4 ótimos jogos do PS1 que passaram despercebidos

Nós todos conhecemos os clássicos do PS1, afinal o console foi um grande sucesso aqui no Brasil. Então falar de Crash Bandicoot, Metal Gear Solid e Metal Slug faz todos lembrarem quase que instantaneamente dos vários momentos que eles passaram jogando esses clássicos.

Mas e aqueles jogos que acabaram passando despercebido pela maioria de nós, mas que mesmo assim era muito bons? Pensando nisso, resolvemos reunir alguns jogos de gêneros clássicos do console que são excelentes, mas que infelizmente passaram batidos por muitos jogadores ou não fizeram tanto sucesso quanto seus companheiros de gênero e que acabaram não podendo aproveitar esses ótimos títulos. Vamos lá?

Trap Gunner
Ação/Aventura

Esse gênero foi dominado por jogos como Metal Gear Solid, Tomb Raider e Resident Evil. Porém, Trap Gunner apresenta uma mistura de ação com puzzles muito bem balanceada, além de contar com ótimos gráficos (para a época) e um level design excelente.

Apesar de levar um tempo para captar a essência de espalhar as armadilhas e, principalmente, detectá-las enquanto você corre e ataca, assim que você consegue, o jogo te agarra e não te larga mais, se tornando altamente viciante, contando com alguns elementos de desenvolvimento que não eram tão comuns assim na época.

Gundam Battle Assault
2D Fighters

GBA pegou o gênero fighter e colocou mechs lá no meio, dando a eles vários ataques especiais de encher olhos. Voe pela tela apertando R1 e R2, dê porrada, atire e tudo que se faz num jogo de luta, mas dessa vez com os robôs. Pra completar, o modo campanha jogo conta com chefões tanto no meio do jogo quanto no final.

Esses chefões, inclusive, por vezes acabam sendo duas ou três vezes maiores que você, fazendo com que a câmera tenha que se afastar bastante para acomodar todo mundo na tela. Porém, os combates são muito satisfatórios, dando uma opção de jogo interessante para quem não tá tão afim de jogar Marvel vs Capcom ou Street Fighter.

Tomba!
Platformer

Apesar de parecer mais um simples side-scroller com pulos, ataques e monstros, Tomba! eleva o padrão por colocar alguns “eventos” no jogo, onde o personagem deve completar eles numa ordem para poder avançar. “Tá, isso não parece difícil”. Na verdade, eles são as vezes bem complicados, e por vezes é necessário muita concentração já que você tem vários eventos para serem feitos ao mesmo tempo.

O jogo conta com gráficos vibrantes, música clássica de platformers e controles bons e suaves. Além disso, o jogo possui diversos movimentos e combinações que irão manter o jogo interessante. O jogo pode não ser o mascote do PlayStation, como era o querido Crash, mas Tomba! é um ótimo jogo para os amantes do gênero.

Tobal No.1
3D Fighters

Provavelmente porque nós aqui passamos tanto tempo jogando Tekken 3 que deixamos esse jogo passar em branco. Nesse fighter, o controle dos personagens é basicamente perfeito, com as configurações de movimento muito intuitivas, o que dá aos jogadores muita liberdade de movimento.

O jogo também introduziu a mecânica do grapple, que permite que você agarre seu oponente e, a partir dali, possa jogá-lo pra qualquer lado ou realizar alguns outros movimentos ou até mesmo execuções.

Ficamos por aqui meus amigos, estes foram apenas alguns dos ótimos jogos que não foram tão populares durante o PS1. Tem mais alguma sugestão? Jogou algum desses aí na lista? Discordou de algum deles? Dá um grito aí nos comentários! Até a próxima.

Leonardo Koakowski

Sonysta, Sommelier de Destiny e Cyber Atleta de final de semana de Rocket League