é difícil encaixar esse plot em qualquer jogo de mundo aberto que apresenta os dias atuais, onde começamos com criminosos de pequeno porte e crescemos até o topo da montanha, onde podemos pisar na cabeça dos nossos inimigos.

John Carter – Influenciou Super Mario Bros

Nem ouse pensar no filme genérico lançado há pouco tempo, querido leitor e gamer. Quando eu falo esse nome pense no glorioso personagem criado pelo genial Edgar Rice Burroughs em 1912, e que influenciou praticamente todos os filmes de ficção científica e muitos gibis de super heróis dos últimos 100 anos.

O livro conta a história de um veterano confederado que foi misteriosamente transportado para Marte (chamado de Barssom) e então capturado pela tribo dos guerreiros chamados Tharks, sendo depois resgatado pela princesa Dejah Thoris pelo qual se apaixona.

Graças ao clima do planeta e sua adaptação, é concedido a John Carter (isso lembra Super Man, não?) poderes anormais como pular muito, mas muito alto, e então a princesa é sequestrada e John Carter vai à seu resgate. Esse plot lembra algo ligado à jogos, mesmo que vagamente? Super Mario Bros.

Pois é, queridos leitores, a historia de Super Mario para o icônico Super Mario Bros. foi concebida por Edgar Rice Burroughs há mais de 100 anos atrás.

Enter the Dragon (Operação Dragão) – Influenciou Tekken, Street Fighter e Mortal Kombat, etc

Este lendário filme trás as telas o que seria a última atuação em um filme completo de Bruce Lee, que ironicamente morreu três semanas antes da estreia do longa, afinal foi este filme que lhe deu o reconhecimento mundial, mesmo que póstumo.

A ideia do filme é simples: Lee entra em um torneio de luta mortal que acontece em uma ilha reclusa, aonde deve lutar até alcançar o último desafio, ou o mestre final. Eu preciso falar que este é praticamente o plot de qualquer jogo de luta dos velhos tempos e atualidade?

Dungeon and Dragons – influenciou Ultima, Elder Scrolls, antigos Final Fantasy

Dã! É óbvio que este nome estaria na lista. O clássico RPG de mesa de 1974 influenciou tanta, mas tanta coisa de lá pra cá que é difícil colocar na ponta do lápis todo tipo de mídia que foi influenciada por esse sucesso mundial, e obvio que games não ficariam de fora.

Tolkien que me perdoe, e que sua literatura abranja somente o que se diz a respeito a Senhor dos Anéis, mas Dungeon & Dragons é responsável intelectual direto e indireto pela maioria dos bons e velhos jogos estilo RPG que temos na atualidade, e falo indiretamente também porque imagine o que seria dos nossos jogos se muitos dos criadores desses títulos não tivessem passado horas com os amigos jogando D&D?

__

E por aqui encerramos nossa preciosa lista de clássicos que inspiraram nossas jogatinas diárias. Sabe de algo mais que influenciou nossos games? Palpites sobre influências? Deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima (: